PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,14-29)(21/5/18)
 
"Tudo é possível para quem tem fé”.
 
Caríssimos, muitas vezes nos deparamos com situações na vida em que nos sentimos impotentes diante delas, como aconteceu com os Apóstolos no Evangelho de hoje. Se analisarmos bem, veremos que nossas soluções atônitas nada resolvem, ao contrário, só aumenta ainda mais a confusão, mesmo que tenhamos fé e estejamos com o Senhor. Mas porque isso acontece? Porque quase sempre nossas soluções são frutos do que entendemos da fé e não do seu real poder. Na resposta de Jesus ao pai da criança e aos Apóstolos está a real solução para as situações dessa natureza.
 
"Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”. Ou seja, os dons básicos para a ação do poder de Deus nas mais diversas situações de nossa vida, são a fé e a oração. O pai da criança mesmo no desespero que o acompanhava, acreditava, mas por lutar tantas vezes contra tal fenômeno sem obter resultado, já perdera as esperanças, por isso, pediu reforço para a sua fé racional e logo obteve êxito em sua oração. Já por parte dos Apóstolos a resposta de Jesus serviu de aprendizado para eles, pois também necessitavam de discernimento para agir com a autoridade do poder de Deus, para expulsar o mal que por algum motivo ali se encontrava.
 
Uma outra bela reflexão que podemos colher desse acontecimento, é esta: as coisas que dizem respeito às ações do Senhor nas situações de nossa vida, requer silêncio, pois em meio ao barulho deste mundo não existe espaço para a graça, mas somente para a confusão. Aliás, o silêncio é sagrado, nele encontramos e escutamos Deus; e assim temos todas as graças por vivermos na Sua Presença, em comunhão com a Sua vontade, fazendo tudo o que é do seu agrado; enquanto que, o barulho é infernal. Nele não se tem nada além de sons ensurdecedores que muito inquieta a alma, que desolada suplica ao Senhor que lhe dê a paz e o amor de que tanto necessita.
 
Caríssimos, tudo o que o ser humano faz fora da vontade de Deus, é porta aberta para as ações do inimigo de nossas almas; todavia, quando se busca em Jesus a solução, tudo muda de imediato, pois, o impossível aos limites da fé natural, torna-se possível pela ação do Espírito Santo que concede o dom da fé Carismática à todos aqueles que procuram o Senhor com sinceridade de coração. 
 
Paz e Bem! 
 
Frei Fernando Maria OFMConv.