CURSO DE HOMILÉTICA “APRENDA A PREGAR JÁ” - Aula 2

1- O QUE INTERESSA NÃO É O PREGADOR, MAS A MENSAGEM

2- VOCÊ TEM QUE GANHAR O SEU OUVINTE MINUTO A MINUTO DA PREGAÇÃO – Toda a pregação deve ser interessante e não só algumas partes.

3- O QUE DEVE TER OBRIGATORIAMENTE NUMA MENSAGEM CRISTÃ

1. A TRINDADE – Deus pai, Filho, Espírito Santo

2. HUMANIDADE – O primeiro foco na pregação é explicar Deus, o segundo é explicar o homem e o terceiro, ouvindo eu a mensagem o que faço agora?

3. VIDA – As pessoas sabem quando uma mensagem foi preparada e quando não o foi. Uma palavra preparada, orada, revelada, inspirada pelo Espírito Santo impacta os ouvintes.

4- SEIS ERROS DE PREGAÇÃO

1. ACHAR QUE TODOS SABEM O QUE VOCÊ VAI FALAR – Esse é um erro muito bobo. Se todos soubessem toda a palavra não precisariamos de pregadores, não é?

2. JUNTAR UM MONTE DE VERSÍCULOS OU ASSUNTOS NÃO É UMA PREGAÇÃO – Falar, falar e falar um monte de coisas não faz uma pregação. A pregação é a transmissão de uma ideia religiosa, de uma doutrina, ou de um ensinamento que nos leve mais para perto de Deus.

3. SAIR DA PALAVRA E CONTAR TESTEMUNHO PESSOAL – Parou de explicar a Palavra e começou a ffalar assuntos pessoais denota falta de preparo na meditação da sua mensagem

4. NÃO SABER DELIMITAR O ASSUNTO – Uma palavra mal preparada não tem fim, não tem começo, não tem rumo, não sabe de onde veio e nem sabe pra onde vai.

5. GRITAR, CANTAR OU FALAR EM LÍNGUAS AO INVÉS DE PREGAR – Na hora da pregação a gente quer Bíblia e nada mais do que isso. Não cabe cantar, profetizar, testemunhar, falar em línguas, gritar, ou qualquer outra coisa.

6. NÃO SABER FINALIZAR – A conclusão, a finalização, é a Aplicação. Aplicação é: Ouvido eu a mensagem o que faço agora?

5- SETE ACERTOS DE PREGAÇÃO

1. PREGANDO DEVOCIONAL – A mensagem tem que impactar você antes de impactar o ouvinte.

2. CONTANDO UMA BOA HISTÓRIA – Se você fizer certo a sua pregação será uma boa e interessante história e não um ajuntamento de versículos, ou uma falação que não chega a lugar algum

3. A PREGAÇÃO TEM QUE TER COMEÇO, MEIO E FIM

4. RESPONDER NA PREGAÇÃO, ALGUMA EVENTUAL PERGUNTA QUE ALGUÉM PODERIA TER – Estar um passo à frente dos seus ouvintes. Pensar, meditar e responder o que a sua pregação poderia levantar de interrogações.

5. COMECE COM TEXTOS FÁCEIS – Pregue textos concretos, com pessoas, com fatos. Só pregue textos abstratos depois de aprender a pregar textos concretos, antes disso não. A ideia é: Se a pessoa não sabe pregar nem uma cura, vai pregar uma doutrina, ou um tema?

6. FALE O QUE NÃO ESPERAM QUE VOCÊ FALE – Você é único na história da criação. Ninguém é igual a você e nunca ninguém será. Deus dá a cada pregador diferenciais, que o outro não tem. Um pastor inglês pregou dezesseis anos o Evangelho de Marcos, até que Deus mudou a sua mensagem. Um outro pregador e escritor de livros disse que poderia começar em qualquer livro da Bíblia, mas deveria acabar na Cruz, em todas as suas mensagens.

7. ENTRE A DOUTRINA E A FÉ, PREGUE FÉ – Entre uma Palavra de bronca (admoestação) e fé, pregue fé. Entre uma palavra de doutrina, de ensino, de profecia, de qualquer coisa, sempre opte por pregar uma palavra que vai trazer fé às pessoas. Deus opera pela fé. Sua mensagem deve gerar fé nas pessoas.

6- CUIDADOS

1. COM A DOUTRINA – Vejo que algumas pessoas tem passado por cima da doutrina bíblica, para justificar a sua mensagem. Isso é um erro muito grave. A Bíblia é um livro de doutrinas. Mensagem alguma pode sair da doutrina da Bíblia.

