HABITAÇÃO, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SAÚDE e EMPREGO

   Cinco questões que poderiam ser resolvidas caso nossos representantes no Congresso e governantes tivessem bom senso e responsabilidade no trato com a população, não só aqueles que trabalham e pagam impostos, mas aqueles que são considerados indigentes pelo poder público e que vivem em completo abandono, inclusive pelos próprios familiares: HABITAÇÃO, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SAÚDE e EMPREGO.

HABITAÇÃO - O número de pessoas que não possuem imóveis próprios é muito grande, vivem de aluguéis ou em construções precárias em terrenos invadidos, tanto em propriedades particulares como do poder público. Qual a solução então? Um plano a ser posto em prática para a construção de casas populares para pessoas de baixa renda, o que na verdade já existe, porém só em épocas eleitoreiras e que não atende a demanda. É vergonhoso o que vemos em todas as cidades do país, inclusive nos grandes centros urbanos, famílias morando em palafitas, na beira dos rios, embaixo de viadutos e até em praças públicas, em total abandono pelo governo.

SEGURANÇA - O povo brasileiro não tem segurança pública, o número de policiais é vergonhosamente insuficiente para atender uma população que cresce assustadoramente. O Estado é responsável pela segurança do cidadão que paga impostos para essa finalidade, no entanto os governadores fazem vista grossa a até mentem informando que o percentual de crimes vem reduzindo. Os leigos acreditam mas o trabalhador bem informado sabe muito bem que a realidade é outra, tanto é que a imprensa televisiva é o que mostra no dia a dia.

EDUCAÇÃO - Todos sabem que as escolas públicas passam por uma fase de descontrole na qualidade de ensino, professores são mal remunerados e encaram esse emprego apenas como uma fonte de renda, sem amor ao que faz. O desequilíbrio emocial dos estudantes é grande, a falta de respeito para com os colegas de classe e até com os mestres é uma constante. Na realidade ninguém aprende como deveria e muitos se preocupam mais com a merenda, que mesmo não sendo de qualidade desejável dar para aliviar a fome. Nas escolas particulares só estuda quem pode dispor de uma mensalidade alta todos os meses, ou seja, só pais com um bom salário pode bancar um filho num estabelecimento de ensino particular.

SAÚDE - Hoje em dia quem não tem um plano de saúde está ferrado, vai depender da saúde pública que é de péssima qualidade e com hospitais lotados e sem o número suficiente de médicos para atender a grande demanda de pacientes. Faltam médicos e equipamentos, além de medicamentos e o Estado sabe dessa precariedade e nada faz para resolver tão graves problemas.

EMPREGO - O Brasil está com um alto indice de desemprego, são quase doze milhões de pais de famílias sem uma renda certa, vivem de bicos e sub empregos, catam recicláveis e formam um imenso contigente de vendedores ambulantes ou donos de pequenos comércios. Enquanto isso parlamentares dispõem de cargos comissionados que distribuem com afilhados políticos com boas remunerações, muitos nem precisam e nem comparecem ao emprego e o pior acontece: parte do salário é dividido com o "padrinho", seja ele vereador, deputado, prefeito ou senador, sendo essa prática uma constante no país, é o que todos conhecem como "rachadinha".

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 23/07/2022
Código do texto: T7565821
Classificação de conteúdo: seguro