PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 11,45-56)(24/3/18) 
 
Caríssimos, frequentemente rezamos na Santa Missa: "O Senhor esteja convosco... Ele está no meio de nós." De fato, esta é uma bela oração e quando a fazemos com o coração de nossas almas, sentimos realmente a presença do Senhor nos ajudando a realizar a vontade do Pai. Com isso compreendemos que Deus está sempre conosco, porém, nem sempre o percebemos pela falta do estado de graça para isto. 
 
Caríssimos, os pecados são obstáculos que os homens põem entre eles e Deus; tais pecados os impedem de encontrá-lo e permanecer Nele, todavia, o Senhor sempre os espera por sua divina misericórdia. Foi assim no Paraíso, foi assim com a vinda de Jesus e é assim também em nossos dias. Não existe pecado sem que se decida pelo pecado; o pecado é sempre uma grande ofensa à Deus, e depende de se decidir por ele para se cometê-lo. De fato, se não existisse pecados neste mundo, isso aqui continuaria o lindo paraíso que Deus criou. 
 
No Evangelho de hoje, vimos que por uma desculpa esfarrapada decretaram a morte de Jesus, simplesmente porque os sinais que Ele fazia atraia as multidões à conversão e à verdadeira comunhão com a vontade do Pai. Vejamos: "Este homem realiza muitos sinais. Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”. "A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus." 
 
Ora, Jesus já os havia alertado a respeito da intolerância e de seus efeitos na vida daqueles que a praticam, ou seja, a cegueira espiritual, a tal ponto que não enxergavam nos sinais de Jesus a vontade de Deus, pois onde já se viu alguém ressuscitar os mortos ou fazer tantos outros sinais como, multiplicação de pães, curar cegos de nacença, surdos mudos, etc. sem que isto seja a vontade de Deus? 
 
Conclusão: Caríssimos, com a vinda de Cristo, Deus veio até nós como um de nós e isto marcou para sempre a história da humanidade. Quem não percebe a sua presença vive na mesma intolerância dos algozes do Senhor, ou seja, vive na mesma cegueira espiritual, por isso, nunca têm paz porque só semeam discórdias. Pelo contrário, quem segue o caminho de Jesus, tem Nele a paz tanto desejada e a certeza da vida eterna. 
 
Paz e Bem! 
 
Frei Fernando Maria OFMConv.