2. NÃO DÊ BRONCA NO SEU OUVINTE, NUNCA! - O seu papel é pregar, quem faz a obra é o Espírito Santo, então não ligue se as pessoas vão beber água, vão olhar o celular, andar na Igreja, falar ou o que quer que seja. O seu papel é pregar a mensagem e só isso. É o Espírito Santo que vai agir de formas diferentes enquanto você prega. Não se importe com o que estejam fazendo ou não, enquanto você prega. Apenas faça a sua parte, que o Espírito garante a Dele. Se você der bronca nos seus ouvintes eles vão lembrar da bronca e não da mensagem. Não entre nesse erro, nunca! Se a sua mensagem for interessante o povo vai ouvir, se não for não adianta você fazer nada.

3. NÃO ENROLE PRA COMEÇAR, NÃO ENROLE PRA ACABAR – Fale o que tem que falar e pronto. Um dia eu recebi um CD de um pastor amigo, numa pregação de uns quarenta minutos ele demorou vinte minutos saudando a bancada e a Igreja e só entrou na mensagem depois de vinte minutos. Pregador, aprenda a ter no máximo um minuto para entrar na mensagem, e só. Também ao finalizar a mensagem apenas acabe e saia do pulpito. Quando a mensagem é bem estruturada ela tem fim. E quando chegou no fim, acabou. Tem gente que quer forçar o Espírito Santo vir no fim da sua mensagem de qualquer jeito. Não entre nesse erro.

4. FUJA DO MAIS DO MESMO – Um erro de muitos pregadores é não se esforçar para pregar algo diferente e fica muito de mais do mesmo. Mesmo que ele mude a mensagem e fale em outros versículos, ou outros livros, ou com outro enfoque, acaba parecendo tudo uma coisa formatada, igual e com o tempo as pessoas vão parar de prestar atenção.

7- PREPARAÇÃO

1. ORAÇÃO – Todo pregador deve ser homem ou mulher de oração

2. LEITURA DA BÍBLIA – Se o nosso instrumento de trabalho é a Bíblia, o pregador deve conhece-la. Todo pregador deve ler a Bíblia inteira pelo menos uma vez na vida.

3. MEDITAÇÃO – Depois de orar e entender o que Deus quer falar com a congregação, depois de encontrar os versículos apropriados, depois de você fazer o seu esboço, com começo, meio e fim, você deve meditar em cada ponto da sua pregação e fazer cada ponto ser relevante e interessante.

4. LEITURA DE BOA LITERATURA – Eu não aconselho Bíblia de Estudo nenhum, ou livro nenhum, para quem nunca leu a sua Bíblia. Depois de ler no minimo uma vez a Bíblia, comece a ler bons livros, cristãos ou não. O pregador deve ser a pessoa que mais entende do mundo, de Deus e das pessoas na Igreja. Uma Bíblia que aconselho no momento, para todos, é a NVI, pois ela tem um linguajar mais fácil de compreender do que as Bíblias muito antigas.

5. ESCREVA SEMPRE SEUS ESBOÇOS, E OS GUARDE – Quando escrevemos nossos esboços, podemos ver o nosso progresso no conhecimento da Palavra de Deus. Guardar os esboços, com data, nome da Igreja e local de pregação, assim como em que culto: dos jovens, das mulheres etc., poderá a nos ajudar ainda a catalogar e não repetir mensagens.

8- LEMBRANDO QUE O ESBOÇO PRECISA TER:

TÍTULO

TEXTO BÁSICO – Nessa fase, escolha textos concretos: curas, milagres, etc. No momento nada de doutrinas, ou temas.

A- A explicação do texto, o que a Bíblia quer que a gente preste atenção

B- Explique qual é o problema que o texto mostra

C- Explique qual é a solução que a Bíblia trouxe para o problema que o texto mostrou

CONCLUSÃO (Aplicação)

LIÇÃO DE CASA

Escolha cinco textos bíblicos e traga por escrito:

1. TÍTULO – Escolha cinco textos e procure títulos chamativos para eles, condizentes com os versículos

2. ONDE ESTÁ A TRINDADE NO SEU TEXTO – Traga por escrito, nos cinco textos onde está Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo. Sabendo que em alguns textos podem não aparecer os três juntos.

3. PROCURE ALGO TOTALMENTE INUSITADO NO SEU TEXTO – Cada texto tem algo diferenciado. Procure nos cinco textos escolhidos, o que tem de diferencial no texto e que as pessoas não estão enxergando.

4. PREGANDO PARA PESSOAS DIFERENTES – Imagine como você pregaria esses cinco textos para: Mulheres, Homens, crianças, adolescentes, não convertidos, velhos, num culto no lar, para Obreiros, para Pastores. Entenda – Ouvintes diferentes, abordagem diferente.

5. APLICAÇÃO – Ouvindo eu a mensagem o que devo fazer. O que devo fazer em cada uma das mensagens que você escolheu.

LEMBRA DISSO:

Deus quer falar com o povo Dele, através de você.

Amém.

Paulo Sérgio Lários

14/04/2018

IQMG

pslarios
Enviado por pslarios em 14/04/2018
Reeditado em 14/04/2018
Código do texto: T6308439
Classificação de conteúdo: seguro