ARREPENDIMENTO OU REMORSO? QUAL A DIFERENÇA DIANTE DA PALAVRA DE DEUS?

Qual a diferença entre remorso e arrependimento, dentro da Palavra do Senhor, foi um dos temas propostos pelo irmão Juarez, da cidade de Guiratinga no MT, quando ainda morávamos em Franca SP.

Nos chamou muita atenção pela sutileza das palavras e principalmente, porque uma indagação dessa só poderia vir de uma alma que realmente ja tivesse experimentado a presença do Senhor e Sua fé salvífica.

Afinal, remorso e arrependimento são experiências comuns a quem já se aproximou da salvação eterna, e creia, com toda a certeza ela (a salvação eterna) começa a se manifestar aqui, ainda nesta terra, por humanos simples e mortais, através de um ato: o arrependimento dos pecados pelo conhecimento do genuíno evangelho.

SIM: ARREPENDER-SE É ESSENCIAL PARA A PRÓPRIA SALVAÇÃO!

Mas um evangelho que traz tristeza para o ser humano?

Deus quer ver o homem triste para salvá-lo?

Ser salvo é ter espírito abatido?

Não! Não! E Não!

Vamos começar pelo significado da palavra remorso e, depois, da palavra arrependimento, para sabermos se são sinônimas ou distinguem entre si.

Após passaremos para as Escrituras Sagradas e o que elas nos dizem a respeito dessas duas palavras.

E então, para finalizar com muita clareza, exemplos bíblicos de como homens agiram em cada uma dessas situações, arrependimento e remorso, e o que resultou em ambas.

Bem, REMORSO, pelo site www.significados.com.br é " um substantivo masculino de origem do latim que significa um sentimento de aflição ou tristeza causado pela prática de um ato reprovável."

Pelo mesmo site, ARREPENDIMENTO é "a ação ou efeito de arrepender-se. Mágoa por se ter cometido um mal, ação de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu."

Vemos daí, que as duas palavras se assemelham ao sentimento de tristeza e angústia gerados a partir de um comportamento ou pensamento contrário, seja a uma norma, lei, estatuto, ou ao próprio coração.

Tanto que, quem sente o remorso ou o arrependimento, se sente contristado por algo que certamente não foi bom, edificante ou prazeroso.

A Bíblia nos ensina em Tiago 4.17 que, todo aquele que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.

Ou seja, toda vez que temos a chance de abençoar, edificar e não fazemos, esses sentimentos podem se aproximar da nossa alma.

Também diz as Escrituras Sagradas, que " tudo me é lícito mas nem tudo me convém", em 1 Coríntios 6.12, é exatamente o que bem explica as condições para o sentimento do remorso e/Ou arrependimento: podemos fazer o que quisermos, ninguém nos impede ou desobriga de fazer, porém nem tudo será frutuoso para boas obras.

E a bíblia cita leis, normas, condutas, estatutos e mandamentos de seu início ao fim, os quais Deus deixou para permear as mais (todas) áreas de relacionamentos humanos ( até mesmo no relacionamento espiritual, com o próprio Deus).

Elas têm a finalidade de nos aproximar do Senhor e de Suas benignidade, e quando aplicadas, nos distanciam de todo mal.

O Senhor através de Sua Palavra nos afirma que toda iniquidade é pecado em 1 João 5.17, ou seja, qualquer ato ou comportamento que se oponha a equidade ( uma das bases do trono de Deus), ou mesma seja contrário á moral, justiça ou a igualdade é oposição ao próprio Deus.

INIQUIDADE pode ser qualquer ação perversa, maldosa. E para Deus, até os nossos pensamentos estão diante dEle.

Exemplos disso são a maquinação e presunção, que são vícios de pensamentos iníquos contra os semelhantes, e desaprovados por Deus.

Todo ser humano, seja ele cristão ou não, passa por momentos de arrependimento e remorso, inevitavelmente.

