COMPREENDENDO DEUS NA HISTÓRIA DE ABRAÃO

“Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".”

Gênesis 12:1-3

Durante os anos eu tenho ouvido muitas palavras sobre Abraão. Quando vamos lendo os capítulos de Gênesis, que tratam sobre Abraão, apesar de que hajam outras pessoas aparecendo na história, duas pessoas se destacam e uma delas é sempre relegada ao esquecimento, ou ao ostracismo. Eu estou falando de Deus.

É inegável que nos relatos da história de Abraão, Deus é importantíssimo, aliás, mais importante do que Abraão. A partir de Abraão, Deus vai se revelando aos poucos. A Bíblia é um livro que vai mostrando a sua história de forma progressiva, nos levando, ou arrastando para um desfecho. E Deus o autor da história vai se mostrando aos poucos, conforme as situações vão acontecendo. Acredito, aliás, que a Bíblia é só uma prévia do que virá. O melhor ainda está por vir. Você já notou como sabemos tanto de Deus, conforme é descrito na Bíblia e no fundo sabemos tão pouco? Só foi revelado o que Ele quis revelar, para essa etapa da vida. Tem mais, com certeza tem mais.

Aqui temos um texto que podemos descrever como Deus na história de Abraão. E nessa história nós temos a todo instante a idéia que Abraão anda com Deus. Isso se chama de Teofania. Teofania é a manifestação visível de Deus na Terra. Teofania é quando a eternidade entra na história, quando Deus vem visitar seu povo. A impressão que temos na história de Abraão, é que Abraão anda com Deus a todo tempo, prá cá e prá lá. Transparece a amizade de Abraão com Deus.

A Bíblia nos apresenta muitas Teofanias, onde Deus entra na história humana. Jesus é a Teofania literal. É o próprio Deus, em seu Filho, que visita os homens através do Filho. Mas a Bíblia mostra muitas outras Teofanias, como por exemplo, quando Israel estava no deserto e Deus manda o povo santificar, pois em três dias Deus viria falar com o povo e quando Deus “desce” no Monte Sinai, vemos o monte soltando fumaça e raios e trovões no topo do monte. Deus entrou na história humana.

Outra passagem famosa é quando o Espírito Santo capacita a Igreja para ela ser testemunha no mundo e línguas de fogo foram vistas nas cabeças do povo e um vento soprou dentro do recinto. As línguas de fogo falavam da presença do Espírito, mas o vento que soprou muito forte dentro de um ambiente fechado, fala de Deus. O Eterno entrou no tempo.

Não foi diferente com Elias. Presta atenção, pois se chegou grandiloquente, causando, com espalhafato é Deus Pai quem chegou. O Espírito Santo em geral é uma voz suave dentro de nossas mentes. Observe a passagem de Elias. Deus manda Elias sair da caverna pois o Senhor ia passar. Veio então um vento tão forte que quebrava as pedras e destruía o monte. E depois um terremoto e um fogo e depois de tudo isso veio uma voz mansa e falou com ele. E Deus não estava no vento, nem no terremoto e nem no fogo. Como explicar isso? Simples. Deus é Deus e o vento é o vento, o fogo é o fogo e por ai vai.

O que quero frisar é que Deus quando chega, vem causando. Deus entra na história humana com estardalhaço. Moisés teve uma Teofania, viu um mato seco pegando fogo e o fogo não acabava nunca de queimar. Deus não estava no fogo. E por fim uma passagem que gosto bastante pelo aspecto visual é que Deus de vez em quando, nem sempre aparecia em forma de nuvem sob o Tabernáculo, no deserto. Ai o povo corria apavorado. "Corre, corre, Deus chegou” Hein!? Como assim Deus chegou. Ele está o tempo todo com vocês durante quarenta anos, de dia em forma de nuvem que fica parada em cima de vocês. Israel tem uma nuvem particular que de noite vira uma coluna de fogo e além de clarear, esquenta a noite fria e vocês dizem que Deus chegou? O interessante disso tudo é que eles estavam certos. Se não fosse assim como iríamos explicar que Deus disse, vamos descer e ver o que estão fazendo, na passagem da Torre de Babel. A Eternidade Deus, entra no temporal, com raios e trovões e ai não há Torre que aguente.

