OS TRÊS DEUSES BÍBLICOS - Artigo dois

Como disse no primeiro artigo, a Bíblia apresenta três deuses diferentes: Javé, do Antigo Testamento; o Deus dos Evangelhos, aquele a quem Jesus chamava de Pai; e o Deus de Paulo de Tarso.

Deus número um: Javé (Jeová). Personalidade:

Ególatra. Ele quer adoração exclusiva: “Não terás outros deuses diante de minha face.” (Êxodo 20,3). Cruel. Manda matar quem segue outros deuses (Deuteronômio 17,2). Envia serpentes venenosas para picar os hebreus que caminhavam pelo deserto e reclamavam do maná (Números 21,5). Vingativo. No livro de Oséias somos informados que o povo de Samaria deixou de adorar Javé. Irritado, promete que “suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.” Misógino. Javé não gosta de mulher e a considera propriedade do homem (Êxodo 20,17). A noiva que não apresentasse sinais de virgindade no dia do casamento devia ser morta pelo marido (Deuteronômio 22,13). Detesta mulheres que se enfeitam (Isaías 3,16).

Frases atribuídas a Javé: “Quando o Senhor teu Deus as tiver entregue [cidades de povos idólatras], e as ferires, totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade delas.” (Deuteronômio 7,2). O crime dessa gente? Apenas cultuavam outros deuses, e Javé queria culto só para ele. Detalhe: até crianças e bebês de colo eram degolados, por ordem de Javé. “Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; (...) Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás; Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo. E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do Senhor teu Deus” (Deuteronômio, 13,6). Deus mandando matar seu irmão, sua filha, sem piedade? Você não acha estranho?

Deus número dois: o deus do NT. Personalidade:

Ególatra. Imitando o Deus do Antigo Testamento, deseja culto exclusivo: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Com essa frase lapidar, a Igreja tem sustentado que só vai para o céu quem acreditar no deus cristão. O mundo tem 7 bilhões e pouco de habitantes. Cerca de 2,100 são cristãos. Ora, se o mundo acabasse hoje, Deus mandaria para o inferno aproximadamente cinco bilhões de pessoas (os não-cristãos). Mesmo que entre elas existam pessoas boas, não importa, vão para o inferno. Se você tem um irmão ou filho que você ama, é bom e honesto, mas por algum motivo foi para outra religião ou se tornou ateu, ele não estará com você no paraíso. Você ira para o céu e saberá que ele irá sofrer pela eternidade. São Tomás de Aquino proferiu a famosa frase: “Para que os santos possam desfrutar de sua beatitude e da graça de Deus mais abundantemente, lhes é permitido ver o sofrimento dos condenados no inferno.” Outra característica do deus do NT:

Cruel. O Deus dos Evangelhos aparentemente é melhor que Javé. Mas em termos de castigo, é infinitamente mais cruel que o do Antigo Testamento. Javé liquidava seus desafetos aqui na terra mesmo, e o sofrimento deles acabava com a morte. Mas o Deus dos Evangelhos prolonga a tortura daqueles que não creram nele para a eternidade. Alguém que viveu apenas vinte anos, foi bom, nunca fez mal a ninguém, mas não acreditou, será trancado no inferno por trilhões e trilhões de anos, num sofrimento sem fim. Mas um estuprador que matou dez criancinhas vai para o céu. Basta se arrepender, se confessar e acreditar no deus cristão. Essa é a sábia teologia que nos ensinam. Para tranquilizar os ateus e os não-cristãos: o inferno é um mito fabricado muitos séculos antes do cristianismo. Os antigos sacerdotes o inventaram para obrigar o povo a acreditar em seus deuses e para atemorizá-lo, pois assim, seria mais fácil manipulá-lo. E o céu? Não vejo nenhum problema em acreditar no céu, pois ele nos dá a esperança de um dia revermos nossos entes queridos que já partiram, além de outras vantagens.

Muitos cristãos podem ficar confusos: mas Jesus não é Deus? Ele não morreu e ressuscitou? Sua ressurreição não é a maior prova de que ele é de fato o Deus verdadeiro? Se você crê nisso, eu respeito. Mas vamos ver o que dizem os pesquisadores: para a maioria deles existe um Jesus histórico; porém, o lado fabuloso de sua vida pertence à mitologia. Seria muito difícil para os primeiros cristãos convencer os pagãos de Roma, Grécia e de outras localidades a serem convertidas de que Jesus era um Deus se não tivesse características semelhantes aos deuses que aquela gente já conhecia.

A crença em semideuses, homens que são frutos do relacionamento de uma divindade com uma mulher mortal, já havia antes de Jesus vir ao mundo. Chamam a isso de “mitos”. Eles nascem de uma mortal fecundada por um Deus: Krishna, Hórus, Hércules, Dionísio, Perseu, Zoroastro...Têm poderes sobre-humanos: Krishna, Baco, Hércules...Ressuscitam mortos: Asclépio na Grécia...Vencem a morte e saem do túmulo, quase sempre no terceiro dia: Tamuz, na Fenícia; Osíris, no Egito, que após ressuscitar, subiu aos céus para julgar as almas; Mitra, na Pérsia e depois adorado pelos romanos teria subido aos céus numa carruagem de fogo; Átis, em Roma; Buda, na tradição chinesa; Dionísio, na Grécia; Krishna, na Índia. A lista é imensa.

Deus número três: o deus de Paulo de Tarso

O “apóstolo dos gentios” inventou outro deus. Javé mandou o povo crescer e se multiplicar, mas Paulo, que dizia ser orientado por Deus, disse que “...bom seria que o homem não tocasse em mulher.” E “Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.” Ou seja, solteiro e sem sexo. Jesus nunca disse que homossexuais iriam para o inferno. Já Paulo acreditava que homossexuais deviam ser mortos. E depois levados para o inferno. Jesus nunca disse que as mulheres deviam ser submissas ao homem. Ao examinar os evangelhos, vemos que ele tinha um carinho especial pelas mulheres. Maria, irmã de Lázaro, quando lavou seus pés com um óleo caro, Judas protestou dizendo que ela poderia ter vendido o óleo e dado o dinheiro aos pobres. Mas Jesus o repreendeu e deu razão a Maria. Paulo tinha outra visão da mulher: diz que a mulher deve ser submissa ao homem (Efésios 5,24); deve ficar calada e nunca querer ensinar o homem (I Timóteo, 2,12). Paulo dizia que falava em nome de Jesus, mas como podemos ver, as ideias de Paulo eram bem diferentes de seu Mestre.

Conhecendo os três deuses da Bíblia creio que já podemos concluir se um deles é o Deus verdadeiro.

No terceiro e último artigo, veremos quais são as principais vítimas da teologia bíblica.