O ESPIRITISMO E A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

O ESPIRITISMO E A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Os Portageiros. Eram os colaboradores de baixa categoria , encarregados principalmente da arrecadação dos direitos à entrada nas cidades. Suas funções correspondiam aproximadamente às dos guardas alfandegários e dos recebedores de barreira; eles sofriam a mesma reprovação aplicada aos publicanos em geral. É por essa razão que, no Evangelho, encontra-se , frequentemente , o nome publicano unido ao de gente de má vida; essa qualificação não implicava na de debochados e de pessoas de honra duvidosa ; era um termo de desprezo, sinônimo de pessoas de má companhia , indignas de conviverem com pessoas de bem. Os Fariseus-(do hebreu Parasch, divisão, separação).

A tradição formava uma parte importante da teologia judaica; ela consistia na coletânea das interpretações sucessivas dadas sobre o sentido das Escrituras, e que se tornavam artigos de dogmas. Era entre os doutores, objeto de intermináveis discussões, o mais frequentemente sobre simples questões de palavras ou de forma no gênero das disputas teológicas e das sutilezas da escolástica da Idade Média, daí nasceram diferentes seitas que pretendiam ter, cada uma, o monopólio da verdade e, como acontece quase sempre, detestando-se cordialmente uma das outras.

Os fariseus - Em contraste com os saduceus, os fariseus eram em sua maioria empresários de classe média e, por conseguinte, tinham contato constante com o homem comum. Os fariseus eram muito mais estimados pelo homem comum do que os saduceus. Apesar de serem uma minoria no Sinédrio, eles pareciam controlar o processo decisório do Sinédrio muito mais do que os saduceus, já que tinham o apoio do povo. Religiosamente, eles enxergavam a Palavra Escrita como inspirada por Deus. Na época do ministério terreno de Cristo, a Palavra Escrita teria sido o que é agora o nosso Antigo Testamento. No entanto, eles também enxergavam a tradição oral com a mesma autoridade e tentaram defender sua posição ao argumentar que estas tradições podiam ser traçadas de volta para Moisés. Isso era nada menos do que legalismo. Estas tradições tinham evoluído ao longo dos séculos. Estas tradições acrescentaram à Palavra de Deus, e isso era proibido (Deuteronômio 4:2; Apocalipse 22:18-19).

Os fariseus procuravam obedecer rigorosamente a estas tradições juntamente com o Antigo Testamento. Os Evangelhos abundam com exemplos dos fariseus tratando essas tradições como sendo iguais à Palavra de Deus (Mateus 9:14, 15:1-9, 23:5, 23:16, 23; Marcos 7:1-23; Lucas 11:42) . No entanto, eles permaneceram fiéis à Palavra de Deus com referência a algumas outras doutrinas importantes. Em contraste com os saduceus, os fariseus acreditavam no seguinte: 1. Eles acreditavam que Deus controlava todas as coisas mas que decisões tomadas por indivíduos também contribuíam para o que acontecia no curso da vida de uma pessoa. 2. Eles acreditavam na ressurreição dos mortos (Atos 23:6). 3. Eles acreditavam em uma vida depois da morte, com a devida recompensa e punição individual. 4. Eles acreditavam na existência de anjos e demônios (Atos 23:8). (Grifo nosso).

Embora os saduceus tenham deixado de existir após a destruição de Jerusalém e do Templo por serem um grupo em grande parte de natureza política, os fariseus, os quais estavam muito mais preocupados com o estado religioso de Israel, continuaram a existir muito além da destruição de Jerusalém. Na verdade, os fariseus eram contra a rebelião que causou a destruição de Jerusalém em 70 D.C, e foram os primeiros a fazer a paz com os romanos depois. Os fariseus também foram responsáveis pela compilação do Mishnah, um documento importante com referência à continuação do judaísmo após a destruição do lugar central de culto, o Templo.

