Bandeira Branca no Congresso

Apesar da polêmica revogação do ato do Presidente anterior, o atual Presidente da Câmara sinaliza com um gesto de pacificação, mediante a formação da nova mesa diretora, em que constam também partidos da oposição. Na abertura do ano Legislativo, que contou com a presença dos Presidentes dos Três Poderes, viu-se ali a celebração da paz, com discursos dos três lados, todos comprometendo-se com o respeito aos ditames da Constituição, harmonia e independência.

Sabemos que existe uma grande diferença entre "o dizer e o fazer", mas esperamos que sempre acionem o "cachimbo da paz", quando os ânimos estiveram alterados. É salutar que sigam os preceitos da "Liturgia do Cargo", não se deixando levar por arroubos pessoais, muitas vezes por descontrole emocional. As instituições exigem serenidade e congruência de quem as dirige. E a população não esquece do compromisso formal no ato solene de suas posses. Assim, está vigilante para cobrar o cumprimento do que foi prometido.

No momento em que a principal reivindicação é o zelo pela saúde, mormente pela vacinação em massa da população, todos estão de olho naqueles a quem compete a solução do problema. Que não venham protagonizar brigas de "gatos e ratos" ou de "cachorro e gatos", como dizem popularmente. Nada de atribuir a culpa ao outro e sim de somar esforços conjuntos em favor da nação.

Como diria o almirante Barroso, "O Brasil espera que cada um cumpra com seu dever".

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 04/02/2021
Código do texto: T7176040
Classificação de conteúdo: seguro