A TEOFANIA DE EZEQUIEL

E a Teofania de Ezequiel, então. Ezequiel viu um vento tempestuoso vindo do norte; uma grande nuvem, com um fogo dentro da nuvem, soltando labaredas de fogo e do meio do fogo viu algo com um brilho muito forte. E do meio da nuvem saiam quatro seres fantásticos, com rosto de leão, de boi, de homem e de águia, todos tinham asas e no meio deles havia ardentes brasas de fogo, ou tochas que se moviam e o fogo ficava mais forte e do fogo saiam relâmpagos. E os seres corriam como um raio. Ai ele viu rodas gigantes debaixo dos seres e era uma roda no meio da outra e as rodas estavam cheias de olhos e por cima deles havia um arco-iris (olha Apocalipse quatro ai) e quando os seres andavam (ou rodavam) ele ouvia o som de muitas águas, uma cachoeira, como o barulho de um exército, o barulho de um tumulto. E em cima do arco-iris (firmamento) havia um trono e um homem sentado no trono. E o homem parecia pegar fogo dentro dele e ao seu redor. E ai Ezequiel caiu com o rosto na Terra, com medo do Senhor. E ai Deus falou: Filho do homem, fica de pé pois vou falar com você, quer dizer, vou te dar revelações que você ainda não teve.

Vê? Quando Deus chega é inegável. “Deus chegou, ele está em cima do Tabernáculo.”

Mas muitas teofanias não são Deus Pai, mas o Filho, Jesus. Antes de continuar, vamos pensar como é que Jesus pode aparecer antes de ter nascido. Quando Jesus foi ressuscitado, ele entrou na Eternidade. E na Eternidade é possível trafegar entre o passado, o presente ou o futuro. Quem aparecia em forma humana no Jardim do Éden era Jesus. E também com Josué.

DEUS É PAI

Algumas pessoas tentaram explicar Deus na Bíblia. Jesus chamou Deus de Pai e nos ensinou a oração do Pai nosso. Deus é pai e é Pai nosso, dos que cremos nele e creem em Jesus. É interessante que o Pai nosso, está no Céu. Afastado. A proximidade poderia ser prejudicial ao nosso crescimento e Deus em sua sabedoria nos libertou da sua presença. Já dissemos aqui que a ultima libertação de Jesus foi o da sua presença. “Vou para o Pai, mas não os deixarei órfãos.”

ISAQUE DEBAIXO DA LENHA

O pastor Douglas, da Quadrangular estava pregando sobre Isaque e ele falou certo, mas eu ouvi errado. E comecei a rir, com o que entendi. Eu entendi que Abraão colocou o filho Isaque para ser sacrificado no altar e colocou o fogo em cima. O menino, de uns dez, doze anos, sei lá, ficou sumido, escondido, abafado debaixo da lenha toda, uma pilha enorme, só dando para ouvi-lo falar e o bracinho prá fora da lenha. Ai o pai Abraão está jogando álcool em cima de tudo e quando já vai tacar fogo em tudo, o fósforo na mão, o menino fala. “Pai, eu estou notando que você vai fazer um churrasco.” “Só que o churrasco sou eu, é isso mesmo?” “É meu filho, você é o churrasco.” “Ah, então ta bom, beleza, era só pra saber. Continua ai.”

Quase que o Abraão enchurrascou o menino.

