PELA PORTA CHAMADA FORMOSA

1 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde.

2 Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo.

3 Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola.

4 Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: "Olhe para nós!"

5 O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa.

6 Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande".

7 Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes.

8 E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.

9 Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus,

10 reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido.

11 Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até eles, ao lugar chamado Pórtico de Salomão.

Pedro discursa no templo

12 Vendo isso, Pedro lhes disse: "Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

14 Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que fosse libertado um assassino.

15 Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

16 Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês veem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.

17 "Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes.

18 Mas foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer.

19 Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

20 para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.

21 É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

22 Pois disse Moisés: 'O Senhor Deus levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele disser.

23 Quem não ouvir esse profeta, será eliminado do meio do seu povo'.

24 "De fato, todos os profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias.

25 E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: 'Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados'.

26 Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades".

(Atos 3: 1-26)

Havia uma porta no Templo de Jerusalém chamada “Formosa”, que em grego significa "algo que floresce abundantemente na estação certa". Não era uma porta como outra qualquer, era uma porta enorme, tinha cerca de vinte e cinco metros de altura, ou cinquenta côvados e era da largura de vinte e um metros. Tão grandiosa e pesada que era necessário o trabalho de vinte homens para abri-la. Era toda de um bronze especial da cidade de Corinto e tinha um brilho intenso, com detalhes em ouro e prata.

Desta porta, suntuosa e rica, seguia-se uma linda escadaria, revestida em puro mármore que descia e terminava num estacionamento de carruagens, bigas e cavalos.

Estacionamento este cercado, o que impedia a utilização desta escadaria a classe mais simples.

O próprio Jesus nunca subiu ao templo por esta escadaria. Sim, pois se o tivesse, a muito o coxo, chamado Demétrio, já não mais o seria! Pois onde Jesus passa, o esplendor Dele brilha em sinais e prodígios (milagres). E Pedro e João tinham a presença de Jesus dentro deles, vivo em suas palavras de fé.Mas por que o coxo Demétrio já tinha quarenta anos(segundo teólogos) e ainda não havia encontrado com alguém que trouxe-se a palavra rhema de fé que mudasse seu quadro? Deus tem o seu tempo,que é o certo, para tudo, tudo!

Poxa coxo de nascença e já a quarenta anos, por que?

João 9: 1-3 diz: E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E seus discípulos perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem os seus pais; mas foi assim para que se manifesta-se nele as obras de Deus!

Mas por que quarenta anos?

Deus sabe. O tempo pertence a Deus! O paralítico de Betesda já estava doente a trinta e oito anos,mas mesmo doente a tanto tempo, estava ali num local onde Deus atuava através de um anjo. Mas Deus na sua hora certa atuou e curou o paralítico. Tudo que ocorre, ocorre dentro da ciência e permissão Dele tão somente! Quem lê, e medita no primeiro capítulo de Jó entende isso!

Mas por que a porta formosa?

Haviam outras portas de acesso ao templo. O próprio Jesus evitava entrar por esta porta.Sim essa era a porta que a classe nobre de Israel usava. E eram esses(escribas,fariseus) que procuravam lançar mão de Jesus para prende-lo e assim calar sua voz. O coxo Demétrio não teve o prazer e felicidade de ter um encontro com a pessoa Jesus,só ouviu falar do Senhor dos milagres.Mas esse encontro já tinha hora marcada por Jesus!!!Na hora Dele, que seria de honra e glória para Ele, sua obra e todos em fim.

Pedro e joão entrando, seguido por Demétrio o ex-coxo, a pular e glorificar a Jesus o Nazareno Deus.

