O SERMÃO DO PASTOR HONESTO

Certo pastor acordou na manhã de um domingo disposto a falar a Verdade. Sentia-se agoniado, pois percebera que a Bíblia, embora tivesse algumas passagens sábias e úteis, era uma das principais fontes de discórdias, guerras, discriminações e assassinatos de inocentes no mundo. Vestiu seu único e surrado terno, já que não era daqueles pastores ricos que se locupletavam à custa do dizimo, foi ao púlpito e começou a falar:

Irmãs, irmãos...Segundo informam os cientistas, o homem surgiu há 200 mil anos, outros pensam que foi há 150 mil anos. Ou seja, o Senhor havia passado mais de uma centena de anos escondido apreciando os homens praticarem canibalismo, oferecendo meninas virgens em sacrifícios aos deuses que acreditavam, jogando bebês indesejados nos precipícios ou dando-os vivos para as feras comerem, e se matando mutuamente.

Então, conforme a Igreja nos ensinou, um belo dia, há cerca de quatro mil anos, Deus resolveu falar com alguns privilegiados na terra – somente homens, é bom destacar - e lhes falar sobre o que gostava e sobre o que odiava. E que o resultado dessas conversas foi registrado na Bíblia.

Os cientistas falam a verdade, pois há provas robustas do evolucionismo de Darwin. Mas a Igreja nos enganou. A Bíblia não é a palavra de Deus, mas de homens de carne e osso que escreveram aquilo que achavam ser a palavra de Deus. Como sei disso? Lendo a Bíblia. O que vou dizer hoje, não é uma crítica a Deus, mas àquilo que nos disseram sobre Deus. O Deus que acredito é bom, sábio e amoroso. O deus do Antigo Testamento é:

Raivoso. Ele se irritava facilmente com o povo eleito que caminhava no deserto, e que pedia para voltar ao Egito, onde tinha comida e água. E os matava com pestes e picadas de cobra (Números 21, 5);

Cruel. Promete castigar uma cidade inteira porque seu povo parou de adorá-lo: “Samaria vai pagar, pois revoltou-se contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.” (Oséias 14,1).

Sexista. A noiva que não guardasse a virgindade para o futuro marido devia ser morta a pedradas na frente da casa de seus pais (Deuteronômio 22,13);

Homofóbico. Diz que o amor entre dois homens é abominável (Levítico 20,13);

Machista. Promete castigar as mulheres que se enfeitam (Isaías 3,16);

Ingênuo. Pensa que morcego é uma ave (Deuteronômio 14,18).

O deus do Novo Testamento, aquele a quem nos fizeram acreditar que era o pai de Jesus, assemelha-se a um rei tirano e cruel, pois vai castigar por toda a eternidade quem não crer nele. Não importa se você for bom e honesto, se não passar pela água benta e não crer vai para o inferno. Mas você pode ser um estuprador de criancinhas e assassino, sem problema, vai para o céu, se no último minuto de vida se arrepender de seus crimes e acreditar no deus da Bíblia. Alguém aqui consegue ver nesse deus algum sinal de sapiência e de bondade?

Não, não deixei de amar Jesus, nem meu respeito por ele diminuiu. Acredito que Jesus foi um grande homem, sinceramente preocupado com o sofrimento das pessoas, mas não acredito que parte de seu discurso foi dito por ele. Ora, como posso acreditar que o mesmo homem que pediu para amarmos até nossos inimigos e oferecer a outra face quando somos agredidos, é o mesmo que ameaça quem não ouvir sua palavra com um castigo maior do que Sodoma e Gomorra?

Todas as frases onde aparece Jesus ameaçando quem não acreditar nele com os mais terríveis castigos no inferno, não foram ditas por ele. Colocaram essas palavras na boca de Jesus para dar mais autoridade. Como sei disso? Eu não fiquei preso a um só livro, irmãos. Eu li o que grandes historiadores e pesquisadores descobriram e compreendi que:

O objetivo maior do Antigo Testamento é convencer os judeus e outros povos que os judeus são o povo eleito por Deus e todos os outros devem se submeter a esse Deus e às suas leis. O Novo Testamento foi escrito para substituir a antiga religião judaica pelo cristianismo, uma seita que começou pequena e marginalizada, mas só floresceu porque imperadores romanos do século quatro viram nela uma grande aliada para seus interesses expansionistas. Os sacerdotes pisaram nos ensinamentos de Jesus sobre amor ao próximo, caridade e perdão, e transformaram o cristianismo em uma poderosa arma de guerra e perseguição aos pagãos e hereges. Busquem informações, leiam sobre as Cruzadas, A Noite de São Bartolomeu, as guerras entre católicos e protestantes e a Santa Inquisição. Séculos de ódio, perseguições, tortura, prisões, forca, empalações, fogueira e assassinatos comandados por homens que tinha a Bíblia como referência.

Os antigos sacerdotes, quando queriam impor uma lei, diziam que o autor era um deus, pois dava mais credibilidade. Pesquisem sobre o rei de Ur, o Pai dos códigos, e Hamurabi. Vocês entenderão que os autores da Bíblia não foram inspirados por Deus, mas especialmente por esse dois legisladores.

Irmãs que usam saias curtas e cortam o cabelo. Deus as ama e não vai castigá-las por isso.

Irmãs e irmãos...parem de incomodar nossos irmãos do candomblé, os espíritas, os ateus e agnósticos. Ninguém será castigado por falar com espíritos, nem por não acreditar em Deus.

Irmãs e irmãos que amam outros do mesmo sexo. Deus os ama e não vai castigá-los por isso. Seu amor não é uma abominação como lemos em Levítico 20,13 porque essa lei foi dada por homens, não por Deus. Quem diz o contrário, mente vergonhosamente ou lhe falta conhecimento de história bíblica.

Irmãs e irmãos solteiros que mantêm relações sexuais. Deus os ama e não vai castigá-los por isso. O sexo é um presente divino, é para nos fazer felizes. O sexo, desde que feito na idade certa, com maturidade, responsabilidade e respeito ao outro, é uma das melhores atividades humanas para a saúde física e mental. Se quiserem ser felizes, façam mais sexo e parem de ficar incomodando Deus pedindo para curar enxaquecas e tristeza. Um bom sexo vai ajudar a curar enxaquecas e desfazer tristeza melhor do que orações. Muitos que tomam remédios para combater o desgosto pela vida, se fossem fazer mais sexo, sem o temor da moral assexuada da Igreja, estariam muito mais saudáveis mentalmente e felizes.

Todas essas mentiras foram criadas por sacerdotes responsáveis pela confecção da Bíblia, pois sabiam que só assim conseguiriam ter o domínio sobre os cérebros dos fiéis.

Irmãs e irmãos. Não precisam perder a fé em Deus, nem deixar de seguir os bons ensinamentos de Jesus, se lhes convêm. Está comprovado cientificamente que a fé é benéfica para a saúde física e mental. A crença em Deus pode transformar pessoas rudes em seres humanos melhores, libertá-las dos vícios das drogas, pode motivar a prática da caridade, etc. Mas, abram a mente. A partir de hoje, em nome da Verdade, da honestidade, clamo a vocês:

Busquem a verdade. Jesus disse: “A verdade vos libertará” (João 8,32). Vocês serão muito mais felizes.