A PASTA DE DENTE

E já que a gente está aqui, eu queria pensar uma Palavra para os casais. É muito difícil estar casado. São dois egos diferentes. Casais que se amam, mas se odeiam - o ódio é por causa dos egos inflamados. “Eu faço, eu mando, eu compro, eu lavo a louça hoje e acabou.” “Então ta, a louça é sua.” Essas discussões, brigas e rinhas ocorrem devido ao ego que acostumado a ter tudo, quando se debate com uma oposição, quer sair no tapa. Um exemplo claro disso é a pasta de dente. Diga-se. a coitada da pasta de dente.

Casal novo só tem uma pasta para os dois. E ai quando vão escovar os dentes um agarra a pasta de um lado e o outro de outro e um quer a pasta enroladinha, para usufruir até a ultima gota e o outro pega no meio e torce a pasta. Um dá só uma lambidinha na escova com um dedinho de pasta, o outro aperta á vontade e voa pasta na pia, nos olhos, no cabelo, no espelho. Ai fica aquilo: um Poe a mão na pasta e o outro também, ai o primeiro coloca a outra mão (“a pasta é minha”) e o outro a outra mão. Porque acontece isso? Por que são novinhos e ainda não entenderam que no mercado tem mais pasta. O melhor é a esposa, ou o marido, que é certinho, ou certinha e enrola com cuidado a sua pasta de dente, tenha uma pasta e a outra pessoa tenha outra. Outro dia apareceu na TV um casal que estava pensando em se separar por causa de um pastel. É sério isso? É claro que é. São egos que não admitem se submeter ao outro e precisam demonstrar que não aceitam contrariedades. São egos inflamados, carnais. Carne está dominando.

Ainda sobre a pasta, a mãe do jovem vê ele escovando os dentes. Quando é pequenininho tudo bem, mas já adolescente escovando os dentes? A mãe estranha. Criança pequena quando aprende a escovar os dentinhos quer escovar toda hora, principalmente se a pasta for de sabores, e uva então. Acorda e vai escovar os dentes. Toma café e vai escovar os dentes. A mãe avisa daqui a pouco sai o almoço e a criança vai escovar os dentes. Nem almoça direito, pra escovar os dentes. Mas o adolescente não. Lógico que não todos. Um estudo de 2015 mostra que 20% dos jovens não escova os dentes diariamente e que só um em cada quatro jovens escovam duas ou mais vezes por dia, segundo pesquisa da Faculdade e Medicina da Universidade do Porto, em Portugal. Ai a mãe do jovem vê ele escovando os dentes, sexta–feira à noite e pergunta. “Você vai sair.” “O mãe, como você sabe?” “É que você está escovando os dentes. Seu pai já disse que você é um excelente filho, economizamos até na água do chuveiro com você, pois o porco não toma banho, ele disse. E agora você está escovando os dentes, numa sexta-feira á noite.” “É mãe, vai que eu dou sorte hoje e vou beijar muuuuuito.”

DEUS É AMOR

Muito pode ser dito a respeito do amor, mas eu só quero lembrar que amor, quem tem, verdadeiro é só Deus. Deus é amor e nós temos amor emprestado Dele. Até o amor errado é emprestado. Pois o detentor do amor é Deus.

