FÉ X RAZÃO E O FUTURO DO OCIDENTE

Eu não acho que a religião é inteiramente má. A religião traz muitos benefícios para quem crê: consolo diante da morte de uma pessoa querida, esperança por dias melhores, apoio para enfrentar doenças, etc. O problema da religião começa quando ela deixa de cuidar da alma, e esquece seus principais fundamentos (ame seu próximo, faça caridade, rejeite a violência e a maldade), para se intrometer na política e na vida privada das pessoas.

Em nome do deus que acreditavam, judeus, cristãos e muçulmanos cometeram no passado atrocidades só comparáveis as de alguns líderes como Hitler, Stalin, Mao Tsé Tung e Pol Pot.

De acordo com a Bíblia, com a promessa de entregar as terras de tribos vizinhas para os judeus, deus autoriza o exército a invadir essas terras, e matar a fio de espada desde bebês a idosos, sem piedade. (Deuteronômio, 20,16).

Motivados pela crença de que deviam impor o cristianismo ao mundo todo, cristãos começaram a perseguir e matar pagãos e adversários do cristianismo, assim que ele se torna a religião oficial do império romano (séc. 4). Mas o pior ainda estava por vir, com a Santa Inquisição, onde por ordens da Igreja, ou por reis católicos, milhões de pessoas foram torturadas e mortas em fogueiras.

Algumas décadas depois da fundação do islã, exércitos muçulmanos invadiram a península ibérica (séc. 8), mataram cristãos e judeus, e só pouparam quem se convertesse ou pagasse os tributos.

Hoje, a religião continua sendo causa de discórdia, ódio, perseguições, terror, medo e mortes, que às vezes fica difícil acreditar que foram cometidas por pessoas que dizem crer em um deus bom e misericordioso.

A Igreja cristã, embora tenha abandonado as fogueiras depois da Revolução Francesa (1789), continua a trazer do e sofrimento a pessoas inocentes porque é presa a dogmas e quer que sua verdade seja imposta a todos. Judeus ortodoxos infernizam a vida das mulheres e homossexuais. Extremistas islâmicos levam terror por onde passam.

Não vejo um bom futuro para aqueles que amam a liberdade de expressão, a igualdade para as mulheres e os direitos humanos.

O fanatismo religioso está a crescer e não a diminuir. Até aquelas pessoas que anos atrás não se importavam muito com a crença ou descrença dos outros, agora assumem posturas intolerantes com os que não têm a mesma opinião que elas; exigem que creiam em seu deus e em seus dogmas, do contrário, se afastam de você.

Como na Idade das Trevas, CRER tornou-se mais importante do que SER.

Não basta você ser bom, honesto, ajudar o próximo. Não crê, ou tem comportamento considerado errado (fazer sexo sem estar casado, usar roupas sensuais, amar alguém do mesmo sexo, seguir uma crença diferente da maioria, você corre o risco de ser discriminado, isolado, ou coisas piores.

É a vitória da insensatez sobre a racionalidade.

A Europa vê atônita suas conquistas de liberdade, igualdade e fraternidade desabarem como castelos de areia, com a chegada de imigrantes que não se adaptam e não aceitam os valores liberais do Ocidente. Embora a maioria deseja apenas melhorar de vida e viver em paz, a minoria vai impondo seus valores e crenças, que segundo alguns estudiosos, vão em pouco tempo mudar o Ocidente, deixando-o parecido ao que era no tempo da Inquisição.

É triste ver que na terra de Darwin, Voltaire e Freud, a Escuridão está voltando aos poucos, em forma de fanatismo, superstições e crendices que eram comuns há milhares de anos.

Uma coisa me faz feliz. Como devo viver mais quinze ou vinte anos (coloquei safenas faz tempo, uso marca-passo, e provavelmente meu tempo não será muito longo) não estarei aqui para ver o triunfo daqueles que odeiam a liberdade, o amor, os direitos humanos, o riso, a alegria, a beleza do sexo, das artes e da ciência.

Mas fico triste por aqueles a quem amo.

Espero do fundo do coração que eu esteja sendo pessimista em vão, e que estejam certos aqueles que acreditam que o mundo ainda será uma terra de paz, de convivência ordeira entre todos os povos, que as diferentes religiões irão se abraçar em harmonia, e que os fanatismos perderão seu lugar para a razão, a ciência, o amor, a fraternidade e a paz.

Espero que os bons líderes religiosos convoquem as pessoas de fé a voltarem a praticar o amor, o perdão, a não-violência.

Espero que os governos ocidentais ajudem aqueles povos massacrados por governos tiranos a terem direito a uma vida mais digna. Ajudar esses povos não é só questão de humanidade, é também questão de sobrevivência do próprio Ocidente.

Fernando Bastos
Enviado por Fernando Bastos em 23/08/2015
Código do texto: T5356172
Classificação de conteúdo: seguro