Caramba no meio daqueles que só fizeram conspirar contra Aquele que através das palavras de fé que Pedro liberou com FÉ para a glória e honra do único que se fez merecedor de toda honra e glória.Muitos ali se arrependeram e se converteram a verdade de Jesus. E aqueles que até contribuíram monetariamente para bancar as incursões para calar Jesus, que se mostrava agora vivo ali no milagre do coxo e nas palavras de Pedro. Poxa o povo chorou muitíssimo. Os que choravam muitíssimo, foram aqueles que pagaram para ver Jesus calado.Mas viram e sentiram, ali, o seu erro... Sentiram e viram que Jesus era e sempre será vivo em Suas palavras e na daqueles que, como Pedro, em nome de Jesus liberarem palavras com fé.

E na hora de Deus, da porta que saia palavras e dinheiro, para calar Jesus, vivo em palavras, dentro daqueles que se puseram num IDE a propagar a Verdade e Boas Novas do Senhor, o milagre se fez, e

dali passou jorrar palavras e dinheiro, para fazer as obras missionárias levando Jesus vivo através de sua Palavra de vida.

Deus é onisciente! Antes de ocorrer Ele já sabe. Em Lucas 22: 33,34, ouvimos:

"Pedro": Estou pronto para ir contigo para a prisão e para morte".

"Respondeu Jesus: Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, vezes você negará que me conhece".

E tudo que Jesus falou se fez. E Pedro depois de nega-lo por três vezes, chorou muitíssimo (arrependimento). Jesus sabia que Pedro precisava passar por aquilo, para Pedro se converter ao AMOR do Jesus o NAZARENO.

Pela porta chamada formosa.

Lá nesta porta a esmolar um homem.Seu nome segundo historiadores Demétrio.Idade quarenta anos. Posto(levado) ali, todos os dias para esmolar. É só refletir e imaginar, todos os dias a mesma rotina. A quarenta anos o mesmo percusso, templo até sua casa.Quantos foram os a lhe carregar? Sim sua mãe o fez no começo,mas? Caramba, sua família deve ter tentado de tudo nesse tempo todo? Quando ele e sua mãe

souberam de Jesus e seus milagres, eles deram um jeito e foram atrás Dele. Sua mãe com amigos o levaram algumas vezes até sua casa em Cafarnaum. Mateus 4: 13- E, deixando Nazaré, habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali. Quantas idas e desencontros,rodas de carroças quebradas, rios transbordando impedindo prosseguir viagem. Quanta oração... Quando Jesus se foi na cruz...Quanto chorou amargamente Demétrio.

Antes de clarear o dia, pedro e joão se puseram a caminhar´para orarem no monte. Pedro fala: João Jesus falou em sonho comigo .Disse-me que nosso amado irmão Nicodemos, estar muito desassossegado.

Pois tem enfrentado muita dificuldade para evangelizar. Ele não tem ido muito ao templo, pois ele está se sentido malquisto.

Poxa Pedro que situação do nosso amado conservo...Imagina irmão te que falar de Jesus no meio daqueles fariseus, príncipes, escribas...

Mas Jesus mostrou-me nós três indo até o templo, a nona hora, e quando chegamos lá, o tempo estava com nuvens baixas e negras. Quando nós dois começamos a subir a escadaria, subíamos degrau a degrau de mão dadas(na mesma fé, união), o tempo clareava...Vamos orar e nos encher de poder de glória e depois sigamos para casa do Nicodemos...Depois dum café da manhã delicioso,quatro horas de oração...Eles desceram o monte rumo a casa de Nicodemos. No meio do caminho encontraram com um irmão e servo do Nicodemos. Ali João, é o irmão Nicanor.João sorriu e exclamou; varão valoroso,cheio do Espírito Santo.Nicanor respondeu sorrindo a falar: A paz de Jesus irmãos amados...Vim a mando do meu amado senhor Nicodemos. Ele disse que essa noite Jesus tocou em seu coração à chama-los. Já estávamos a caminho! É de Jesus, respondeu Nicanor. Alegremente os três seguiram juntos, em meio a risos conversando alegremente. Quando os três chegaram, o Nicanor os conduziu-os a sala maior. Os acomodou e saiu a procurar seu senhor.Logo chegou Nicodemos, quanta alegria entre os irmãos. Pedro e João teceram muitos elogios ao irmão Nicanor. Que logo adentrou a sala trazendo suco e alguns bolinhos, e saiu. É, logo ele estará trabalhando com você irmãos. Eu já o dispensei do trabalho a me servir. Ele trabalha à evangelizar as pessoas que a ele tem contato. Nicanor está transbordando o Espírito Santo.Logo, logo ele arranjará alguém para ficar aqui a me ajudar. Ele irá servir a Jesus junto a vocês (Atos 6).Pedro então começa a falar e ouvir. De imediato eu pensei que era dinheiro para o custeio dos nossos irmãos missionários disse Nicodemos. Mas agora vejo que Jesus vai usar vocês dois em união de fé para me ajudar na minha obra junto aqueles fariseus. Caramba se alguns se converterem e começarem também a abençoar nossas obras!?.

