O EVANGELHO DO CAPITALISTA

Certa vez um milionário publicou no jornal da sua cidade um estranho anúncio que dizia: "Procura-se alguém para gastar dinheiro.”
Como é óbvio, milhares de candidatos se apresentaram. Estelionatários, estroinas, pródigos, bom vivants, playboys e muitas mulheres, pois é de domínio público que ninguém, melhor que elas, sabem gastar dinheiro. Depois de uma rígida seleção, foi escolhido um pródigo jovem que já havia solapado duas grandes fortunas.
”Eu sou um homem muito rico,” disse o milionário para o rapaz. “Mas o dinheiro não me trouxe felicidade, por isso quero livrar-me dele. Seu trabalho será gastar toda a minha fortuna. Mas só receberá seu pagamento quando todo o dinheiro for gasto. Não vale rasgar, queimar nem jogar fora nenhuma nota. ”
Em seguida mostrou-lhe um quarto atulhado de dinheiro até o teto com notas de cem reais. O rapaz comprou um caminhão baú e colocou nele a grana. Depois saiu gastando a rodo. Comprou centenas de carros de luxo, que usava apenas um dia e depois doava para amigos e parentes. Almoçou e jantou nos restaurantes mais finos, convidando uma multidão de parentes e amigos, pagando sozinho as contas e dando gordas gorjetas para os garçons. Comprou casas, apartamentos e terras, que doou para os sem teto e os sem terra. Promoveu suntuosos banquetes, para os quais convidou todos os habitantes da cidade. Deu jóias e presentes caros a milhares de conhecidos e desconhecidos.
Tanto fez que conseguiu gastar toda aquela montanha de dinheiro em menos de um ano. Depois de gastar o último real na compra de um sorvete, compareceu ao escritório do patrão para receber a paga pelo trabalho. Mas o que ele encontrou foi o milionário sentado sobre uma montanha de notas três vezes maior do que aquela que ele gastara.
“Não adiantou você gastar todo o meu dinheiro. Estou agora três vezes mais rico do que antes. Você não vai receber nenhum centavo porque o objetivo não foi atingido”, esbravejou o milionário.
“Mas como isso aconteceu?, perguntou, atônito, o jovem estroina. O contador explicou: “ Um milionário excêntrico andou pela cidade gastando uma imensa fortuna. Comprou vários carros de luxo nas lojas do Sr. M, adquiriu diversos imóveis da construtora do Sr. M, levou centenas de pessoas para almoçar e jantar nos restaurantes do Sr. M, etc. Isso produziu uma fortuna três vezes maior. Agora você vai ter gastar tudo de novo, se quiser receber seu pagamento.”
E assim o rapaz recomeçou o seu trabalho. Mas a cada montanha de dinheiro que ele gastava, um monte três vezes maior aparecia para ele gastar. Para terminar, o Sr. M adquiriu uma fortuna incalculável e o jovem perulário morreu sem nunca receber o seu salário.
Moral da história. a quem muito tem mais será dado, de quem pouco tem, ainda esse pouco será tirado. Foi Jesus Cristo quem disse isso. Só porque, dizem, ele era comunista.