A SEGUNDA AÇÃO É A DEDEUS, ENTÃO É REAÇÃO

“Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem.” Essa é uma das frases mais interessantes da Bíblia. Abraão andava e conforme ia nas localidades, poderia se deparar com gente que o abençoasse, assim com gente que o amaldiçoasse. O entendimento é Deus vindo lá atrás, com um atraso de um ou dois dias e Abraão indo pelo deserto com seu povo, com seu povo, sem Deus, sozinho. No caminho ele se depararia com gente que poderia amaldiçoa-lo, ou abençoa-lo. Deus promete que abençoaria os que abençoassem Abraão e amaldiçoaria os que amaldiçoassem Abraão. A Ação de Deus então aqui, não é a primeira, mas a segunda. E também não é ação, mas reação. É interessante que aqui vemos o livre-arbitrio em ação. As pessoas que amaldiçoassem Abraão, que não gostassem dele, ou até mesmo o odiassem, não podemos dizer que o faziam por causa do Diabo, mas antes porque era escolha delas odiarem Abraão. Amar ou odiar é uma escolha própria. Não podemos dizer que eram influenciados para o mal, pois senão a outra turma teria que ser influenciada para o bem. O resumo dessa ópera é o seguinte: as pessoas que odiavam Abraão o faziam porque não foram com a cara dele e não quiseram gostar dele e pronto. Mas sobre a outra turma também. Eles amaram Abraão, se solidarizaram com ele, o abençoaram, porque quiseram assim o fazer. Ou seja, se tem gente que te ama, dê valor, pois isso é próprio delas mesmas. Trate bem os outros para ser bem tratado. Ame os que te amam. Sobre os que te odeiam, deixa que Deus cuida, não se importe. Mas saia de perto.

COM ARAÃO DEUS SE MOSTROU...

PRESENTE - A impressão que temos é que Deus estava sempre na história de Abraão, a todo tempo. Não era a todo tempo, o tempo todo, mas era em momentos chave. Assim é conosco.

AMIGO – Deus era respeitoso com Abraão, assim como Abraão era respeitoso com Deus. Havia uma amizade entre os dois. Conosco não é diferente. Somos amigos de Deus, assim como Deus é o nosso grande amigo. Quando ninguém nos compreende, ou sente a nossa dor, Deus sabe e fala conosco, nos animando, exortando, fortalecendo.

ABENÇOADOR – Aprendemos na história de Abrão como o nosso Deus é abençoador. Assim como o amor, a benção parte dele e só dele. A prosperidade é dada por Deus e só por ele. A salvação vem dele e é para ele.

DEUS É CONSELHEIRO – Existe um ditado no mundo errado, que diz que se conselho fosse bom não se dava, mas se vendia. A Bíblia diz que o nosso Deus é conselheiro. Isso significa que ele anda e está preocupado conosco a ponto de nos aconselhar ao melhor. A palavra de Deus, pregada em nossos cultos já é um conselho. Se ouvirmos e praticarmos, vamos nos dar bem.

DEUS É ESCATOLÓGICO – Deus se mostrou a Abraão de várias formas e uma delas é eu ele mostrou que ele é escatológico. A benção de Abraão olhava para o futuro de toda a humanidade. Escatologia são revelações do futuro e Deus revelou a Abrão até quando ele iria morrer e que sua descendência seria enorme. Hoje professam serem filhos de Abraão, no mundo 3 bilhões de pessoas. São os cristãos, os muçulmanos e os árabes. É gente adoidado. Somos quase a metade do povo no mundo. Deus quer nos revelar o futuro, a vida, a história e o dia a dia. Precisamos estar em contato com ele. Assim o fazendo seremos abençoados, sempre.

É DEUS QUEM MUDA A HISTÓRIA – Abraão estava com uma história triste, queria um filho e havia uma incapacidade nele, ou em sua esposa. Deus intervém na história de Abraão e mudou a sua história para sempre. Deus quer mudar a nossa história. O desejo de Deus é nos abençoar.

E DEUS FALA...

Deus fala dele mesmo, a respeito de nós, ou o que quer fazer conosco: “E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.” Êxodo 15:26

“Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.” Hebreus 6:13,14

O QUE FALARAM DE DEUS

“As investigações científicas revelam novas maneiras com as quais Deus trabalha e nos trazem revelações mais profundas do totalmente desconhecido”. Maria Mitchell (1818-1889), primeira astrônoma norte-americana e primeira mulher a ser nomeada para a Academia Americana de Artes e Ciências.

"Não há nada pequeno em Deus". Spurgeon.

“Deus é 10.” Internet, autor desconhecido.

Amém.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 12/01/2018
Reeditado em 23/01/2018
Código do texto: T6224448
Classificação de conteúdo: seguro