Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CINCO MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO TEMER O INFERNO

Das crenças religiosas, a que mais causa medo nas pessoas é o castigo no inferno. Todos que nascem numa religião monoteísta crescem doutrinados a acreditar que o inferno existe. Não cabe aqui falar dos graves problemas de ordem emocional e psíquica que a crença num castigo pós-morte traz para o crente, mas segundo os melhores terapeutas, são muitos. Para ajudar aqueles que se sentem angustiados com a possibilidade de serem mandados para a prisão de eterno martírio, apresento cinco argumentos que destroem o mito do inferno:

1. A crença de que existe um castigo para os maus no além-túmulo já existia entre os mesopotâmicos há cinco mil anos. Provavelmente teve sua origem no homem primitivo, que imaginava um deus igual ao pai ou chefe da tribo, que premiava os bons e punia os maus.

2. Os sacerdotes perceberam que a melhor arma para manter o povo sob seu domínio era convencê-lo de que os deuses castigariam os desobedientes num lugar de terríveis sofrimentos depois da morte, e assim a ideia foi se fortalecendo de geração em geração.

3. Cada cultura tem sua própria visão de inferno. As mais novas copiam as mais antigas e adaptam para sua realidade. A imaginação dos sacerdotes não tinha limites. Por exemplo, no antigo Egito, os pecadores eram devorados pelo demônio Ammit (Amut), uma fera com cabeça de crocodilo e o corpo com partes de leão e hipopótamo.

4. Todos que creem imaginam Deus um Ser infinitamente bom, sábio e amoroso. Ora, um pai que ama seu filho, jamais iria trancá-lo numa cadeia de sofrimento eterno, por pior que fosse seu filho. Então Deus também não o faria. Muito menos permitiria que no mundo por Ele criado existisse lugar tão terrível (Uso o pronome no masculino por conveniência linguística).

5. Segundo a crença, Deus é onipotente, conhece o futuro, já sabe como seremos. Só um Deus cruel e sádico iria colocar uma pessoa no mundo para depois enviá-la para o eterno castigo. Não há lógica em um Deus bom punir uma pessoa que Ele mesmo criou, e que não pediu para nascer.

Fernando Bastos
Enviado por Fernando Bastos em 17/06/2017
Reeditado em 17/06/2017
Código do texto: T6029822
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Fernando Bastos
Guaramirim - Santa Catarina - Brasil, 59 anos
86 textos (15859 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/03/21 18:20)
Fernando Bastos