Até quanto tempo esse impasse vai durar?

O protesto da Argélia contra o regime militar parece não vai parar, tal regime militar detém um certo poder de si mesmo, cujo objeto manobrar e inovar, ou mesmo fugir da própria pele, como fizeram todos os fugitivos.

De todos os casos, o regime militar da Argélia não pode dar origem a um verdadeiro estado civil, por uma simples razão, a prova destas presidências e governos que sucederam na Argélia; Todas decorrentes da fileira militar.

O movimento do protesto, dito Hirak delimitado a isso. Apesar da insistência -  na aparência -  continuando a exigir dos militares criar um estado, democratico e civil.

Parece que  isso consagra o que existia desde a independência.

Tal fato se contradiz por si só, não aceita a presidência do presente chefe do governo, Tebboune; cujo poder exige um certo restabelecimento militar de seu serviço.

Tratando de uma mentalidade cinética, a mais inteligente do que isso foi subestimar o poder do povo. É por isso que se deve  chamar as coisas por seus próprios nomes:

Ao contrário do que parece ser o caso, o governo militar argelino não espera nada do que se chama "Capranes da França".

Uma vez que todas as explicações são atribuídas ao poder por delegação do colonizador; espremido sob o título da Exigência da Independência.

Trata-se de um escândalo de todos os relatos:Muitas décadas  depois da França deixar a Argélia, o povo argelino - por meio de seus procuradores, clamando uma certa independência.

Sejam as reivindicações, envolvendo o grande escândalo daqueles que continuam a governar a Argélia, por procuração.

Considerado ainda um escândalo do grande estado democrático, de fato não guiou no sentido da sua antiga colônia, no sentido de decidir o seu destino, o seu regime, e suas alianças e  parceiros econômicos.

Apesar desta pedra humilhante, obstáculo para o espaço magrebino, os "governantes" argelinos não se envergonham, a continuar fornecendo mapas da sua ilusão a um povo saharaui, no quadro de um plano da autodeterminação.

De fato, tal plano não é uma tarefa fácil, envolvendo o manejo do cotidiano permissível, a criação de um povo da diáspora,  prisioneiro  de uma causa, sem reconhecimento e direitos humanos,   formando um estado no mapas dos estados vizinhos, cuja usurpação de terras e sobrevivência no clima saharaui dificulta um processo da União Europeia sobre uma rajada de vento oriundo do Mundo Ocidental.

A questão do grande “Magrebe”, me parece mais do que  uma questão do regime militar sem capacidade de transformar o estado, perante uma população sem legitimidade, numa Argélia rica e desenvolvida.

A Argélia inventou um plano morto ao nascer, defendido no corpo deste norte-africano, como um só corpo com a mesma Língua, crença, história e cultura.

Tal plano cuja Argélia alimenta refere-se aos países profundamente sectaristas e fragmentados, a exemplo do conflito envolvendo os marroquinos, sem simplesmente estar em clima de paz uns com os outros e sem deixar que nenhum problema seja objeto do consenso entre os ?

Neste contexto, como no tempo do levantamento social, e no apaziguamento - por parte da comunidade regional ou internacional,  sem portanto confirmar o papel das grandes potências internacionais concorrentes, presentes neste região do Magrebe; cujos objetivos fazer com que  nada se resolve, exceto agravar as lutas, como se fosse servir o corvo.

Assim, a questão do Saara, apesar  que ninguém nega  seja marroquina; aparentemente, não há ninguém além da Argélia, pretendendo contrariar de forma oculta as forças - sendo cedo ou tarde o jogo da construção da nação desmantela - sob a custa do terrorismo, da violencia e da desordem.

Tal perigoso fracasso da União do Magrebe, cada vez mais inexistente, pode possibilitar o deflagramento da Argélia.

lembrando  do recente reconhecimento americano do marroquino do Saara, constituindo uma conquista diplomática, inesperada por  Argélia, queimando seus planos e provocando  fragmentos para suas manobras regionais.

Finalmente, os governantes da Argélia acabam servindo uma agenda estrangeira, pelo deslocamento iminente de uma grande rocha de cima de seus peitos em prol de seu futuro, cujos vizinhos pagam um custo dentro de uma forte competitividade internacional. Além de aumentar o atrito entre os governantes,  exagerando os cálculos profundos entre os povos de maneira geral.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 12/05/2021
Código do texto: T7253703
Classificação de conteúdo: seguro