Submissão a Deus

Submissão a Deus

No meio cristão, todos se dizem servos de Deus, mas poucos são os que se submetem ao senhorio dele. Aliás, apesar do exemplo dado e deixado pelo mestre Jesus, não vemos muitos imitando-o. Por que isso acontece ou qual a razão para isso?

Alguns registros incluídos nas sagradas escrituras mostram servos chamados e comissionados para missões das quais eles se desincumbiram com esmero, nada obstante não terem tradição como profetas ou sacerdotes.

Um desses casos foi Amós, o qual disse que não era profeta nem filho de profeta, mas boiero e cultivador de sicômoro, e o Senhor o chamou dessas funções e o mandou profetizar para Israel.

Outro foi Eliseu. Este se encontrava arando a terra com doze juntas de bois, e Elias lançou a sua capa sobre ele, o qual deixou o que fazia e seguiu aquele profeta, tendo sido ungido por ele para substituí-lo nessa função após o arrebatamento dele.

Ainda mais outro, Davi, que era pastor de ovelhas do seu pai, e Deus mandou ungi-lo rei sobre as doze tribos de Israel em substituição de Saul, o primeiro rei daquele povo.

Num passado mais recente, na nova dispensação da graça, os apóstolos escolhidos por Jesus dentre os seus discípulos para esse ministério.

Também Paulo, o maior evangelista, escolhido como apóstolo dos gentios. Ele fundou igrejas na Ásia, Europa, etc, e acabou a sua vida decapitado pelos Romanos.

E Jesus, o qual sendo igual a Deus não usurpou o ser igual a Ele, mas se fez de servo, e se deixou bater, cuspir, zombar e matar, para ser exemplo e modelo para os seus seguidores. Quando próximo da sua prisão, disse em oração ao Pai: “Se for possível passa de mim esse cálice, mas não seja feito segundo a minha vontade mas a tua”.

Outra grande serva submissa foi Maria, sua genitora, a qual, quando avisada que seria mãe do Salvador, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a sua vontade”.

Mas, e hoje, quantos aceitam sofrer por amor de Cristo? Muitos têm sido chamados, recebido dons, mas não se entregam completamente, e ficam divididos entre servir a Deus e servir a homens, seja em trabalho secular, seja como mulher e mãe. Servem a Deus nas horas vagas ou quando lhes sobra tempo, o que é quase impossível.

Paulo escreveu que, se estivesse servindo a homens, ele não poderia ser servo de Cristo.

Alguns esperam por um chamado de viva voz por Deus, o que não ocorre por não ouvirem a sua voz e não darem fruto, razão porque não são limpos para darem mais frutos.

Jesus disse aos seus discípulos para que orassem ao Pai para que ele mandasse trabalhadores para a seara, porque ela é grande, mas poucos os ceifeiros.

Alguns se arvoram ser mestres, apesar de não entenderem o que dizem, e ainda se opõe aos que estão semeando a palavra de Deus e se esforçando para cumprir o IDE mandado por Jesus.

Ferryboat Obidense III - Rio Amazonas entre o município de Oriximiná, Pará, e o Estado do Amazonas, 02/03 de janeiro de 2018.

Por Oli Prestes

Missionário