Tanto os fariseus quanto os saduceus foram muito censurados por Jesus. Talvez a melhor lição que podemos aprender com os fariseus e saduceus é a de não ser como eles. Ao contrário dos saduceus, devemos acreditar em tudo o que a Bíblia diz, incluindo no supernatural e em vida após a morte. Ao contrário dos fariseus, não devemos tratar tradições como tendo igual autoridade com a Escritura, e não devemos permitir que o nosso relacionamento com Deus seja reduzido a uma lista legalista de regras e rituais. (Fonte: https://www.gotquestions.org/Portugues/Saduceus-Fariseus.html). Entre essas seitas, a mais influente era a dos fariseus , que teve por chefe Hillel, doutor , judeu nascido na Babilônia, fundador de uma escola célebre onde se ensinava que a fé não era devida senão às Escrituras.

Sua origem remonta aos anos de 180 ou 200 anos antes de Cristo. Apesar dos fariseus serem rivais com os saduceus, eles conseguiram colocar suas diferenças de lado em uma ocasião - o julgamento de Cristo. Foi neste ponto que os fariseus e saduceus se uniram para colocar Cristo à morte (Marcos 14:53, 15:1, João 11:48-50). Eles foram perseguidos em diversas épocas , notadamente sob Hircânio, soberano pontífice e rei dos judeus , Aristóbulo e Alexandre , rei da Síria, entretanto , este último tendo lhes restituído suas honras e seus bens, eles recuperaram seu poder que conservaram até a ruína de Jerusalém , no ano 70 da era cristã, época na qual seu nome desapareceu em consequência da dispersão dos Judeus.

Acreditavam, ou pelo menos faziam profissão de crer, na Providência, na imortalidade da alma, na eternidade das penas e na ressurreição dos mortos. Escribas- Nome dado, no principio, aos secretários dos reis de Judá, e a certos intendentes dos exércitos Judeus; mais tarde , esta designação foi aplicada especialmente aos doutores que ensinavam a lei de Moisés e a interpretavam ao povo. Eles faziam causa comum com os Fariseus, dos quais partilhavam os princípios e a antipatia contra os invasores; por isso. Jesus os confunde na mesma reprovação. Na Bíblia, o escriba eram o grupo do especialista na interpretação da Lei de Deus. A função de um escriba era:- interpretar a Lei de Moisés,-solucionar questões difíceis de interpretação;- fazer cópias exatas da Lei para o uso nas sinagogas.- referência na interpretação da Lei de Deus.- uma espécie de teólogo do tempo de Jesus- considerado um mestre da Lei;- conceituado professor- também chamado de doutor da Lei.

Escribas, os doutores da lei sua importância. Na época de Jesus, os escribas, devido sua presença e importância no judaísmo faziam interpretações da Lei, e formaram uma “tradição”, uma espécie de “lei” paralela que eles mesmos escreveram e que a atribuíam como sendo a vontade de Deus e da qual eram doutores. Jesus teve muitas dificuldades com os escribas e seguidamente discutiam. Veja um exemplo: “Por que os teus discípulos violam a tradição dos antigos? Pois que não lavam as mãos, quando comem” (Mateus 15,2). Bíblia de Jerusalém. Lavar as mãos antes das refeições foi uma “lei” ditada pelos escribas por “tradição”.

Não há nenhuma lei na Bíblia mencionando essa obrigatoriedade. Estas diversas “tradições” fez com que Jesus se dirigisse aos escribas de forma dura, pois eles haviam se desviado da sua verdadeira função: “Amarram fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo se dispõem a movê-los” (Mateus 23 2- 4) Bíblia de Jerusalém. Escribas e Fariseus condenaram a Jesus ao martírio. Tramaram planos para matá-lo devido a não concordarem com sua autoridade: “A Páscoa e os ázimos seriam dois dias depois, e os sumos sacerdotes e os escribas procuravam como prendê-lo por meio de um ardil para matá-lo.” (Marcos 14,1) Bíblia de Jerusalém. (Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=10001)

