O QUE SE VÊ EM UMA VISÃO PROFÉTICA - Ressalva ao comentário de um leitor.

Em observação ao meu artigo, ATAQUE DE 11 DE SETEMBRO DE 2001 - PROFECIA DE ELLEN WHITE QUE SE CUMPRIU, defendendo a divindade das visões e profecias da irmã Ellen G. White, publicado no Recanto das Letras em 28 abril de 2010, o amigo leitor cognominado dreamtheater25, escreveu o que segue:

“16/02/2013 22:54 - dreamtheater25 [não autenticado]

Mas a profecia em "Eventos finais" p. 112 não era sobre o WTC. Ela diz claramente que foi convidada a ver os prédios sendo construídos e que estes eram totalmente a prova de fogo (isso foi em 1909). A construção do WTC só começou depois da segunda guerra mundial!! Pelo que está escrito, a profecia não se refere a nenhum prédio futuro, mas àqueles que estavam em construção. Dizer que a White previu o ataque terrorista é, no mínimo, uma grande inverdade. Ela previu um incêndio e o que aconteceu não foi dois aviões, mas dois aviões colidindo com as torres.”

Em resposta, refuto o argumento da objeção do amigo, argumentando que a expressão "se erguiam" (ou "se erguem"), que a autora usa no livro para descrever os edifícios que ela viu em New York (e os que ela viu na visão) numa noite em que, estando na casa de uns irmãos, saiu com eles para ver a cidade, conforme cito no meu artigo publicado abaixo, digo-lhe que a expressão “se erguiam”, aí utilizada, não significa obrigatoriamente prédios que estão sendo construídos. Pelo contrário, praticamente não se utiliza essa expressão dessa maneira para designar construção em andamento. Em tal caso seria mais comum usar-se as expressões: "que estavam sendo erguidos", "que estão sendo erguidos", "que eram erguidos", "que eram construídos", "que eram edificados", ou "em construção", “em obra”. Isso diferencia os edifícios que estão sendo erguidos (estão em construção) dos que já estão erguidos, já construídos, ou que "se erguem sobre a paisagem" ou “se erguiam sobre a paisagem”. Esta é uma expressão muito comum na antiguidade e até na atualidade.

Se eu disser "os edifícios que se erguiam naquela cidade", me refiro aos edifícios que vi lá eretos quando vi a cidade em visita, quando andei por suas ruas abaixo dos edifícios, quando vivi lá. De qualquer forma, não iriam convidar a Irmã White para passear à noite em New York para ver edifícios em construção. Experimente ver edifícios em construção à noite. Não se vê nada (quase nem se vê seus vultos), pois nesse estágio eles ainda não têm iluminação. Obras são coisas muito escuras à noite. Até durante o dia já não têm muita luz. Por outro lado, é um bom programa sair a noite com os convidados para mostra-lhes as luzes da cidade que, de longe e de perto, delineiam as construções majestosas dos edifícios já iluminados, os que estão prontos e habitados.

A exemplo da maioria das profecias bíblicas, a que, no livro Eventos Finais, se encaixa com a queda do Word Trade Center, também é genérica (no Livro de Sofonias 1 também o é) e se refere a destruição e queda de milhares de edifícios no “dia do (juízo) do Senhor”. A queda do Word Trade Center apenas demarca o início desse dia, pois não se trata de um dia literal, mas um dia força de expressão. Dali para frente as catástrofes serão (como temos observado) cada vez mais frequentes e muitos, a maioria das torres e edifícios (todos, por fim) "construídos para a glorificação humana", ruirão de igual modo – de um modo que os recursos humanos serão impotentes para impedir e “as carnes dos seres humanos serão ajuntadas como esterco” nessas ruínas, como aconteceu com a maioria dos corpos que ficaram entre os entulhos do WTC.

Wilson do Amaral

O ARTIGO

ATAQUE DE 11 DE SETEMBRO DE 2001 - PROFECIA DE ELLEN WHITE QUE SE CUMPRIU

Ainda ontem, 27 de abril de 2010, vi de relance no site dos ditos adventistas leigos frase decretando que nenhuma das profecias da irmã Ellen White se cumpriram. Em vista disso, redijo mais este texto para contrapor o bordão (fazem denúncias vazias) desse grupo intolerante. E dou início ao esclarecimento observando que para promulgar tal decreto só mesmo não tendo conhecimento dos escritos da senhora White ou estando imbuído de propósito de torcer os fatos por despeito e favorecimento próprio.

Tal qual Proteus, esse grupo auto proclamado adventistas leigos põe-se no lugar de porta-voz dos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia contra seus líderes, o que não carece, pois os adventistas são extremamente estudiosos e altamente esclarecidos, não tendo um sequer cuja mente seja manipulada, pois os que não aprendem pelo estudo da Palavra logo se desligam. Todavia, os ditos adventistas leigos pretendem estar a defender os interesses dos membros, como se a denominação religiosa os obrigasse ao que quer que seja. Ao contrário, toda gerência dessa denominação se dá por sistema absolutamente democrático e aberto, sendo que mesmo as doutrinas e deliberações são propostas, discutidas e votadas em Conferência Geral onde o voto de cada delegado vale tanto quanto os dos líderes.

