Deixando de lado tudo que nos contamina.

DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações. (1Pe2:1). Aqui vemos Pedro dissertar sobre aquilo que todo Cristão deve purgar de seus corações. Pois devemos entender que ser Cristão é ir muito além de ser simplesmente um religioso, ser Cristão é tornar-se discípulo de Cristo, e logo entendemos que devemos querer ser iguais a Jesus Cristo. E há coisas das quais o seguidor de Cristo tem que despojar-se. Pedro começa usando a palavra despojar-se e pra isso ele usa a palavra grega apothesthai. Que segundo os linguistas é um vocábulo muito vívido, que equivale a tirar a roupa que a pessoa veste. Que nos leva e entender que há coisas das quais o cristão tem que desprender-se, como se desprenderia de roupas sujas e contaminadas. Ele cita cinco itens, mas nesta feita nos ocuparemos de três deles, malicia, engano e a hipocrisia.

1 – A primeira delas é a malicia, a palavra do grego aqui usada é kakia e é a que se emprega mais frequentemente com referência à maldade e inclui todos os corruptos costumes que vemos acontecer. E isso nos leva a olhar a tudo e a todos com o olhar cheio de malicia, mas este modo de agir nos leva a desconfiança e a muitos infortúnios. Tornando a vida repleta de desconfianças e então andamos pela vida como bichos assustados esperando sempre o bote do predador. E o pior de tudo é que as vezes nos tornamos predadores para não sermos predados. E este agir constante sem percebermos os estamos sendo treinados na senda da desconfiança fruto maligno da malicia. E se continuarmos assim chegaremos a desacreditar no amor de Deus. E quando desacreditamos no amor nos tornamos incapazes de praticar o amor Cristão. E netão perderemos a grande característica e a mais bela virtude cristã que é o amor fraternal. Não pode haver amor fraternal verdadeiro enquanto existirem tais atitudes nocivas.

2 – Ele Menciona o engano, no grego dolos. Dolos traz consigo o significado de mostrar duas caras, fazer armadilhas, enganar conscientemente a outros para alcançar os próprios fins. Dolos é o vício que habita no coração humanos cujos motivos se trasveste de bom, mas sempre são egoístas e tendenciosos numa busca constante de saciar seus próprios interesses, consequentemente jamais são puros.

3 – Hipocrisia termo muito usado e pouco entendido, do grego: hypokrisis. Palavra que se equivale a hipócrita ou hypokrites. Segundo os linguistas a história desta palavra se faz interessante, porque é um substantivo derivado do verbo hypokrinesthai que significa responder; assim um hypokrites começou por significar respondedor. Na seguinte etapa de sua evolução esta palavra chegou a adquirir o significado de ator, o homem que toma parte nas perguntas e respostas sobre o palco. E no desenrolar da história tomou o sentido mau de hipócrita, quer dizer: alguém que todo o tempo está representando como em uma peça teatral, que sempre está ocultando seus verdadeiros motivos, alguém que enfrenta a outros com um belo sorriso que expressa uma doce carinho, mas nos seu interior guarda desejos mesquinho e as vezes a morte. Ou seja, alguém que se expressa com palavras que não correspondem a seus verdadeiros sentimentos. O hipócrita é o tipo um tipo de pessoa que usa a palavra na forma de uma eisegese por motivos tortuosos e cuja pretendida profissão cristã é para seu próprio benefício e prestígio, e não para o serviço e a glória de Cristo. Desprezando outra bela virtude Cristã que é o de servir sempre por amor e verdade e de forma graciosa. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 12/03/2018
Código do texto: T6277713
Classificação de conteúdo: seguro