ARGUMENTOS CONTRA A INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA - 4º A DOUTRINA MORAL DA BÍBLIA (segunda parte).

Jesus trouxe um discurso mais humanista em relação ao Velho Testamento. Mas suas frases de amor ao próximo, perdão e compaixão são violentamente eclipsadas por frases e ensinamentos que contradizem tudo o que ele havia falado sobre o amor e a bondade. Críticos costumam dizer que pesando na balança, a herança do cristianismo é infinitamente mais maléfica do que boa para o mundo. Vamos ver em que se baseiam estes críticos:

Intolerância à liberdade religiosa.

Quando Jesus pronunciou: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a boa notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado.” (Marcos 16,15), ele estava plantando a semente da discórdia entre cristãos e todos aqueles que tinham outro pensamento – os que seguiam outras religiões e os ateus e agnósticos. Na frase acima, Jesus está dizendo que só vai para o céu quem crer nele e for batizado; os outros bilhões de seres humanos irão para o inferno, onde haverá choro e ranger de dentes...mas Jesus te ama!

Essa teologia de Jesus diz que é mais importante você acreditar do que ser bom. Por exemplo: um estuprador e assassino de criancinhas vai para o céu, caso se arrepender e acreditar em Jesus. Mas um judeu ou ateu, mesmo que tenham sido bons maridos, bons pais, bons cidadãos, vão para o inferno.

Pare e pense um pouco. Isso faz sentido? Isso torna Jesus um Deus sábio e bom ou o torna semelhante a um rei tirano e cruel, que para não mandar seus súditos para a masmorra, exige deles servidão total?

Veja mais duas frases de Jesus que ferem sua imagem de deus sábio e amoroso:

“Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.” (João 15,6). “Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu pai que está nos céus.” (Mateus 10,33). A mensagem é óbvia: se não crer em Jesus, arderá no fogo do inferno para sempre. Isto seriam boas novas ou o decreto de um governante tirano?

Moral sexual e machismo.

O apóstolo Paulo, que, segundo a Igreja, era inspirado em Jesus Cristo, também contribuiu para consolidar o caráter intolerante, machista e misógino do cristianismo: “Se alguém não amar o Senhor, seja maldito!” (1 Coríntios 16, 23). “Se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!” (Gálatas 1,9). “Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma.” (1 Coríntios, 7,1). “Mas quero que saibais que Senhor de todo homem é Cristo, senhor da mulher é o homem.” (1 Coríntios 11,3).

“Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio. pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva. E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão.” (1 Timóteo 2,11). A mulher deve ser submissa ao homem (Efésios 5,24).

Pode essa doutrina moral ter sido dada por um Deus bom e sábio? Não, portanto a Bíblia não é a palavra de Deus.