LULA X BOLSONARO: ENRÊDO PARA GABRIEL GARCIA MARQUES

Quando Lula mostrou simpatia pelo governo do Hugo Chaves já se sabia que o Brasil estava seguindo o perigoso caminho escolhido pelos venezuelanos, que os levou á bancarrota, a miséria e á desordem. A Venezuela, um dos principais produtores de petróleo do mundo era um país próspero e viável antes de Hugo Chávez. Tinha um dos melhores níveis de vida da América Latina e apresentava um dos maiores potenciais de crescimento entre os países da América do Sul. O chavismo acabou com essa esperança, oferecendo em troca um governo que enganou o povo venezuelano e o fez acreditar que sua vida melhorara. Depois veio a inflação, a fuga de capitais, a queda da produção interna, a baderna e o caos interno. Tudo isso seguido do amordaçamento da imprensa e a repressão do povo nas ruas.
O PT também prometeu coisa parecida aos brasileiros. Vendeu uma ilusão de melhora, que em princípio pareceu real, mas que depois de certo tempo mostrou a sua verdadeira face, que é macérrima, miserável e promíscua, porque feita de mentira e corrupção.
Isso é o que as esquerdas chamadas de “progressistas” fizeram com o Brasil quando estiveram no governo. Mas não é diferente o que está fazendo a chamada “direita” conservadora, que ao assumir o governo com um discurso de renovação da “velha política”, até agora só conseguiu promover o caos e a baderna institucional, sem no mínimo tocar na superfície dos grandes problemas do país. E, em termos de resultados, o governo Bolsonaro, que encarnou essa promessa, sem emplacar nenhuma até o presente momento, é o pior de todos quantos já ocuparam o Planalto desde a redemocratização do país. Pelo menos, contabiliza a maior inflação do real, o maior desemprego dos últimos tempos, a maior queda no PIB, o maior descrédito do país perante à comunidade internacional e de quebra, um desastre sanitário, com a morte de quase seiscentas mil pessoas, por conta de uma desastrosa administração na área da saúde. Por isso nos espanta que tanta gente ainda se mostre disposta a apoiar esse governo e até desejar uma ditadura comandada pelo atual presidente.
Isso é próprio da América Latina, cujos povos nunca souberam decidir o seu próprio destino. Por isso, vira e mexe se tornam presa de arrivistas aventureiros, travestidos de Messias libertadores. Em seu famoso romance “Cem Anos de Solidão” Gabriel Garcia Marques fala da vocação dos povos latino-americanos pela mutilação e auto
flagelamento, realizando revoluções inúteis e se isolando, cada vez mais, da comunidade internacional. As dezenas de revoluções, de direita e de esquerda, feitas na América Latina, nunca trouxeram felicidade para povo algum, mas ainda encontramos muita gente que acredita que viradas de mesa são solução para a nossa proverbial pobreza e ignorância. A América Latina, esse nosso infeliz continente, Brasil incluso, não se contenta com Cem Anos de Solidão. Nós queremos mais, muito mais....