PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,15-20)(27/6/18)
 
Caríssimos, creio que o ser humano ainda não despertou para a vida divina que de Deus recebeu. Ora, Deus nos criou à sua imagem e semelhança, para vivermos como sua imagem e semelhança e não com as deformações do pecado que nos descaracteriza e tiram de nós a beleza divina. Na Carta de São Tiago, lemos o seguinte: "Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade. Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas."
 
De fato, quem foi gerado "pela Palavra da verdade," precisa viver a verdade que é, ou seja, em estado de graça, pois Jesus nos ensinou que, quem nasce da água e do Espírito Santo no batismo, nasce na ordem da graça para a vida eterna, isto é, já nasce santo, e somente nós podemos contradizer isto se escolhermos a prática do pecado para seguirmos na vida. 
 
A liturgia de hoje nos revela do que os homens são capazes de fazer para contradizer e macular a verdade eterna que somos. Olhando na face da terra, vemos uma multiplicidade de seitas e religiões incontáveis, cada uma proclamando, por meio de seus líderes, os mais terríveis enganos, captando por meio deles uma imensidão de seguidores.
 
Contudo, vejamos o que o Senhor nos diz sobre isto: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos." E acrescenta em outra passagem: "Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo... Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus?" 
 
Caríssimos, é inegável que estamos à caminho da eternidade, uma vez que trazemos essa dimensão em nossas almas, porque elas são eternas. Mas, a quem estamos seguindo? E a quem estamos servindo? A resposta à estas perguntas são fundamentais, porque por elas definimos aquilo que seremos no devir de nossas decisões. Josué ao chegar à terra prometida disse a todo povo: "A quem quereis servir? Porque eu e minha casa serviremos ao Senhor."
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.