O Evangelho Segundo João Cap 1

O Evangelho Segundo João

Prof: Allan Daniel Terra

Hebreus 4:12 “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”

Em João 1 temos o começo desse entendimento.O Evangelho de João é diferente dos outros Evangelhos. Podemos perguntar: por que foi necessário termos 4 biografias de Jesus diferentes nos 4 evangelhos?A resposta é simples: Jesus não era uma pessoa comum , Ele era o filho de Deus! Sendo filho de Deus, tem muito mais aspectos a serem observados do que um mero ser humano teria. Jesus era homem e também era Deus que se fez homem!

• No evangelho de Mateus a ênfase era mostrar que Jesus é rei, começando na genealogia em Abraão. Mateus estava preocupado em mostrar que Jesus era judeu e que Ele era o rei dos judeus e legítimo herdeiro ao trono de Davi.

• No evangelho de Marcos, a ênfase era mostrar Jesus como servo e escravo, não tem genealogia porque servo e escravo não tinham.

• No evangelho de Lucas, a ênfase era mostrar que Jesus é o Salvador, tinha genealogia , mas a genealogia vai até Adão, Ele é o filho do homem,Jesus veio de Adão.

• No evangelho de João a ênfase era mostrar que Jesus era o Filho de Deus, não tem genealogia.

Hebreus 7:3 “ Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.”

Jesus da ordem de Melquisedeque , aquele que nunca começou, nem terminou, o alfa e o ômega!!!

Satanás quer afastar o homem de Jesus porque só Nele há salvação.

No Gênesis há o princípio do tempo, quando ocorreu a criação do mundo; em João o princípio é muito anterior… onde havia só Deus. A Palavra para VERBO é LOGOS que é literalmente traduzida significa PALAVRA.

João 1:1-3 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio.Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.”

Tudo que Deus faz , faz pela Palavra! Faz pelo logos de Deus! A Palavra é a forma que Deus fez tudo! Vamos ao Gênesis…

Genesis 1:1-3 “No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.”

Deus apenas disse. A Palavra é o próprio Jesus! Deus criou pelo poder da Sua Palavra! Jesus é a própria Palavra de Deus!

7 coisas que a Palavra de Deus faz:

1- A Palavra de Deus é Deus mesmo!

João 1: 1 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.”

Implicação prática: Conhecer a Deus é conhecer a Palavra, Amar a Deus é amar a Palavra, Crer em Deus é crer na Palavra, se encher de Deus é se encher da Palavra. Deus e a Palavra são um.

2- A Palavra de Deus é que gera fé!

Romanos 10:17 “Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”

3 -A Palavra de Deus gera vida!

João 1:4 “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.”

Tiago 1:18 ”Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.”

1 Pedro 1:23-25 “Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,mas a Palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.”

Para a palavra “semente”, temos no original grego 2 traduções que são: esporos (semente vegetal) e sperma (semente animal). Jesus usou a palavra “sperma ”na parábola que conta que o homem saiu a semear no campo, semente animal na parábola de Jesus? Semear num campo não seria usada a palavra “esporos”, semente vegetal?

Deus coloca a semente Dele no nosso espírito quando recebemos a Sua Palavra!!! Vamos gerar frutos de acordo com a semente germinada em nós. Nosso espirito recebe a semente de Deus!!!

João 6:63 “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.”

João 4:24 “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

4- A Palavra de Deus é água que nos purifica.

João 13:10 “ Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.”

5- A Palavra de Deus é alimento.

Mateus 4:4 “Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.

6- A Palavra de Deus é arma.

Efésios 6:17 “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

Mateus 4 – Jesus venceu o diabo com a Palavra.

Apocalipse 12:11 “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”

7- A Palavra de Deus é cura e saúde para o nosso corpo.

Salmo 107:19-20 “Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam. Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte.”

Provérbios 4:20-22 “Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração,pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.”

Allan Daniel Terra
Enviado por Allan Daniel Terra em 25/05/2018
Reeditado em 25/05/2018
Código do texto: T6346657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.