Você é ou está?

Um dos nomes de Deus é “Eu Sou”. E isso é profundo, porque Só Deus é imutável. Nele não há mudança nem sombra de variação, segundo um texto bíblico. E nós, somos ou estamos?

Já escrevi sobre isso, mas vou escrever sob um novo prisma.

Tenho encontrado pessoas que me viram na sua infância ou adolescência, as quais me perguntam se eu me lembro delas. E, como muitas pessoas mudam muito com a chegada da idade adulta, tenho que confessar que não me lembro. Então me dão referências para refrescar a minha memória. Entretanto, algumas me são como estranhas devido o look delas, como o corte ou o penteado dos cabelos e o tingimento deles também. E por vezes fico muito surpreso com a mudança.

Na língua espanhola, não se diz que uma mulher cujo marido morreu está viúva, mas que ela é viúva. Porque, embora ela possa vir a casar, a sua condição, em relação ao marido morto, não pode mudar. Mas, se ela não tem marido, então ela está solteira, e isso é passível de mudança.

Assim é quem está loiro/a, pode vir a ficar de cabelos pretos ou vice versa. Também pode vir a ser bom se é mau; se é mau pode vir a se tornar bom; se exerce uma profissão, pode mudar; se está doente pode ficar são; assim por diante.

Algumas dessas mudanças podem ser louváveis, e não só aceitas por Deus como até operadas por Ele. Entretanto, há uma que, embora possa agradar aos olhos dos circundantes e também da própria pessoa, desagrada muito ao criador. Pois Ele mesmo disse “...não podes tornar um só cabelo branco ou preto”. Mt. 5:36. Além do que, é rejeitar a própria honra tosquiando aquilo que Deus deu como honra e glória, o seu véu, o cabelo. I Co. 11:13-16.

Portanto, nesse aspecto, é melhor ser do que estar.

Manaus-AM, 17/03/2018

Oli Prestes

Missionário