Quanto ao cumprimento das profecias da senhora Ellen G. White não há dúvida. Prova é que basta citar um ou dois acontecimentos para comprovar, sendo que qualquer pessoa ao ler a previsão e comparar com o fato percebe a correspondência por seu próprio raciocino. Neste texto me deterei no cumprimento da profecia que assistimos pela televisão, a que trata de 11 de setembro de 2001, previsto em 1909 e cujo registro tomei conhecimento em 1999 ao ler o livro Eventos Finais, da Casa Publicadora Brasileira. Antes, porém, lembrarei uma profecia publicada no mesmo livro e cujo cumprimento data do início do século XX, antecipando os juízos de Deus contra a cidade de São Francisco. O texto diz: “São Francisco e Oakland estão se tornando como Sodoma e Gomorra, e o Senhor irá puni-las. Não vai longe o tempo em que elas sofrerão os Seus juízos. Manuscrito 30, 1903”. Eventos Finais - P. 114. Em manuscritos de 1906 já se pode ver o cumprimento seguido de novas advertências. O texto diz: “O terrível terremoto que sobreveio a São Francisco será seguido de outras manifestações do poder de Deus. Sua lei tem sido transgredida. As cidades tornaram-se poluídas pelo pecado. Estudai a história de Nínive. Deus enviou uma mensagem especial a essa cidade iníqua por intermédio de Jonas. (...). Muitas mensagens como a sua seriam transmitidas em nossa época, se as cidades iníquas se arrependessem como Nínive. Manuscrito 61a, 3 de junho de 1906”. Eventos Finais, p. 114.

Em 18 de abril de 1906, as 5:14 da manhã, São Francisco foi atingida por um terremoto de 8,25 graus na escala Richter, que causou a destruição de prédios e edifícios espalhados ao longo da cidade e inúmeros incêndios por causa de explosões de lampiões de iluminação pública a gás e tubos de gaz que se ramificavam sob todo o piso da cidade.

Em 2001, quando contei do livro Eventos Finais a um colega de trabalho, ele desacreditou a profecia dizendo que com sismógrafo é possível prever terremotos com até três anos de antecedência. Entretanto, em 1903 não existiam sismógrafos capazes e de fato os estudiosos de sismos confirmam que mesmo com os mais modernos sensores é possível prever abalos nem mesmo com horas de antecedência. Prova é que grandes terremotos têm se sucedido nos últimos sem que qualquer alarme seja acionado entes da catástrofe.

Em 1999, porém, eu mesmo tive dúvida quanto a autoridade profética da irmã Ellen White. Ao ler no livro Eventos Finais a profecia sobre São Francisco me admirei por ter se cumprido de modo tão urgente e preciso. Lendo, porém, sobre Nova Iorque, busquei na história fato equivalente e até comentei com muitas pessoas que ao mesmo tempo em que confirmara a fé na divindade das profecias dadas pela irmã White também ficara em dúvida sobre ela agora que lera a previsão sobre Nova Iorque, pois se passara mais de oitenta anos desde a previsão e até então nada semelhante se dera.

Eis a profecia conforme a seqüência dos manuscritos: “O Senhor faz advertências aos habitantes da Terra, como no incêndio de Chicago e nos de Melbourne, Londres e da cidade de Nova Iorque. Manuscrito 127, 1897”. – Eventos Finais, p. 111. “Deus não tem executado Sua ira sem misericórdia. Sua mão ainda está estendida. Sua mensagem precisa ser transmitida na Grande Nova Iorque. Deve ser mostrado ao povo como é possível para Deus, com um simples toque de Sua mão, destruir os bens que eles acumularam para o último grande dia. Manuscript Releases, vol. 3, págs. 310 e 311”. - Eventos Finais, p. 112. “Não tenho luz especial a respeito do que sobrevirá a Nova Iorque, mas sei que um dia os grandes edifícios que estão ali serão demolidos pela ação construtiva e destrutiva do poder de Deus. (...)” - Eventos Finais, p. 112. “Uma ocasião, achando-me eu na cidade de Nova Iorque, fui convidada, à noite, para contemplar os edifícios que se erguiam, andar sobre andar, para o céu. Garantia-se que esses edifícios seriam à prova de fogo, e haviam sido erigidos para glorificar seus proprietários e construtores. (...) A cena que em seguida passou perante mim foi um alarma de fogo. Os homens olhavam aos altos edifícios, supostamente incombustíveis, e diziam: ‘Estão perfeitamente seguros.’ Mas esses edifícios foram consumidos como se fossem feitos de pez. Os aparelhos contra incêndios nada podiam fazer para deter a destruição. Os bombeiros não podiam fazer funcionar as máquinas. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 281 e 282”. – Eventos Finais, p. 113.

De fato, para surpresa de todos, no dia 11 de setembro de 2001, poucos dias depois que o meu colega desmereceu a validade da profecia da irmã White sobre o terremoto de São Francisco, dois aviões se chocaram contra as torres gêmeas do Word Trad Center em Nova Iorque e, a despeito de serem incombustíveis, como os jornalistas diziam na narrativa simultânea da televisão, os edifícios se incendiaram e suas estruturas de ferro queimaram como se fosse plástico (ou a resina vegetal pez), levando-os a ruir sobre até mesmo os bombeiros e seus caminhões e máquinas nada puderam fazer, sendo que muitos deles morreram juntamente com uma grande multidão.

Para desmentir esse fato e sua equivalência com a profecia da irmã Ellen White proferida em 1909 só mesmo por muita desatenção na leitura e na percepção do fato ou por intenção maldosa, pois nem mesmo crianças deixam de reconhecer a equivalência com a profecia narrada acima. Todavia, no final deste artigo sou obrigado a concordar com o bordão dos ditos adventistas leigos de que nenhuma das profecias da irmã White se cumprem. As profecias não são mesmo da irmã White, são de Deus. As profecias de Deus sempre se cumprem. Prova disso são eles próprias, pois a Bíblia a irmã White bem anteciparam que os inimigos dos remanescentes viriam de dentro da própria Igreja.

As referências foram extraídas do livro Eventos Finais online, publicado no endereço http://www.jesusvoltara.com.br/livronline_eventos.htm.

Wilson do Amaral