Homilia do 3°Dom da Páscoa (Lc 24,35-48)(15/4/18)
 
Caríssimos, ter uma visão das coisas de Deus, é um dom do Espírito Santo, que nos faz entrar na dimensão da vida divina, mesmo estando ainda aqui em nossa dimensão natural, que é limitada pelos critérios de nossa racionalidade. Com efeito, os critérios da fé nos levam à ver as coisas de Deus segundo a Vontade de Deus. Eles brotam do entendimento das Sagradas Escrituras por revelação do Senhor e do testemunho daqueles que acreditaram e conviveram com o Senhor e seu santo modo de agir.
 
No Evangelho de hoje, Jesus aparece aos discípulos e lhes abre o entendimento, explicando tudo o que havia sido profetizado sobre Ele na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos, mostrando que era necessário que tudo se cumprisse conforme está escrito. Ou seja, Deus, numa visão antecipada, já mostrara o que haveria de acontecer com o Seu Messias, e de como Ele derrotaria o inimigo de nossas almas por meio de sua paixão, morte e ressurreição. 
 
Doravante, essa visão de Jesus Ressuscitado, é o fundamento no qual se apoia o testemunho dos Apóstolos, dos seus sucessores e de todos os batizados, porque ser batizado consiste em entrar com Cristo na dimensão eterna da vida divina e viver em comunhão com Ele e com todos os já foram salvos. Na Carta de São Paulo à Timóteo, meditamos o seguinte: "Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espírito Santo que habita em nós." 
 
Conclusão: Caríssimos, nós cristãos, vivemos desse relacionamento com Cristo Ressuscitado, isto é, vivo e sempre presente no meio de nós; é dessa vivência com Ele, pela ação do Espírito Santo, que nasce o nosso testemunho de fé, pois vivemos em meio as coisas deste mundo, porém, seguindo seus passos no seio de Sua Igreja, Santa, Católica e Apostólica, à caminho do Reino dos Céus.
 
Paz e Bem! 
 
Frei Fernando Maria OFMConv. 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 15/04/2018
Código do texto: T6309360
Classificação de conteúdo: seguro