Glória!!! Junto e fortalecendo o brado de glória fez um grande estrondo dum trovão. Os três foram juntos a janela. Quando observaram viram e sentiram que, o sonho estava começando a se cumprir. Se abraçaram os três, sorrindo e dando glórias a Jesus Cristo o Nazareno!!! Cada relâmpago era acompanhado de um estrondoso trovão, acompanhado de muita glorificação, por parte dos três. Nicodemos depois de uns quinze minutos de glórias, chamou o Nicanor e lhe pediu para preparar sua biga. Os três ficaram em oração de mãos dadas, pedindo Jesus para fortalece-los. Quando Nicanor chegou anunciando que a biga estava pronta, eles deram mais um brado de glória e partiram alegres. Nicodemos e seus dois companheiro em meio a um tempestuoso vento, raios e trovões seguiam. Quanto mais se aproximavam, dava a parecer que a tempestade aumentava em poder. Nicodemos começa a falar: Será que vão tentar nos impedir na entrada do estacionamento das Carruagens? Sei não, eles estão me perseguindo tanto. Então Pedro corta a falação do Nicodemos e diz. Temor irmão Nicodemos? Somos vitoriosos sempre,respirou fundo e bradou : "Rumo à glória". Imediatamente Nicodemos entoou um glória, glórias a Jesus, venceremos em Jesus.Quando eles passaram pela guarda do estacionamento, os guardas estavam tão entretidos numa roda de dados que eles passaram desapercebidos. Quando os dois saltam da biga e pisam juntos de não dadas no primeiro degrau daquela luxuosa escadaria revestida em mármore branco, imediatamente os raios e trovões se calam. O céu começa a se abrir. Os dois dizendo juntos vamos fazer uma grande obra aqui para honra e glória de Jesus.

E os dois uniram em fé aqui na Terra e imediatamente foi unido em glória no céu! O Espírito Santo conduziu a Pedro e João ao encontro do pedinte, o coxo Demétrio. Quando o coxo avistou aqueles dois homens, humildemente trajados descendo de uma biga conduzida por um "servo", trajado ricamente, que os deixou e foi estacionar a biga...E os dos passageiros tão humildemente trajados passageiros subirem a escadaria.

Ele primeiro ficou confuso.Ué, os humildes sendo servidos pelo rico!?.Esses homens, em humilde trajeis

devem ter muito poder!?. Sim para Demétrio tudo indicava que os homens tinham com eles algum poder (dinheiro)!?. Quando eles chegam perto do coxo Demétrio, ele faz o pedido. Esperando ouvir, talvez, um barulho de moedas na sua cuia!?.Mas a resposta foi diferente a de todos, que ele já tinha pedido até então, nesses quarenta anos. Nunca ninguém que ele tinha pedido algo, tinha lhe dado como resposta um, olhe para nós.