As Sinagogas-(Do grego Sunagogue, assembleia, congregação) não havia na Judeia senão um único templo, o de Salomão, em Jerusalém, onde se celebravam as grandes cerimônias do culto. Os judeus para si seguiam todos os anos em peregrinação, para as principais festas, tais como as da Páscoa, da Dedicação e dos Tabernáculos. Foi nessas ocasiões que, para lá, Jesus fez várias viagens. As outras cidades não tinham templos , mas sinagogas, edifícios onde os Judeus se reuniam aos sábados para fazer preces públicas , sob a direção dos Anciãos , dos escribas ou doutores da lei, faziam-se aí , também leituras tiradas dos livros sagrados que eram explicadas e comentadas cada um podia nelas tomar parte e, por isso, Jesus, sem ser sacerdote, ensinava nas sinagogas , nos dias de sábado. Depois da ruína de Jerusalém e da dispersão dos Judeus, as sinagogas , nas cidades que eles habitavam , serviam-lhes de templos para celebração de culto.

As sinagogas era o local onde os Judeus se reuniam. Os Sábios consideravam a sinagoga um local que ocupava o segundo lugar em santidade, ficando atrás somente para o Templo, e referiam-se a ela (e salas de estudo, também) como o mikdash me'at, o pequeno santuário (Meguilá 29a). Eles derivaram este termo de Ezekiel 11:16, onde está escrito "mesmo assim tenho sido para eles como um pequeno santuário." A sinagoga é apenas um instrumento da fé judaica. Embora relevante em seu papel, não constitui a parte central do judaísmo, pois ele não está alicerçado em qualquer instituição, mas na Torá, Escrita e Oral.

A sinagoga é um local que contribui para a coesão da comunidade e é sagrado somente em virtude do uso que se faz dele, como as preces e o estudo religioso. Os serviços religiosos podem ser conduzidos por leigos, membros da instituição, que devem possuir conhecimento e treino para fazê-lo. A administração e manutenção da instituição geralmente ficam a cargo deles, que podem ser voluntários ou eleitos para ocupar postos de liderança. Embora seja desejável e costumeiro que uma congregação contrate os serviços de um rabino para fornecer orientação religiosa, direção e liderança a uma comunidade, existem sinagogas, especialmente as pequenas, que funcionam sem um rabino.

As sinagogas e salas de estudo devem ser tratadas com respeito e reverência já que sua santidade é muito grande. Devemos nos conscientizar da Divina Presença que paira sobre um mynian, quórum de dez homens judeus, nos vestir e nos comportar, bem como rezar, de acordo. Assim como o Santuário antigo em Jerusalém era o Grande Templo da fé judaica, também toda sinagoga e casa de estudo são consideradas um mikdash me'at, um santuário em menores proporções. Não se pode comer ou beber, nem correr dentro da sinagoga, mas caminhar com dignidade e respeito e transmitir este comportamento aos filhos, através do exemplo. As sinagogas são autônomas. São mantidas e controladas localmente por qualquer grupo de Judeus que desejam ter uma sinagoga em seu meio.

Saduceus- Seita judia que se formou por volta do ano 248 antes de Cristo; assim chamada em razão de Sadoc, seu fundador. Os saduceus não acreditavam nem na imortalidade da alma , nem na ressurreição, nem nos bons e maus anjos. Entretanto eles acreditavam em Deus , mas não esperando nada depois da morte , não o servindo senão com o objetivo de recompensas temporais, ao que, segundo eles , se limitava sua providência, também a satisfação dos sentidos era, a seus olhos, o objetivo essencial da vida. Historicamente, a questão da derivação e significado do nome "Saduceus" foi estreitamente ligada à questão da natureza do grupo.

