Acredito que Ciro ou Tebet irá ao Segundo Turno

Sobre a matéria do Portal Metrópoles que diz : "Ministros de Bolsonaro já cantam vitória no Primeiro Turno."

Acredito que Ciro ou Tebet irá ao segundo turno

É ingenuidade fazer esse tipo de projeção ( a de que Bolsonaro ou Lula pode vencer no primeiro turno) tendo como suporte apenas as pesquisas feitas antes do início da campanha eleitoral oficial.

Não devemos deixar de considerar os erros graves cometidos pelos institutos de pesquisa , pelo menos desde a eleição de Maria Luiza Fontenelle à prefeitura de Fortaleza em 1986.

Cito um erro gravíssimo cometido por um Instituto de pesquisa em nível municipal, mas se poderia elencar vários outros erros ocorridos também em nível estadual e federal.

Será que tais erros foram cometidos por falhas na metodologia dos institutos de pesquisa ? Ou não?

É um aspecto que não se pode deixar de levar em conta uma vez que os institutos de pesquisa são empresas que visam ao lucro e que também possuem suas preferências políticas.

Outra questão que não se pode deixar de refletir é o fato de a corrupção ser um componente presente na maioria dos órgãos e instituições no Brasil.

Por que só os institutos de pesquisa estariam isentos?

Além do mais, as elites têm interesse na eleição de Lula ou Bolsonaro. Por exemplo, foi no governo do PT que os bancos ampliaram suas fortunas.

Já Bolsonaro faz questão de demonstrar no discurso e na prática que é representante das elites brasileiras.

Como um governo deve representar as elites se a maioria da população vive na pobreza, extrema pobreza ou abaixo da linha da extrema pobreza?

A possibilidade de um candidato vencer no primeiro turno é improvável , mesmo com Bolsonaro fazendo campanha pela reeleição desde 2018 e Lula desde a derrota de Fernando Haddad para o próprio Bolsonaro, inclusive , a campanha do petista se intensificou durante o período em que esteve na prisão, portanto são as duas figuras mais conhecidas.

Considerando a hipótese de a pesquisa ser isenta de distorções , é natural que os nomes que venham à mente dos entrevistados sejam os de Lula e Bolsonaro.

Lula e Bolsonaro possuem muitíssimos problemas extremamente negativos que serão explorados , de forma eficiente , por Ciro , Tebet e , quiçá por outros candidatos após o início da campanha eleitoral oficial , a qual será divulgada e repercutida nas redes sociais. Isto fará com que os candidatos da polarização caiam nas "pesquisas" com o consequente crescimento das candidaturas adversárias mais expressivas.

Não é por acaso que os candidatos da polarização dão tanto destaque ao discurso de vencer no primeiro turno.

Todavia , eles sabem que vencer no primeiro turno é algo improvável.

Marcos Antônio Vasconcelos Rodrigues - autor do livro "Palavras do meu sentimento".

Continuo a entender que somente um candidato da polarização irá ao segundo turno: ou Lula ou Bolsonaro.

Marcos A. V. Rodrigues

Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 24/05/2022
Reeditado em 31/05/2022
Código do texto: T7522732
Classificação de conteúdo: seguro