Uma criança, na mais tenra idade, já tem a capacidade de se contristar por um comportamento não louvável. E ainda mais: sabe que o arrependimento é sempre por seus atos, não por atos alheios. Afinal, ninguém se arrepende ou sente remorso pela falha do próximo (isso é outro sentimento).

O ARREPENDIMENTO SEMPRE É DE SI MESMO!

E sabendo disso, diz Deus:

"Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." Lucas 13.3

Em Mateus 3.2, novamente uma ordem ao arrependimento:

"E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."

Por várias outras passagens, de Gênesis a Apocalipse, o Senhor nos chama ao arrependimento dos nossos pecados.

"E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." Marcos 1.15

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2.38

"Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento." Lucas 5.32

E em nenhum texto da bíblia sagrada, encontramos o Senhor nos orientando quanto ao remorso.

Porque, REMORSO, pelo mesmo site de significados, citado anteriormente, diz: " para muitos pensadores, o remorso é uma espécie de FALSO ARREPENDIMENTO, sendo que a pessoa não pensa no dano causado a outra pessoa, e se AUTOCASTIGA, com único objetivo de não sofrer castigo pior por causa da sua má ação."

Já o "ARREPENDIMENTO leva a uma dor genuína e culmina em MUDANÇA DE ATITUDE."

Ou seja, o remorso é uma ação carnal e terrena, bem humana, não levando a nenhuma libertação, muito pelo contrário, pode gerar ansiedade e depressão porque não transforma o caráter de quem o sente, e o aprisiona na dor de ter sido galho, criando uma AUTOACUSAÇÃO, com a sensação de fracasso e incapacidade.

Já o arrependimento é o sentimento de tristeza por reconhecer suas falhas, porém com a esperança de ser perdoado pelo sangue poderoso e galardoador de Jesus, que pode alterar qualquer situação, inclusive acalentar nossa alma e guardar nosso coração lançando os nossos pecados no mar do esquecimento.

"Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar." Miquéias 7.19

O arrependimento dos pecados nos aproxima de Deus pelo convencimento do Espírito Santo que ensina do juízo, da justiça e da verdade,b ara uma mudança real de vida, a conhecida conversão.

Por isso, O ARREPENDIMENTO É CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA A SALVAÇÃO.

Deus e Santo e Bom e nos convida a ser como Ele mesmo, através do arrependimento dos pecados.

Olha o que diz em Atos dos Apóstolos 3.19: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor."

Depois de se arrepender, você alcança o anulamento dos pecados.

Sobre ele:

• O que é o nosso arrependimento para Deus?

É a alegria de Cristo e Seus anjos nos céus. Lucas 15.10

• A quem está manifesto o direito de arrepender-se?

O arrependimento é para TODOS os homens. Não importa nosso passado, ou o tempo que desconhecia o direito ao perdão dos pecados. Atos 17.30-31

• Qual a diferença para quem se arrepende?

Ao se arrepender, mude sua vida. Receba um novo coração, um novo espirito em Cristo. Ezequiel 18. 30-32

• Serei aceito e perdoado?

Não tenha medo de confessar seus pecados, Jesus é fiel e justo para nos perdoar e ainda nos purificar. 1 João 1.9

• Para quê se arrepender?

Para a conversão, o arrependimento é manifesto em obras. Mateus 3.8

• E se eu sentir só remorso?

O remorso mata a alma, os sonhos, os planos, a nossa comunhão com Deus. Mas o arrependimento te afasta da morte e te conduz a vida eterna. 2 Coríntios 9-10

• Qual o tempo para se arrepender?

Hoje! Agora! Se você se arrepender logo, não sofrerá nenhum dano. Apocalipse 3.19

Não tenha dúvidas quanto à Jesus, arrependa-se e assim Deus se aproximará de você. Tiago 4.8

Aqui, orações de arrependimento:

1) Salmos 32.5

2) Salmos 51.1-4

A paz do Senhor a todos!

Anne Thimmig
Enviado por Anne Thimmig em 22/01/2018
Reeditado em 24/01/2018
Código do texto: T6232896
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.