Deixando de lado tudo que nos contamina. (Parte 2 finalização)

DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações. (1Pe2:1). Aqui vemos Pedro dissertar sobre aquilo que todo Cristão deve purgar de seus corações. Pois devemos entender que ser Cristão é ir muito além de ser simplesmente um religioso, ser Cristão é tornar-se discípulo de Cristo, e logo entendemos que devemos querer ser iguais a Jesus Cristo. E há coisas das quais o seguidor de Cristo tem que despojar-se. Pedro começa usando a palavra despojar-se e pra isso ele usa a palavra grega apothesthai. Que segundo os linguistas é um vocábulo muito vívido, que equivale a tirar a roupa que a pessoa veste. Que nos leva e entender que há coisas das quais o cristão tem que desprender-se, como se desprenderia de roupas sujas e contaminadas. Ele cita cinco itens: Aqui findaremos, pois trataremos dos dois últimos itens citados.

4 – Aqui Pedro a inveja no grego, phthonos: inveja é o mais difícil e nocente dos defeitos a morrer. Até no grupo dos apóstolos ela levantou a cabeça. Os dez restantes tiveram inveja de Tiago e de João quando lhes pareceu que estes dois queriam roubar o seu posto de preeminência no reino vindouro (Mar. 10:41). Quando estudamos a Bíblia vemos que na Última Ceia os discípulos estiveram disputando-os lugares de honra (Luc. 22:24). Enquanto os desejos egoístas permanecerem ativo dentro do coração do ser humano haverá inveja em sua vida. A inveja engendra fios perniciosos no meio daqueles que querem servir em amor e verdade. Pois ela elimina o amor e a verdade graciosa, e em seu lugar semeia a contenda e o desejo de uma falsa fama. E, então as pessoas já não agem por amor, mas sim para atrair s olhares para si mesmos. Então p púlpito já não é Cristocêntrico, mas sim antropocêntrico.

5 – Pedro cita as maledicências. No original do grego aparece aqui o vocábulo katalalia que é palavra com um sabor muito definido. Significa falar mal; quase sempre como fruto da inveja encerrada no coração, e geralmente isso acontece quando a vítima não está presente para se defende. Quando não atentamos para ordem de Jesus que a de vigiar e orar: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mat. 26:41). Ah! Como se mostra atrativo ouvir intrigas ofensivas, só se mostra maior o prazer de repetir os contos e as murmurações caluniosas e cheias de malícia. Os falatórios desconsiderados são algo que todos deplora e considera mau, mas, ao mesmo tempo, é algo no qual todos se não vigiar e orar se deleitará. A bem da verdade não existe coisa produza tantos problemas e tantos quebrantamentos de coração, nada que contribua tanto para obstruir o amor fraternal e a unidade cristã.

Estas são, pois, as coisas das quais a pessoa que nascido de novo que tem o dever de eliminar de si mesmo e caminhar como discípulo de Cristo. A fim de possa permitir que o fruto do Espírito nasça em seu coração e seu interior seja templo do Espírito. E, sua vida se torne coesa em uma harmoniosa comunhão na unidade como irmãos que pertencem a família de Cristo Jesus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 13/03/2018
Código do texto: T6278986
Classificação de conteúdo: seguro