Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O BRASIL ATUAL

O BRASIL ATUAL


O Brasil vive um momento de perplexidade. A sociedade brasileira apresenta atualmente uma polarização política inaceitável, em que se digladiam fanaticamente verdadeiras tribos, cada uma das quais se reserva o direito de ser dona da verdade, considerando quem a conteste não um adversário político, mas um inimigo.

Para manter essa animosidade, ambos os lados recorrem a expedientes torpes, notícias falsas, inverdades e a teorias de conspiração sobre os mais diversos assuntos, seja no âmbito nacional ou  mesmo internacional.

A cada dia, somos surpreendidos por declarações estapafúrdias e vídeos editados, com a clara intenção de enganar a população, sabe-se lá com que propósitos espúrios.

Além disso, a Internet, com suas redes sociais, é impregnada por falsos moralistas ou por profissionais da manipulação de pessoas ingênuas e bem-intencionadas, que ajudam no compartilhamento de mentiras ou falsas verdades.

Desenvolve-se no país a política da dúvida; isto é, lança-se dúvida sobre questões sabidamente inquestionáveis e, a partir daí, criam-se teorias absolutamente absurdas. Assim, duvida-se de que a Terra é redonda, questiona-se se o homem foi realmente a Lua, afirma-se que os nazistas de Hitler eram socialistas (embora tenham dizimado o exército alemão na 2a Guerra), estimula-se o fechamento do Congresso e do STF, sob a alegação de que isso seria bom para a Democracia, suspeita-se de fraudes no sistema eleitoral brasileiro, sem que haja qualquer prova.


O Brasil, através dos tempos, conseguiu graças ao seu sentimento de brasilidade e de união, incutido em seu povo, resistir a diversas tentativas efetivas de invasão estrangeira, e desenvolveu ao longo de sua história uma unidade linguística, monetária, política e territorial extraordinárias para um país continental como o nosso. Tudo em razão da fraternidade dos seus habitantes, que hoje está sendo posta em cheque, por uma política extremista, sem qualquer respaldo na tradição brasileira. Vivemos uma época em que nossa democracia está sendo ameaçada por correntes que querem o poder a qualquer custo.

Espero que num futuro próximo a nossa sociedade possa identificar esses grupos extremistas, de direita ou de esquerda, e os coloque distantes do poder e possamos de novo ser um povo fraterno, que respeite as diferenças, o regime democrático e o Estado de direito.

O Brasil não é de alguns. A pátria é de todos os brasileiros e dos que aqui vivem.


ABC DAS LETRAS
Enviado por ABC DAS LETRAS em 11/01/2021
Reeditado em 11/01/2021
Código do texto: T7156961
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
ABC DAS LETRAS
Goiânia - Goiás - Brasil
54 textos (1409 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/03/21 15:40)
ABC DAS LETRAS