Desde Abraham Geiger argumentou que os saduceus eram a aristocracia sacerdotal, a maioria dos estudiosos têm declarado que seu nome foi derivado de "Zadoque", o nome do sumo sacerdote durante o reinado de Salomão (I Reis 02:35;. Cf Ez 44 : 15; 48:11). Assim, os saduceus são pensados para ter sido o partido do Zadokite elite sacerdotal. Há problemas com esta construção, no entanto. O "Zadoque" etimologia não explica a duplicação do "d". Além disso, quando os saduceus apareceu em cena, o acórdão padres foram Hasmoneus, não zadoquitas. É improvável que o Hasmoneans teria se aliaram com um grupo rival sacerdotal cujo nome muito posta em causa à legitimidade do sacerdócio Hasmoneus alta.

Mais recentemente, muitos estudiosos têm argumentado que os saduceus eram essencialmente uma confederação de homens ricos e poderosos (o que inclui membros da aristocracia sacerdotal), que teve uma secular-pragmática, em vez de um religioso-ideológico, postura em relação à nação e suas leis. Junto com essa visão, etimologias novas para "Saduceus" têm sido oferecidas. TW Manson propôs que por trás do nome estava o syndikoi título grego, significando "agentes fiscais". R. do Norte sugeriu que os saduceus se viam como administradores da justiça e que o seu nome foi derivado de outra forma unattested Piel adjetivo sadduq ("apenas").

Estas e outras etimologias resolver alguns problemas, mas levantam novos; no fundo, todos eles permanecem especulativos. Em face da ausência total de Sadducean fontes, parece sensato que admitir que tanto a natureza exata dos saduceus e a derivação de seu nome ainda permanecem incertas. Essênios ou Esseus- seita judaica fundada por volta do ano de 150 antes de Cristo; ao tempo dos Macabeus, e cujos membros, que habitavam espécies de monastérios, formavam entre eles uma espécie de associação moral e religiosa. Distinguiam-se pelos costumes brandos e virtudes austeras ensinavam o amor a Deus e ao próximo, a imortalidade da alma, e acreditavam na ressurreição. Viviam no celibato, condenavam a servidão e a guerra, tinham seus bens em comum, e se entregavam à agricultura.

Em oposição aos Saduceus sensuais que negavam a imortalidade, aos Fariseus rígidos para as práticas exteriores, e nos quais a virtude não era senão aparente, eles não tomavam parte nas querelas que dividiam essas duas seitas. Seu gênero de vida se aproximava ao dos primeiros cristãos, e os princípios de moral que professavam fizeram algumas pessoas pensarem que Jesus fez parte dessa seita antes do início de sua missão pública. O que é certo, é que ele deve tê-la conhecido, mas nada prova que a ela se filiou, e tudo o que escreveu a este respeito é hipotético.

Terapeutas- (do grego thérapeutai de thérapeucin, servir, cuidar, dizer, servidores de Deus ou curandeiros); sectários judeus contemporâneos de Cristo, estabelecidos principalmente em Alexandria, no Egito.

Tinham uma grande semelhança com os Essênios, dos quais professavam os princípios com estes últimos, eles se entregavam à prática de todas as virtudes. Sua alimentação era de extrema frugalidade; devotados ao celibato, à contemplação e à vida solitária, formavam uma verdadeira ordem religiosa. Filon; filósofo judeu platônico de Alexandria foi o primeiro que falou dos terapeutas; considerou-os uma seita do judaísmo. Eusébio, São Jerônimo e outros Pais da Igreja pensavam que eram cristãos. Fossem judeus ou cristãos, é evidente que, da mesma forma que os Essênios, eles formavam o traço de união entre judaísmo e o Cristianismo. Depois falaremos sobre os dois grandes filósofos da Antiguidade: Sócrates e Platão, percussores da ideia cristã e do espiritismo. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA ALOMERCE- DO PORTAL CEN(LUSO –BRASILEIRO)-RECANTO DAS LETRAS- DO PARA LER E PENSAR.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 03/11/2017
Código do texto: T6161239
Classificação de conteúdo: seguro