PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 10,22-30)(24/4/18). 
 
Caríssimos, estamos à caminho do Reino dos Céus, seguindo Cristo, o Bom Pastor de nossas almas; mas o seu seguimento é para nós anúncio de Sua presença conosco em sua condição de ressuscitado, que cura as nossas feridas, perdoa os nossos pecados e nos conduz a vida eterna. 
 
A autenticidade da criação, obra das mãos de Deus, presente diante de nossos olhos, dá testemunho do nosso Criador, como bem nos ensinou São Paulo: "Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar." De fato, a criação é um belíssimo espetáculo de vida, tudo é bom, belo e perfeito; contemplar essa obra maravilhosa é ver com os olhos da fé o Senhor no seu ato criador. 
 
No Evangelho de hoje, os judeus indagam de Jesus se verdadeiramente era o Messias profetizado e esperado por eles. Ao que "Jesus respondeu: Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas." E continuou Ele: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”. 
 
Caríssimos, só Deus pode falar assim, porque é Deus e conhece todas as coisas e se fez um de nós para que nos encontrássemos com Ele face à face, como lemos na Carta aos Hebreus: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra."
 
Conclusão: Diante da Palavra de Jesus está a autenticidade da fé ou a negação dela; aqui tudo é decisivo, por isso, acreditar ou não acreditar Nele se constitui o que haveremos de ser por toda a eternidade. A dúvida nos deixa sempre inseguros e por nossa conta; enquanto que a autêntica fé nos faz viver com a segurança que o Senhor mesmo nos dá. É bem como escreveu São Paulo: "Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé (Hab 2,4).
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.