IDE!

Uma vez estava eu no trem quando entrou um jovenzinho com uma Bíblia na mão,que começou a falar em alta voz, pregando a Palavra de Deus. Do meu lado havia uma senhor. E logo que este começou a falar, pude ouví-lo murmurando qualquer coisa. Ao que me parece isso já aconteceu, de igual modo, com outras pessoas. Fato é que nós, evangélicos, temos a fama de sermos chatos, incomodadores, sabe. Eu mesmo já ouvi alguém dizendo: "porque vocês são assim ? porque ficam o tempo todo, querendo evangelizar ? se eu quiser ser evangelizada deixa que eu mesmo procuro..." mas não tem jeito, o IDE pelo mundo de Marcos 16:15, não é apenas uma idéia, um pensamento... o IDE é uma ordem expressa dada por Deus, "e ai de mim, se não anunciar o Evangelho.” (cf. 1 Coríntios 9:16b).

Já parou prá pensar nisso ? Não há como se dizer "Cristão" se não falar de Cristo aos outros. Não é uma opção. Não! é a nossa missão divulgar a mensagem do reino. E na comunicação das verdades de Deus são necessários dois fatores: o emissor e o receptor. E adivinha quem são os emissores ? Somos nós, os mensageiros do IDE que temos a missão de "incomodar", conforme a Bíblia nos diz: "o Espirito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos cativos, dar vistas aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos ” (Lucas 4:18). E verdade seja dita, ninguém por si só, que não conheça a vontade de Deus irá buscá-la. E é por isso que somos necessários nesse processo. Também diz a Bíblia em Romanos 10:14, “Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?”

E amados, falar de Cristo é, realmente, um enorme desafio nos dias de hoje. Não basta só pegar a Biblia e sair por aí incomodando quem não quer ser incomodado. Só o conhecimento não basta. Então de que mais preciso prá entreter meu ouvinte e conquistá-lo pela mensagem do reino ? Aqui vai algumas dicas;

1° Precisamos de uma psicologia própria, capaz de discernir entre as diferentes personalidades humanas. As pessoas são diferentes entre si, e è preciso saber distinguir tais diferenças. uns são frios e outros, emotivos; Uns são irritadiços e outros acolhedores; uns são ateus e outros agnósticos; uns são rebuscados, outros, indoutos. Ou seja, devo usar um linguagem própria e distinta para cada um dos diferentes indivíduos à nossa volta.

2° É preciso também uma noção mais abrangente de espacialidade, capaz de adequar a mensagem às suas exigências no momento. Como devo evangelizar, segundo o lugar em que me encontro (por ex. no trem, na rua, no presídio, no hospital...) ? A forma de divulgar não pode ser a mesma em todos os lugares.

3° De uma alternativa de divulgação da mensagem, que sirva de opção à prédica pura e simples (por ex. dinâmica, teatrinho, louvor). Porque não recorrer a um outro tipo de linguagem para transmitir a Palavra ? Num momento estressante (por ex. no trem) talvez seja até mais interessante que a pregação direta. O pregador precisa ser criativo e original ao mesmo tempo.

4° De uma maior percepção das necessidades do indivíduo no momento em que é abordado; Tem pessoas que precisam de oração; tem outras que precisam de aconselhamento; e algumas que precisam apenas ser ouvidas. O momento da colocação da Palavra, o Espírito Santo é quem vai indicar, de acordo com a oportunidade.

5° Finalmente, revelar-se como Palavra Viva, sintetizando, por si só, a mensagem do reino. Não só conhecer a Bíblia, contudo "SÊ-LA". Tornar-me capaz de ser identificado como servo de Deus, sem sequer apresentar-me como tal. Um dia desses, nos meus devaneios de pregador, incomodou-me o Espírito Santo com uma questão que me fez pensar: "e se um dia não conseguisse mais falar ? se emudecesse por algum motivo ? de que forma continuaria a pregar ? Imediatamente respondeu-me o coração: "também posso ser capaz de evangelizar pelo meu sorrir, pelo meu olhar, pelo toque das minhas mãos e através de um simples abraço, de um simples gesto de amor, mostrar que eu sou Palavra Viva." Algumas vezes já me ocorreu de, vendo um desconhecidoós somos templos de um Deus vivo - morada do Espírito de amor. Portanto, precisamos, através de nossa própria vida, oferecer deste amor, como vasos transbordantes de alegria, conforto e esperança.

Num mundo em que todos os artifícios são válidos para persuadir as pessoas ao consumo e a ideologias, a Palavra de Deus precisa ser proclamada com inteligência. É preciso estratégia. Não é só uma mensagem “bonitinha” que vai fazer a diferença no coração das pessoas. O reino de Deus precisa ser um divisor de águas na vida do meu irmão. O anúncio de uma nova transformação, que realmente faça valer a pena. Precisa ser convincente e motivador, sim! Mas não irritante ou chato. Esse é o desafio! E eu creio que a chave de ignição para o bom evangelismo é a mensagem com propriedade! Não apenas comunicar a verdade. CONTUDO, SER A VERDADE! Proclamada como algo vivido e latente em nós. Preciso ser o que prego! Esse é o mistério!