VERGONHOSO: O ITALIANO BEPPE GRILLO E FREI BETTO DEFENDEM A DITADURA CUBANA

.

Há exatamente uma semana, começaram os primeiros protestos em San Antonio de Los Banos, uma cidade cerca de 25 quilômetros ao sul da capital Havana, e depois se espalharam por todas as principais cidades cubanas. Os manifestantes -gritando "Liberdade", "Pátria e vida" (a canção simbólica da oposição que zomba do slogan da revolução "Pátria ou morte"), "Abaixo a ditadura" e "Não temos medo" -clamam pela renúncia do presidente Miguel Diaz-Canel. Os cidadãos expressaram seu forte descontentamento tanto pela grave crise econômica (gerada pela falta de alimentos e necessidades básicas) quanto pelo gerenciamento da pandemia.

Beppe Grillo, o rico líder do “Movimento 5 Estrelas” (M5E), o maior partido político da esquerda italiana, tomou posição sobre os acontecimentos em Cuba, mas, ao invés de ficar do lado do povo de joelhos, ele se posicionou ao lado do regime ao relançar em seu blog a carta de Frei Betto, teólogo e escritor brasileiro que defende a Revolução.

Frei Betto, atualmente consultor do governo cubano para a implementação do Plano de Soberania Alimentar e Educação Alimentar, comentou os protestos dos últimos dias e se posicionou ao lado do regime comunista de Havana. O teólogo afirma que a Revolução pode garantir três direitos humanos fundamentais: «Alimentação, saúde e educação, bem como casa e trabalho (mas esqueceu de citar o mais importante de todos: a LIBERDADE). Você pode ter um grande apetite porque não come o que mais gosta, mas nunca vai passar fome. Sua família terá educação e saúde, incluindo cirurgias complexas e totalmente gratuitas, dever do Estado e direito de cada cidadão», acrescentou. Na realidade, a situação está longe da proposta por Betto, como já apontava Silvio Berlusconi há poucos dias: «A grande manifestação de protesto dos cidadãos cubanos contra o regime comunista com o grito de 'liberdade' é motivada pela séria situação econômica, sanitária e social». A pandemia, de fato, agravou uma situação já frágil gerando falta de alimentos e formas alternativas de subsistência em relação ao turismo que, de fato, ficou bloqueado por mais de um ano e meio devido ao vírus. O governo Díaz-Canel respondeu com tropas de choque, prisões em massa e, acima de tudo, o fechamento da internet, talvez um dos motivos mais importantes do protesto. Já em 2020, o governo comunista havia reforçado o sistema de controle e, de acordo com o Observatório Cubano de Direitos Humanos, pelo menos 1.800 pessoas, entre ativistas e opositores, teriam sido presas.

Sempre segundo Frei Betto, a situação em Cuba é o resultado das sanções norte-americanas, agravadas pelo governo de Donald Trump, e da pressão internacional. «Os insatisfeitos com a Revolução, que gravitam em torno da órbita do 'sonho americano', foram, portanto, os promotores dos protestos», acredita Betto. Por fim, sublinhou como esta fragilidade «oferece a oportunidade para manifestações de descontentamento, sem que o governo tenha colocado tropas ou tanques nas ruas. A resiliência do povo cubano, alimentada por exemplos como Martí, Che Guevara e Fidel, mostrou-se invencível. É a ela que todos nós, que lutamos por um mundo mais justo, devemos solidariedade», concluiu.

A verdade é que, além do embargo, Cuba sofre com um sistema econômico que simplesmente não funciona e a burocracia socialista imposta pelos barbudos não permite um desenvolvimento adequado. As margens de autonomia empresarial estão ausentes e os investimentos para o crescimento são reduzidos ao mínimo. Como sublinhado pelo jornal “The Economist”, aos fazendeiros, é até proibido abater uma vaca se ela não atingiu um certo peso ou produziu pelo menos uma certa quantidade de leite durante sua vida. Um cenário que é tudo menos que próspero.

Se as palavras de Frei Betto, um cidadão sul-americano, podem até ser parcialmente justificadas, o mesmo não se pode dizer pelo ex-cômico e milionário Beppe Grillo, um líder de um partido que faz parte do governo (o Ministro das Relações Exteriores é do M5E) que se define democrático e ocidental.

Se o Sr. Grillo é realmente tão sensível à causa dos pobres, então venda um de seus iates ou mansões e ajude os mais necessitados, em vez de defender uma das piores ditaduras do continente americano!