ESPIRITISMO E CRISTIANISMO

Alguns indivíduos _ seja por ignorância ou má fé _ insistem em afirmar que o Espiritismo não é uma doutrina cristã, pois segundo os mesmos, o Cristo nunca pregou a Reencarnação.

Ora, não podemos esquecer que antes de ter virado o Cristo, Jesus era judeu. O conhecimento sobre a pluralidade das existências faz parte dos ensinamentos do Judaísmo, e se Jesus não falou abertamente sobre esse conceito, ele também nunca o combateu. Pelo contrário, na passagem que veremos a seguir, Jesus confirma que o mesmo espírito pode voltar a nascer em um corpo diferente.

(Após a transfiguração) Seus discípulos então o interrogaram dessa forma: “Porque dizem os escribas ser preciso que antes volte Elias”? _ Jesus lhes respondeu: “É verdade que Elias há de vir e restabelecer todas as coisas, mas eu vos declaro que Elias já veio e eles não o conheceram e o trataram como lhes aprouve. É assim que farão sofrer o filho do homem”. _ Então seus discípulos compreenderam que fora de João Batista que ele falara. (S. MATEUS cap. XVII vv 10 a 13)

De fato não existe em nenhum lugar da Bíblia a palavra Reencarnação, contudo, essa passagem demonstra com clareza que Jesus sancionou a ideia dos renascimentos sucessivos. Não só confirmou que o profeta Elias retornou, como também esclareceu que o mesmo não fora reconhecido em sua nova roupagem na pele de João Batista.

É óbvio que o orgulho humano sempre pode buscar outras explicações absurdas, ou na falta delas, simplesmente se negar a aceitar. Aliás, a Bíblia tornou-se um manancial de interpretações pessoais. Não importa, respeito a opinião dos outros e acrescento que o meu trabalho aqui é o de expor, e jamais impor. Que cada um busque o esclarecimento mediante o estudo e a razão.

Uma outra passagem extraída dos Evangelhos mostrará que o conceito dos Renascimentos não era ignorado pelos judeus.

Jesus, tendo vindo às cercanias da Cesareia de Felipe, interrogou seus discípulos assim: “Que dizem os homens com relação ao filho do homem? Quem dizem quem eu sou”? _ Eles lhe responderam: “Dizem uns que és João Batista; outros, que Elias; outros, que Jeremias, ou algum dos profetas”. (S. MATEUS cap. XVI vv 13 a 14). Em sequência Jesus confirma a opinião dos discípulos, que acreditavam não ser o Mestre a reencarnação de nenhum dos profetas citados.

Mas o importante dessa passagem é fazermos a pergunta: Como o povo poderia acreditar que Jesus pudesse ser um dos profetas mortos há séculos, uma vez que todos conheciam a aparência física do Mestre, e mesmo os que não o conheciam pessoalmente, certamente obtiveram informações de terceiros a cerca de sua aparência?

Examinando a questão sob a ótica da razão, conclui-se facilmente que o povo acreditava que Jesus pudesse ser a reencarnação de um dos antigos profetas de Israel.

Para os primeiros cristãos _ antes da influência corruptora dos déspotas imperadores romanos _ a crença na Reencarnação era algo natural.

Em suma, o Espiritismo é uma doutrina cristã, pois reconhece Jesus como o modelo moral e guia para a humanidade. Na Doutrina dos Espíritos os ensinamentos do Mestre do amor estão por toda parte e particularmente preservados na obra O Evangelho Segundo O Espiritismo de Allan Kardec.

Caro leitor, não tenho a pretensiosa intenção de converter ninguém. Desejo apenas tentar esclarecer que o Espiritismo não é uma doutrina herética.

Ensinamos que “fora da caridade não há salvação” e não que “fora do Espiritismo não há salvação”.

Amai-vos e instrui-vos, meus irmãos em Cristo!