Profissões celestiais

Uma profissão pode determinar o caminho para o céu? Percolo a Bíblia e outros livros sacros e começo a achar que sim. Ou ao menos, pode ser, sempre depois de toda uma sofrida vida padecer...

De São José, sabemos todos que foi carpinteiro. E era também condutor de burro, tendo levado Maria, gravidésima, para dar a luz em Belém, e em seguida, alertado pelo Anjo - vai ver que o mesmo pai pio e lógico da Criança - na fuga para Egito, para O livrar do fio da espada de Herodes.

Dos discípulos de Jesus, sabemos que eram, em boa parte, pescadores. Jesus foi que lhes ensinou a pescar homens. Se com rede ou vara, é a única dúvida que se empresta e que me resta neste parágrafo.

São Cristóvão era condutor. E é apresentado como o condutor do Menino Jesus, aos ombros, quando Ele ainda não havia dominado a arte de andar sobre as águas.

Madalena, que também Maria era, sem ser vil, bem como sem ser servil, em mais de uma profissão serviu, da alegria aos homens de boa vontade, até ao carpir com as Santas Mulheres quando o pranto era propiciante da Salvação.

Maria, a Mãe de Jesus, a intercessora-mor dos aflitos e já fritos, é entronizada na profissão causídica, consoante a invocação da Salve Rainha que diz, literalmente: ...eia pois, Advogada nossa, os vossos olhos misericordiosos a nós volvei...

E houve também espaço para os executores da ordem e da lei para entrarem no céu, como é o caso emblemático do centurião que não se via digno de que Jesus entrasse em sua casa. E, se por seu ato de humildade a filha lhe foi salva, o pai, suponho, terá tido destino semelhante.

E até mesmo os ladrões, se ladrão pode ser considerado profissão, tiveram sua chance quando ladeando Jesus crucificado, pelo menos o Bom, teve o paraíso assegurado. O Brasil podia bem se mirar nesse exemplo. E vai ver que já o faz, como Anaz e Caifaz, de ambos os lados...

E, sem querer esgotar a pauta, chegamos a Jesus, que pelo halo, me calo e nem mais lhes falo, era pura Luz. E em o sendo, além de mágico e milagreiro de truz, não se privatizou e se tornou assim o primeiro comunista da história. Com honra e glória.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 04/02/2018
Código do texto: T6244950
Classificação de conteúdo: seguro