O ÚNICO "MITO" DA PÓS-MODERNIDADE É A RESISTÊNCIA .

       O ÚNICO "MITO" DA PÓS-MODERNIDADE É A RESISTÊNCIA.

 

 

VALÉRIA GUERRA REITER

 

 

  Como poderemos entender o significado de pós-modernidade, sem entender o significado de mito?

 

     Segundo Brainly, mito, são contos sagrados, e resistir é um ato inviolável, como traduz a sua etimologia.

 

  O presentismo tomou conta dos tempos modernos, ou como preferirem da temporalidade pós-modernista. Viver o momento atual (eternamente) durante um dia, por exemplo, precisa ser com muito poder e dinheiro, e de preferência com o revólver na mão direita e a bíblia na mão esquerda, afinal é este o mote da contemporaneidade nacional.

 

 Outra característica pós-moderna é a exclusão do indivíduo da revalidada Sociedade de consumo. A  política do cancelamento dita suas regras pelo ageísmo, pela xenofobia, pelo racismo estrutural e conjuntural, pelo machismo e por outros "ismos" grotescos.

 

  Se na Idade Média Deus estava no centro de tudo, e nos Séculos das Luzes, o antropocentrismo fez ninhada, valorizando a razão e a ciência. Hoje, o antropomorfismo sorri debaixo das asas de uma pós-modernidade refratária, que recriou a sociedade coisificada e imediatista.

 

 Somos produtores de cultura, e de narrativas. E narrar a mentira em detrimento do poder do capital ou da fama, na indústria do pós-fato já provou que derruba, e prende governos e governantes, especialmente se eles governarem para e pelo povo...

 

 Segurança e liberdade, fazem parte deste período pós-moderno. A primeira zela pelo homem-deus e a segunda garante a libertinagem do bicho-homem, que golpeia seu próximo dentro do mundinho web das lives, diretamente de plenários judiciais ou legislativos, julgando com parcialidade, ou legislando em causa própria.

 

  A busca de um NÃO LUGAR, que é um dos significados de utopia, parece eterna. Talvez, pelo fato de que ainda não exista uma sociedade ideal, por mais que a missão da ética seja de manter o equilíbrio no planeta.  A genética é o molde; e a Educação são as lentes que irão ajustar ou deformar as visões de mundo, por parte de cada indivíduo ou cultura.

 

  Os jornalistas progressistas, usam as lentes da verdade, iluminam o fato, e desprezam o fake, em tempos de desvalorização de Deus e do Homem, e supervalorização da tecnologia e da mercadoria; o ser humano não chora, nem ri, por si só, ele o faz para a câmera da melhor live, ou assina golpes, para ganhar ministérios de  governo fascistas.

 

 Há motivos para se comemorar a existência de clãs societários: como o 247, e o  PT, respectivamente, em seus respeitáveis: 10 e 41 anos de existência e resistência  às imposições de um período histórico que opera com o exercício funesto do excluir/incluir, segregando humanos, à guisa  dos neandertais, que deixavam para trás os doentes e mais experientes em suas jornadas nômades; ou dos gregos que atiravam seus anciãos e/ou  portadores de necessidades especiais da cordilheira Taigeto.

 

 Não evoluímos, apenas nos adaptamos, porém, nesta fase de supervalorização da TECNOLOGIA, ainda existe um mito, não aquele que disse que 30.000 petistas deveriam morrer, ou que agrediu uma parlamentar de esquerda, defensora dos direitos humanos, mas o "mito da resistência" efetuado por pessoas, ou instituições que como o 247 e o PT, conseguem exercer a ética da verdade com plenitude. Bem ao contrário do que apregoam certas narrativas "globais'' nascidas da parceria com golpismos liberais e genocidas.

 

#LEIABRAZILEVIREBRASIL

 

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 11/02/2021
Reeditado em 11/02/2021
Código do texto: T7182036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.