A agua viva que aviva a vida daquela que a busca.

Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. (João 4:9,10). Aqui nestes versículos vemos Jesus mais uma vez ir ao encontro da necessidade humana. A mulher samaritana tem a mesma experiência que teve Nicodemos, pois Jesus fala-lhe de coisas materiais para que ela absorva o entendimento de coisas imateriais. Ou seja, Jesus usas o palpável para dar o conhecimento do impalpável. A beleza desta passagem é que Jesus além de ensinar algo sobre as coisas de Deus Ele quebra um paradigma.

Primeiro, ao conversar com uma mulher samaritana Jesus deixa claro que o seu ensinamento e o seu caro amor é para todos, sem distinção de classe, raça ou nação.

Segundo, a mulher viu que Jesus não tinha esse balde de couro, pois era comum na época os viajantes levarem consigo um balde feito com a pele de algum animal para poder tirar água de qualquer poço. E Jesus não tinha o balde, então ela diz: Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? (João 4:11). E aqui notamos que a mulher tinha os seus olhos voltados a materialidade momentânea. Não conseguindo entender que Jesus falava. Jesus falava da agua da vida amplamente citada nas escrituras como podemos ver em: Isaías 12:3, 55:1; Salmo 42:1 e Zac. 14:8. Mas a mulher preferiu entender estas palavras na mais crua forma literal. Neste momento ela se fez cega porque não queria ver.

E então Jesus passou a fazer uma afirmação ainda mais surpreendente. Disse que ele podia lhe dar água viva que lhe tiraria a sede para sempre. Mas uma vez mais a mulher tomou ao pé da letra; pois Jesus aqui citou para ela palavras messiânica que vemos em: Isaías 49:10; Jeremias 17:13 e Salmos 36:8,9. Mas seus ouvidos estavam fechados até para as palavras dos profetas. Assim se dá conosco que as vezes nos fazemos cegos e surdos para as maravilhas que o amor d Deus proporciona a cada segundo de nossas vidas.

Então que neste dia sejamos capazes de abrirmos os nossos olhos e ouvidos para ver e ouvir as maravilhas que o amor de Deus nos mostra. E que jamais no sucumbamos a forças materiais que nos cegam e nos tiram do caminho do amor. E que nem as dores, as tristezas ou as momentâneas decepções venham tirar a fé e nem tão pouco venha enfraquecer a doce esperança que Jesus nos ensinou com amor e por amor. Porque uma coisa é certa, quando nos pomos a buscar a agua viva do amor Deus, Ele estará nos esperando a beira do poço para nos ofertar a agua da vida que nos nutre por inteiro nos dando vida eterna que é a vida de Deus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 13/04/2018
Código do texto: T6307124
Classificação de conteúdo: seguro