DAI GRATUITAMENTE

“Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido” disse Jesus a seus discípulos quando ensinou-lhes os meios de curar os enfermos e expulsar os demônios (espíritos obsessores).

Nas casas verdadeiramente espíritas, essa recomendação do Mestre do amor é expressamente seguida, não havendo nenhuma espécie de cobrança financeira no atendimento do público, que busca muitas vezes alívio físico, compreensão e conforto espiritual.

Transfusões energéticas (passes), preleções evangélicas, cursos, grupos de estudos e palestras. Tudo é ministrado gratuitamente por trabalhadores voluntários. Além disso, muitas casas realizam trabalhos de assistência social.

Mas é óbvio, o centro espírita também tem gastos e contas para serem pagas no final do mês. Não raro, os tarefeiros do Espiritismo precisam tirar dinheiro do próprio bolso para manter o centro de portas abertas.

Para sobreviverem, as casas espíritas vendem pizza, realizam bazares _ com as doações recebidas _ e também obtêm alguma receita com a venda de livros edificantes.

Nada é oferecido evocando o nome de Deus, porque Deus não necessita do nosso dinheiro, O Pai celestial quer apenas o nosso amor comprometido com o bem.

Sim, para manter-se um centro espírita funcionando de modo satisfatório, infelizmente ainda necessitamos de recursos monetários. Porém, ajuda quem quer e quem puder. Todos são bem-vindos, recebidos e atendidos com carinho. Essa é a recomendação.

Caro leitor: o importante é que você entenda que não se pode fazer barganha com Deus. A Providência Divina em tempo algum avaliza as atitudes provindas dos interesses mundanos e egoístas dos homens _ mormente aqueles que usam o cetro da religião para camuflarem as suas reais intenções. Esses últimos muitas vezes escapam à justiça dos homens e não é incomum que sejam mesmo até admirados, não obstante, estão contraindo pesados débitos perante a justiça Divina.

A Bíblia é documento histórico e moral respeitável, todavia, não constitui a palavra exata do Criador, porque os homens, no transcurso dos séculos, a têm adulterado para atenderem as suas conveniências imediatistas.

Mas lembre-se, o sedutor só seduz quem deseja ser seduzido. Só ilude quem deseja ser iludido.

A verdade no entanto, é que o amor de Deus não tem preço, e apenas a prática do bem incondicional tem o poder de anular os efeitos do mal.

Por isso, daí de graça o que recebestes de graça.