É POSSÍVEL SER BOM E FELIZ SEM DEUS E RELIGIÃO?

Os grandes sábios religiosos dizem que há uma Lei Natural sobre o que é certo ou errado, e essa lei nos foi dada por Deus. Essa afirmação nos obriga a fazer a seguinte pergunta: qual Deus? Hindu, judeu, cristão, islâmico, xintoísta, ou algum outro pertencente a uma das dezenas de tradições religiosas?

Como vivemos no Ocidente, dominado pela maioria cristã, vamos nos concentrar no Deus da Bíblia, que para os cristãos, é o único Deus verdadeiro.

Segundo a Igreja, uma pessoa só pode ser feliz e boa se acreditar em Deus. Uma rápida olhada ao redor, fará cair por terra essa afirmação. Assim como existem religiosos bons e felizes, o mesmo acontece com ateus e agnósticos. E assim como existem religiosos maus e infelizes, há ateus e agnósticos maus e infelizes.

Portanto, a felicidade e a bondade não são necessariamente resultado da crença em Deus. Segundo os evolucionistas, o ser humano aprendeu bem cedo que ser bom ao outro trazia vantagens pessoais. A maldade teve de ser controlada para que o bando não se extinguisse. Na verdade, muitas vezes, bem mais do que imaginamos, é o fato da pessoa acreditar em Deus e ser cristão que o impossibilita de ser bom e feliz.

Será que Martinho Lutero, tão temente a Deus foi bom e feliz? Provavelmente teve seus momentos felizes, e deve ter sido bom para algumas pessoas. Mas foi por crer em Deus que considerou os métodos da Inquisição (tortura e assassinatos) uma justa forma de eliminar os inimigos do luteranismo, tais como os anabatistas, grupo cristão crítico da Reforma. Milhares deles foram executados por simpatizantes de Lutero. E ele não disse que matar os anabatistas era errado (sim, existiu também uma Inquisição protestante, se bem que não tão forte como a católica). Ele também escreveu duras críticas aos judeus, cujos textos foram providencialmente aproveitados por Hitler em seus discursos antissemitas. Lutero odiava-os porque a Bíblia diz que foram eles os culpados pela morte de Jesus. Mas o Pai do protestantismo sofreu grande parte de sua vida por causa de suas crenças religiosas. Achava que o diabo o convidava a duvidar e a pecar contra Deus. Era alcoólatra e esquizofrênico. Hoje, daria grande trabalho aos psicólogos.

Atualmente, vemos diversos cristãos que em nome de Deus, provocam danos irreparáveis em inocentes. Acreditando que devem moldar o mundo conforme sua crença, esses cristãos fundamentalistas perseguem membros de religiões de matriz africana, destroem a vida de homossexuais, tornam a vida de ateus e agnósticos difícil, se intrometem na política, na ciência, nas escolas, na vida privada (até daqueles que não são cristãos) querendo impor a lei da Bíblia sobre a lei secular. Como a Bíblia aprova a homofobia, o racismo, a xenofobia, o sexismo, a perseguição aos livre-pensadores e espíritas, a vara para os filhos, a pena de morte para os que não creem, fica fácil entender porque é tão difícil barrar o avanço dos extremistas cristãos.

Uma das coisas mais difíceis que aprendi em meus anos de estudo das religiões, é convencer um cristão de que para ser bom e feliz, não é necessário crer em Deus ou seguir uma religião. Concordo que às vezes, o fato de crer em Deus ajuda uma pessoa a ser mais feliz e boa, mas nem sempre isso acontece. Como tentei mostrar, muitas vezes é justamente por causa da religião que as pessoas são infelizes ou más.