Comendo do pão com o coração limpo.

Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar. (Joã 13:18). Aqui Jesus está prestes a ser entregue aos seus algozes por um de seus discípulos que deixou que a ambição desmedida fosse porta de entrada para os feitos do mal. E Jesus usa uma frase que para o povo da época se fazia vívida a dor de uma traição esta frase está em salmos: Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar. (Slm 41:9). Segundo os historiadores para os Hebreus comer pão com alguém era um sinal de amizade e um ato de lealdade. Davi permitiu que Mefibosete comesse pão em sua mesa mostrando o respeito a ele quando poderia tê-lo eliminado por ser descendente de Saul. Eis aqui um dos significados do pão na ceia do Senhor.

Jesus aqui nos ensinou que devemos nos limpar de tal ato se comemos o pão na mesma mesa com um irmão jamais devemo virar-lhe o calcanhar. O uso do calcanhar era para enxotar um animal que não merecia o respeito de uma voz. Também era usado para aquele que fala ou age pelas costas de seu irmão. Sendo assim este ato era uma crueldade para com o outro. O salmista diz isso: Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus. (Slm 55:12-14). Eis aqui o exemplo de maior violência pois contra um inimigo nós até podemos nos precaver tomando medidas de proteção, mas já com amigos não o fazemos e isso fere mais.

Cabe então a cada um de nós vigiar o nosso interior para perceber quando a semente da traição começa a germinar e então em oração pedir ao Espirito Santo transformar tal sentimento em paz, respeito, compreensão e amor. E mesmo que alguém venha fazer isso conosco devemos lembrar que Jesus nesta passagem não exibiu nenhum sinal de irritação, só se percebe dor. Porque Jesus, aqui faz um último chamado, revelando a Judas a ferida de seu coração. Pois a longanimidade é um dos aspectos do fruto do Espírito que deve nascer no coração de cada Cristão. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 08/02/2018
Código do texto: T6248438
Classificação de conteúdo: seguro