Pacto Germano-Soviético

PACTO GERMANO-SOVIÉTICO

Miguel Carqueija

 

Muita gente hoje em dia não sabe mas a Alemanha nazista e a Rússia comunista foram aliadas antes e durante a Segunda Guerra Mundial. O Pacto Germano-Soviético, ou Pacto Molotov-Ribbentrop (nomes de dois dos manda-chuvas da Rússia e da Alemanha) foi assinado em Moscou no dia 23 de agosto de 1939, incluiu depois o Acordo Comercial Germano-Soviético (fevereiro de 1940) e na prática vigorou até 22 de junho de 1941, quando a Alemanha iniciou sua Operação Barbarossa, para expulsar os soviéticos da Polônia Oriental.

Admite-se que a guerra na Europa iniciou em 1º de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pelos nazistas, pelo oeste. Em 17 de setembro Stalin ordenou a invasão do mesmo país pelo leste. E, tendo em vista o pacto de não-agressão entre as duas superpotências, elas dividiram fraternalmente (sic) a Polônia, sem brigar.

Vejam o que diz na Wikipedia:

 

As cláusulas do pacto entre os nazis e os soviéticos incluíam uma garantia escrita de não beligerância de parte a parte, nenhum dos governos se aliaria a, ou ajudaria, um inimigo da outra parte. Para além do estabelecido sobre não agressão, o tratado incluía um protocolo secreto que dividia os territórios da Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e Romênia, em esferas de influência alemãs e soviéticas, antecipando uma "reorganização territorial e política" destes países. A 1 de Setembro de 1939, ocorreu a Invasão da Polônia. O líder soviético, Josef Stalin, deu ordem para a invasão da Polónia a 17 de Setembro, um dia após o cessar-fogo em Khalkhin Gol.[9] Em novembro, partes das regiões da Carélia e Salla na Finlândia foram anexadas pela União Soviética depois da Guerra de Inverno. Seguidamente, os soviéticos anexaram a Estónia, a Letónia, a Lituânia e partes da Roménia (Bessarábia, o Norte de Bucovina e a região de Herța). A preocupação anunciada sobre os ucranianos étnicos e bielorrussos foi apresentada como justificativa para a invasão soviética da Polónia. A invasão de Bucovina por Estaline em 1940, violou o pacto pois ia além da esfera de influências acordada com o Eixo.”

 

Assim, é difícil saber quem traiu quem, pois parece lógico que a verdadeira desavença entre Hitler e Stalin foi na forma de divisão das terras invadidas e conquistadas. Não se entenderam na divisão, e acabaram brigando.

É importante saber dessas coisas, antes de acreditar que comunismo e nazismo reflitam pontos de vista ou visões do mundo diametralmente opostas. Sendo ambas ideologias totalitárias, comunismo e nazismo podem ser diferentes sob vários aspectos mas também apresentam pontos em comum. Isso é óbvio, ambos são totalitários e violentos. Diz um ditado que “os extremos se atraem”, o que explica essa aliança entre comunismo e nazismo por perto de dois anos. Em tempos mais recentes, durante a chamada “Guerra das Malvinas” entre Argentina e Inglaterra, a União Soviética deu apoio pelo menos moral ao governo filonazista de Galtieri.

Existe até um documentário raro, mas que eu vi num especial de tv há muitos anos, mostrando Hitler e Stalin trocando um brinde.

São coisas que a militância esquerdista por certo não gosta que a gente recorde, mas afinal de contas isso está na História. A aliança entre a União Soviética comunista e a Alemanha nazista é um fato real.

 

imagem wikipedia