Levo Cristo comigo onde eu estiver

Gálatas 2.20

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Caminhando pelo capítulo inteiro onde está inserido esse verso, podemos perceber o Apóstolo Paulo numa dificuldade enorme em lidar com “falsos irmãos” (sim, já existia isso nesse tempo), que mesmo após o sacrifício de Cristo na cruz, ainda obrigavam alguns iniciantes na fé a se circuncidarem, anulando completamente a paixão do Mestre no Gólgota. Diminuindo o derramar do sangue do nosso Salvador (3-5).

Paulo ainda comunica, que os influentes da igreja da Galácia, reconheciam seu apostolado e sua vocação para a pregação do Evangelho Não havia incoerências no discurso de Paulo com o que Jesus tinha deixado de ensinamento em seu ministério terreno. (7-8)

No verso nove, Paulo fala sobre a comunhão existente entr5e ele, apóstolo dos gentios com os primeiros líderes da igreja – Pedro, Tiago e João. Com um aperto de mão, fica combinado que ele ficaria com o povo, o qual já trabalhava (gentios) e os apóstolos de Jesus estariam trabalhando com os judeus que haviam se convertido a fé cristã.

Nos versos de 11 a 14, o apóstolo dos gentios, fala do embate que teve com Pedro, pois tinha adotado uma postura no mínimo estranha com aqueles os quais Paulo discipulava. O antes pescador, comia e bebia com os gentios, estava em comunhão com todos. Mas ao perceber e ter a certeza da presença de seus irmãos da igreja dos judeus, Pedro se afastava deles. Pedro não participava da comunhão. Ele tinha receio da reação de Tiago e de outros líderes.

Em cima de todo esse contexto, precisamos pensar sobre o tema. Tema esse, muito bem escolhido pela Convenção Batista Fluminense para o trabalho de Missões Estaduais nesse ano de 2018. O que esse momento da história da igreja e outros podem nos ajudar a entender a necessidade de levar Cristo onde estivermos.

Levo Cristo com autoridade

Paulo, ao repreender Pedro, demonstra autoridade de um verdadeiro apóstolo. Como se estivesse recebido pessoalmente do próprio Jesus, descrito por Mateus no seu evangelho, no capítulo 10. Mas precisamos estar atentos a alguns detalhes:

 Autoridade é conquistada e não imposta.

 Autoridade se conquista com ensino. (Mt 7.28-29)

 Autoridade não é grosseria, nem falta de educação ou de respeito.

 Podemos ter autoridade em amor. As pessoas verão isso em nós.

Levo Cristo com misericórdia (Mt 14.14-16)

O momento é de tristeza. Jesus é avisado da morte do seu primo e precursor João Batista. Morto por vingança, por denunciar o pecado contra o governo da época. Alguns discípulos de Jesus, antes eram liderados por João, por isso também era necessário o Mestre consolar e confortar os seus diante daqueles acontecimentos.

Jesus queria se retirar para reflexão e descanso com os seus discípulos. Alguns vinham do impacto feito, relatado no capítulo 10 de Mateus. Queria, porque não foi o que aconteceu. O texto diz que o Mestre moveu-se de íntima compaixão, de misericórdia, porque o povo que o tinha acompanhado, e que ele tinha dispensado, não “arredou o pé”. O povo não foi embora. Os discípulos até sugeriram isso, mas Jesus foi enfático: “Dai-lhe vós de comer!”.

Devemos levar Cristo onde estivermos porque tem muita gente morrendo sem ele. Sem ao menos experimentá-lo em sua vida. As tragédias e catástrofes e violências cada dia mais recorrente em nossos dias precisam ser alvos da nossa misericórdia. Alimentar uma multidão com fome de Jesus é nossa responsabilidade. É a nossa missão.

Levo Cristo nas oportunidades. (1 Co 10.31)

A glória a Deus deve ser nosso objetivo principal. E quando eu faço as oportunidades valerem a pena, em nome de Cristo, glorifico o nome de Deus e levo Jesus onde estou passando. Quando ajo com correção, com honestidade, com amor, primando pelo certo, objetivando a glória do Senhor, estou levando Cristo a todos e em todos os lugares. Quando sou educado, gentil, formal, paciente e atencioso com todos, mesmo aqueles que testam nossa paciência e nossa santidade. Quando exerço minhas atividades com excelência, seja lá qual for minha atividade e ela sendo honesta, estou levando o Senhor a todos.

Conclusão

É a nossa missão. Cristo nos deixou um legado, ensinamentos mil. Os quais precisamos nos agarrar e impactar essa sociedade cada vez mais doente. Por onde você andar, leve Cristo consigo. Por onde você for leve o nome de Jesus. Graça e paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 13/07/2018
Código do texto: T6389251
Classificação de conteúdo: seguro