TEOLOGIA PASTORAL – A DIFERENÇA ENTRE LIDERANÇA E MINISTÉRIO

Eu estava lendo o texto do pastor americano George O. Wood e não me esqueço da diferenciação que ele fez sobre liderança e ministério.

O pastor Wood, nos conta que ele chegou a ter uma equipe de 35 pessoas que o auxiliavam diretamente, onde um dos seus maiores trabalhos era delegar corretamente as funções. Assim o pastor Wood poderia ser fiel à sua agenda e compromissos. Ele chegava no seu escritório de manhã e já ia abrindo a sua agenda e observando os afazeres do dia e assim a vida transcorria normal, durante muito tempo. Um dia a Igreja o mudou de localidade e lhe deu apenas um ajudante. A partir de então, o pastor viu-se a todo instante sendo interrompido por várias ligações, que iam crescendo e tomando o seu dia todo, todos os dias. O pastor sentia-se muito incomodado, porque já não conseguia obedecer à sua agenda. Ele sentia-se entristecido.

O pastor Wood nos conta que o que o ajudou foi um texto devocional de um amigo. O texto lembrava a diferença entre liderança e ministério e falava das interrupções que ocorriam com Jesus. Ele lembra que o ministério de Jesus fluía das interrupções. Nenhum dos milagres de Jesus estava nas listas do que fazer. Ele não se levantava de manhã e dizia: Bom, hoje vou curar dez leprosos, dois cegos e um paralitico e libertar alguns possessos. A mesma coisa ocorria com seus ensinamentos. Ele fez um discurso sistemático no Sermão do Monte, nas parábolas do Reino e no sermão do Monte das Oliveiras (Mt 5-7, 13, 24, 25), demais, o restante praticamente foi resposta de perguntas que lhe fizeram. Não saberíamos o que é nascer de novo, se ele não tivesse sido interrompido por Nicodemos, ou ficaríamos sem lições importantes sobre adoração, se ele não tivesse se encontrado com a mulher samaritana.

Lemos em Marcos 5.21 que Jesus estava atendendo a uma multidão e foi interrompido por Jairo que lhe pediu para ir à sua casa, pois sua filhinha estava morrendo. Ai enquanto Jesus abandonava a multidão e ia atrás da interrupção, que era Jairo, houve uma interrupção da interrupção e apareceu uma mulher com um grave problema de hemorragia, que sofria a doze anos. A tradição diz que essa moça, ou senhora, com essa hemorragia, se chamava Veronica.

Há muito a se falar sobre esses três textos: a multidão, Jairo e Veronica, mas vamos pensar assim: Jesus estava ministrando a uma multidão, quando foi interrompido por Jairo e a interrupção da interrupção com Veronica.

Liderança fala em se dar prioridade á multidão. Liderança fala em liderar, comandar, mostrar o caminho. Ministério, entretanto, é algo que se faz corpo a corpo, individual. Jesus nos mostra que tinha liderança, mas tinha também um ministério.

O pastor Wood, após ter lido e entendido o que o irmão escreveu – que tenho a impressão clara que o irmão escreveu como resposta às duvidas do pastor Wood, direcionado pelo Espírito Santo – acalmou o seu coração e saia o que deveria fazer.

As agendas podem ser um grave problema para algumas pessoas. Jesus acordava de manhã, livre, sem nada na agenda, mas apenas com a direção do Espírito para ir a algum lugar naquele dia. Você vai pra lá, ou vem pra cá, que eu Deus vou fazendo as coisas acontecerem, essa é a ideia.

A Igreja precisa mais do que nunca de liderança. O papel dos lideres e talvez principalmente do pastor, seja direcionar as pessoas e leva-las a exercerem em plenitude o seu ministério. Com não salvos os levamos à salvação, com cristãos nós despertamos os seus ministérios.

