POST IT - AOS VENCEDORES A PAUTA VAZIA?
“Se formos vitoriosos em mais uma batalha contra os romanos, estaremos completamente arruinados.” (Plutarco, 46-120 d.C.)
Não é novidade essa Guerra de Pirro (280-275 a.C.) que precisa ser esclarecida. Vem de longe a contraposição das insanas torcidas entre admiradores de "células" de um mesmo corpo, para os quais a ascensão ou protagonismo de uma determinada escolha pressuponha que a outra seja coadjuvante. Nada mais natural que a ACMinas busque esclarecimentos junto aos atores desse episódio e possa, como sempre o fez, mediar tão indesejado, inoportuno e recorrente “conflito”.
A Filarmônica de Minas Gerais é parte essencial do nosso Patrimônio, rico e diversificado acervo musical que remonta ao período do Brasil Colônia, influenciado pelo Clássico Europeu aqui aportado na bagagem da família real portuguesa. Com o tempo esse Patrimônio foi enriquecido com manifestações ditas pagãs de origem africana, ambas mescladas e incorporando tradições indígenas.
Tais movimentos geraram sementes a partir das festas religiosas locais, predominando o Barroco nas músicas sacras, adicionando as oralidades singelas das comemorações populares dos Folguedos de Reis. Depois vieram as modinhas de viola, os cantares dos sertanejos, a recente música urbana de Beto Guedes, Milton Nascimento, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Túlio Mourão. Tudo junto e misturado produziu em nossa Minas Geraes um dos marcos civilizatórios que nos identifica.
Todas as manifestações culturais são muito bem-vindas; podem, e devem, conviver em um mesmo ambiente, cada qual ocupando o espaço apropriado e mais adequado que lhes cabe, segundo características peculiares. As variadas percepções das belezas não são contraditórias; ao contrário, são integrantes de corpo único num ambiente coletivo que se abraça mutuamente, onde todos se encontrem e sintam-se representados para escolher, com liberdade, o que melhor lhes agradar e sensibilizar.
É no alfabeto das sete notas, no intervalo entre o Dó e o Si, nos variantes acidentes tonais dos Sustenidos e dos Bemóis, ajustados nas afinações relativas das distintas claves, que se encontra o berçário das obras que o talento permite criar. Seja que melodia ou ritmo for, cabem todos nas variadas notações estruturadas dos pentagramas de Guido de Arezzo (992-1050 d.C.), a sinalizar nas partituras as posições onde melhor se assentem seus indistintos corpos diferentes.
Manifestações culturais são vizinhos de cerca na gênese. Diferentes, entretanto, não se opõem; ao contrário, agregam e compõem o espectro multifacetado das belezas que, à maneira do Sertão de Guimarães Rosa, estão por toda parte, embora cada qual no seu quintal.
______
(08/04/2024)