Eles decretaram com autoridade, sim então eles tinham algo, e que se ele olha-se e senti-se como quem estava neles tinha poder... Quando ele olhou, já crendo que ia receber algo. Lhe veio a Palavra de poder: " Homem não tenho ouro nem prata, mas o que eu tenho isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta e anda". E Pedro crendo no poder das palavras(rhema) proferidas, lhe segurou no braço direito ajudando-o,

Demétrio ergueu-se e com um salto se pois a andar juntos a Pedro e João saltava e andava glorificando e adorando Jesus. Irmãos todos se aproximavam, para ver se admirar e maravilhar-se a ver, aquele antes coxo, a mais de trinta e nove anos, pulando e andando e dando a glórias a Jesus!!! Caramba, quarenta anos sem mover as pernas, a atrofia daqueles membros eram tremendas. Seu tronco ficava colocado sobre suas pernas dobradas e sem vida. Quando Pedro segura-o pelo seu braço direito e puxa-o para cima, ele num salto põe-se a andar...Aquele homem que só era visto e conhecido pela visão de seu tronco(meio homem),

agora pulando,saltando e dando a glória a Jesus. Pedro inspirado pelo Espírito Santo é levado a discursar em palavras rhemas de puro poder. Quantos ali se converteram...Que milagre forte!?.Caramba Jesus utilizou seu servo Nicodemos como um humilde condutor de biga para sua obra. Caramba, mostrou-lhe também que Jesus é sim onisciente, onipotente e onipresente, que tudo é feito por Ele na sua hora, que é a hora certa!!! Quando tudo levava a parecer que, não teria mais como ele falar de Jesus, a ponto dele evitar de ir a locais público, com medo de até perde a vida. Mas Jesus interveio, e através do milagre em Demétrio, o coxo, muitos ali no templo passariam a trabalhar junto com Nicodemos para ampliação da obra que Jesus aqui deixou.

Aprendizado

Demétrio o coxo foi curado na hora nona. Quantas orações de interseção chegavam a Deus pedindo pelo coxo Demétrio!?. A tanto tempo pedindo esmola na porta do templo. Creio que Demétrio pre sentia que, se colocando ali a pedir esmola, ele ganharia mais que só ouro e prata. Quantos foram os conselhos,tipo: Demétrio por que tu não fica a pedir esmola ali pertinho da taberna? Fica menos cansativo para você, e te garanto, que as esmolas vão ser bem maiores! Mas na porta de uma taberna, a chance de se encontrar com alguém para lhe liberar a palavra rhema de e com fé que contenham em si a presença de Jesus é difícil acontecer. Pelo menos estando à porta do templo, poderia não receber em ouro nem prata, mas com certeza se a pessoa não tivesse a esmola em ouro, deixaria um que : O Senhor Jeová lhe abençoe. Como lhe fazia bem escutar isso!?. Quando pessoas interessadas em bebedeira,jogatina e prostituição, transbordarão delas palavras que contenham o poder de abençoar? Ter dinheiro não é certeza de estar abençoado.Desde quando Demétrio começou a pedir esmola, a porta do templo, que ele falava para sua mãe : Mamãe eu sei que por essa porta só entra rico, e rico não gosta de esmolar (Lc 18:25). Mas eu sinto mamãe que alguém vai me trazer aqui uma grande benção! Então meu filhinho se algo lhe fala assim no seu coraçãozinho, persevera, que esse sonho acontece! Muitos estão esmolando e trabalhando em tabernas e ganhando muito ouro e prata e se afastando dia a dia mais da palavra de Jesus. E pensam que estão sendo abençoadas por Jesus!?. Demétrio procurava ajuda junto ao povo de Deus. Ele sabia(sentia) que haveria a hora que o próprio Jesus interviria no seu caso.

Que o Espírito Santo conduza essas palavras, em unção de Verdade.

Glórias ao nosso Mestre e Senhor Jesus!!!

José o Nicanor
Enviado por José o Nicanor em 21/05/2014
Código do texto: T4814826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.