CURSO DE HOMILÉTICA “APRENDA A PREGAR JÁ” AULA 1

O que é Homilética? - Homilética é considerada a arte de pregar, ou seja, utilizar os princípios da retórica com a finalidade específica de falar sobre o conteúdo da Bíblia.

O que é retórica? - a arte da eloquência, a arte de bem argumentar; arte da palavra.

O chamado para a pregação – Amo a Palavra de Deus e tenho o sonho de ser um pregador, mas não sei como fazer isso. Gostaria de ser um pregador tão bom quanto os grandes pregadores que pregam com aparente facilidade. Existe alguma dica para pessoas como eu que estão começando por esse caminho? Sim, para isto esse curso está começando, para você que tem o desejo de aprender a pregar.

SETE PASSOS PARA PREPARAR UM SERMÃO

Passo 1 - O pregador não nasce pronto

Ninguém nasceu sabendo nada e a Homilética, assim como a musica, tem técnicas e dicas para aprendermos a sermos pregadores que possam se destacar dos outros. Apesar do dom de Deus ser perfeito, nós não somos. Um bom pregador não nasce pronto. Por isso, é muito importante que haja a dedicação ao estudo e às boas práticas espirituais de comunhão com Deus para que o pregador cresça em sabedoria no trabalho da obra do Senhor. Quando observamos as narrativas a respeito de Jesus, vemos que Ele se empenhou (mesmo sendo Deus) para crescer enquanto humano: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52). Assim, nós pregadores não podemos negligenciar o lado espiritual e nem o lado humano do aprendizado, do estudo, da leitura, para que sejamos mais usados por Deus.

Passo 2 – Comece orando

Parece até muito básico dizer isso, mas muitos pregadores, por estarem muito ansiosos pela preparação da mensagem, esquecem de algo muito importante: gaste um bom tempo buscando a mensagem que Deus quer dar a igreja através de você em oração. Isso é muito importante. Observamos muito claramente na vida de Jesus que, sempre que Ele tinha algo muito importante para fazer, Ele se retirava e orava, buscando em Deus a direção. 50% do sermão é construído em oração perante Deus, ouvindo a voz do Pai e também falando com Ele.

Passo 3 – Escolha do texto bíblico

Uma pregação sempre começa em Deus, como vimos no passo 2. Depois ela necessariamente precisa ir para a Palavra de Deus. Pois é na Palavra que está a autoridade, não em nós. Agora é o momento de ouvir a voz de Deus e buscar o texto que Ele deseja que você pregue. Nem sempre isso é tão simples, mas ore e peça a Deus para te dar a direção na escolha do texto bíblico que você deve pregar. Não se desespere se demorar um pouco. Se Deus te chamou para pregar Ele também vai te capacitar, não é verdade?

Passo 4 – Entenda o texto bíblico

Desde quando eu comecei a pregar ouvia uma frase que é muito verdadeira: “Deus sempre fala ao pregador primeiro”. Isso significa que o pregador precisa buscar agora compreender o texto bíblico escolhido. Para começar, é preciso entender todas as palavras que estão no texto.

Passo 5 – Aumentando o conhecimento sobre o texto bíblico

Saber apenas o significado das palavras não é o suficiente para que você tenha um bom conhecimento do texto a ser pregado. Agora é hora de ler o que chamamos de contexto, ou seja, o que vem antes e o que vem depois do texto escolhido para a pregação. Isso é importante para você reunir informações importantes, como: para quem o autor está escrevendo? Qual foi o objetivo dele em escrever isso? Qual a mensagem principal que o autor quis passar aos seus leitores?

Passo 6 – Lendo a Bíblia

Assim como o objeto de trabalho do marceneiro é o martelo, que ele deve saber manejar, o objeto de trabalho do pregador é a Bíblia, a Palavra de Deus. É inadmissível um pregador que não tenha lido a Bíblia inteira nenhuma vez na vida. E como se lê a Bíblia? Livro por livro, do primeiro até chegar no ultimo. Isso leva tempo. Se a pessoa se empenhar, ela lê com menos de um ano, lendo pelo menos 5 capitulos por dia.

Existem várias maneiras de ler a Bíblia, pode ser dos livros menores, os que tem um capítulo, depois pula para os que tem dois capítulos e assim por diante até chegar nos livros grandes, com muitos capítulos.

Outra maneira é ler todo o Novo Testamento primeiro e depois de lido inteiro passar a ler o Antigo Testamento.

Leia de carreirinha, quando for a primeira leitura. Não fique parando para entender todas as passagens, pois ai você não acabará nunca. Primeiro leia a Bíblia de uma vez, estudar livro por livro é uma outra etapa.

Passo 7 – Elementos de uma pregação

1- Título

2- Texto básico

3- A história do texto

4- A complicação do texto

5- A solução do texto

Exemplo:

Título: A Arca de Noé

Texto básico: Gênesis 6

Primeira Parte - Explicando o texto básico – Significa explicar históricamente, geograficamente, ou o que for interessante, o texto básico. Sempre tenha o pressuposto que os seus ouvintes nunca ouviram essa história antes. Explique tudo o que tiver que explicar.

Segunda Parte - A complicação do texto – Porquê Deus mandou Noé construir a Arca? Quem ia entrar na Arca? O que a Arca tem, a ver com a salvação?

Na complicação do texto você complica. Exponha o máximo possível a complicação. Mostre que existe algo complicado ai e que necessita da solução de Deus. Não tenha pressa de falar rapidamente o que tem que ser explicado até os ouvintes entrarem na história. O pregador é um contador de história, então conte uma história biblica para eles. Prenda a atenção. Não seja apressado.

Terceira Parte - A solução do texto – Se você conseguir fazer direito, a solução que Deus dá à sua pregação será uma surpresa, mesmo as pessoas tendo a Bíblia aberta no colo. Fale o que não estão esperando que você fale. Para isso pense na sua pregação muitas e muitas vezes até você pregar. Pregue para você muitas vezes, até que o esboço seja algo possível de ficar em casa. Entenda tudo o que vai dizer, cada palavra, cada passagem, domine a sua pregação. Faça da sua pregação um momento único na Igreja. Falede tal forma que os ouvintes vão querer ouvi-lo de novo e de novo e de novo. Não seja apressado para trazer a solução. Exponha com calma porque a Bíblia mostra essa solução e não outra.

Durante muitos anos eu preguei sermões de 45 minutos. Exemplo:

Título

Texto básico

Primeira Parte – sub-texto biblico, baseado no texto principal (+/- 15 minutos)

1- explicação do sub-texto (+/- 5 minutos)

2- complicação (+/- 5 minutos)

3- solução (+/- 5 minutos)

Segunda Parte – sub-texto biblico, baseado no texto principal (+/- 15 minutos)

1- explicação do sub-texto (+/- 5 minutos)

2- complicação (+/- 5 minutos)

3- solução (+/- 5 minutos)

Terceira Parte – sub-texto biblico, baseado no texto principal (+/- 15 minutos)

1- explicação do sub-texto (+/- 5 minutos)

2- complicação (+/- 5 minutos)

3- solução (+/- 5 minutos)

Conclusão geral

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

LIÇÃO DE CASA

Fazer no minimo uma pregação de 15 minutos por dia e no minimo uma pregação de 45 minutos por dia. Trazer por escrito o esboço básico de tudo. Com o tempo vamos aprofundando o assunto. Compre um caderno só para nossas lições.

GUARDE ISSO:

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!" Romanos 10:14-15

pslarios
Enviado por pslarios em 14/04/2018
Reeditado em 16/04/2018
Código do texto: T6307984
Classificação de conteúdo: seguro