A interrupção aqui assume o papel de não se atarefar além do seu ministério. Explico isso: Eu quando entrei na Igreja, participava do grupo dos jovens, do coral, da Escola Dominical, do Evangelismo, não faltavam nos cultos que eram de segunda a domingo e quando haviam vigílias eu também participava. Ai a gota dagua foi que fui convidado para entrar no ministério da musica e entendi que o Espírito Santo me apertou e me fez decidir se eu ficaria no ministério da Palavra ou no da musica. Eu entendi no Senhor que fui chamado para o ministério da Palavra e que isso demandaria tempo: ler, estudar, aprender. Eu sai de todos os outros afazeres desde então e tenho me dedicado a aprender a Palavra. Com o tempo recebi convites para cantar, para aprender musica, para fazer parte do grupo dos homens, para ser professor da Escola Dominical, para fazer teatro na Igreja. Todos esses afazeres são válidos, mas hoje sei exatamente qual é o meu ministério: Pregação e ensino da Palavra.

Todos precisamos saber exatamente qual é o nosso ministério, onde fluímos melhor no Senhor e ficar ali. Eu me lembro do relato de um irmão pastor inglês que pregou durante dezesseis anos o livro de Marcos e de outro pregador que disse que poderia começar a pregação em qualquer lugar, mas teria que acabar na Cruz e em Jesus e ai Deus operava. Você tem que conhecer o seu ministério e o seu chamado. Quem foi chamado para cantar, por que esta pregando? Quem foi chamado para pregar, porque esta cantando?

Por fim esse assunto me lembra a oração. Muitas pessoas não oram porque não recebem e não recebem porque oram mal, e como não recebem não oram nada. Vamos imaginar que orar é falar com quem pode resolver o seu problema. Você nem precisa pedir, mas você precisa explicar o problema a Deus, dizer a ele onde dói, ou o que esperava que acontecesse. Você ora e deixa na mão de Deus. Algumas coisas vão demandar ter uma resposta e a resposta virá, talvez um ou dois dias depois, na próxima pregação, no próximo culto, através do pregador da noite. Pode ser que a sua resposta venha num sonho, ou numa iluminação do Espírito. Mas o que quero frisar não é isso, mas sim que devemos orar sem uma pauta a dizer a Deus. Nós devemos entrar na presença de Deus e o que advirá daí a gente não sabe. Uma vez eu fui orar e assim que comecei a orar comecei a chorar e chorei o tempo todo em que estava orando, até que parou o choro e a oração. Eu enxuguei os olhos e pensei comigo: Puxa o que será que aconteceu? Qual foi o operar do Espírito aqui? Outras vezes, assim que comecei a orar fui tomado pelo Espírito em visões e revelações. Muitas vezes precisava ouvir Deus falar comigo algumas coisas particulares, e fui tomado por um Espírito de Pregação ( O Espírito Santo) e comecei a pregar pra mim mesmo, algumas foram mensagens muito duras, outras foram verdadeiras profecias. Na maioria do tempo a gente ora e até parece que Deus nem está ouvindo, mas de vez em quando algumas manifestações acontecem.

Ore, contando com a interrupção do Espírito. Viva o seu dia com a ideia de ministrar a multidões, o que é liderança, mas saiba que em algum momento poderá ser requerido um corpo a corpo, um individual, o que é a manifestação de um ministério.

Nunca podemos nos tornar profissionais o suficiente para não enxergar mais as necessidades dos indivíduos e só enxergarmos as multidões. Não devemos nos sentir frustrados por estar fazendo uma obra para o Espírito e sermos interrompidos naquilo, para fazer outra coisa e talvez ser interpelados no meio do caminho para fazer outra coisa ainda. Jesus estava ministrando a multidões, ai vem Jairo, no que achou ser tão importante o que lhe acontecia que ele parou de ministrar as multidões e passou a seguir um homem só, mas no meio do caminho, uma mulher, com um problema também muito grave, interrompeu de novo a caminhada de Jesus.

Você está pronto para ser interrompido pelo Espírito hoje e deixar de lado um pouco a sua agenda e seus afazeres e ir seguir um caminho que nem em sonhos tinha imaginado para o dia de hoje?

É interessante que Jesus era um estudioso da Palavra, mas que na grande maioria do tempo ele estava pronto a responder as perguntas que lhes faziam. Responder as perguntas é mais difícil do que preparar o sermão da noite. Responder as perguntas é estar preparado para elas, assim que elas surgirem, seja dia, ou seja noite. Eu me preparo para responder perguntas, perguntando a mim mesmo sobre vários assuntos.

A gente precisa de uma união de liderança e ministério: Liderança ministerial.

Amém.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 12/12/2017
Código do texto: T6197104
Classificação de conteúdo: seguro