O QUE VOCÊ TEM OUVIDO?

“Vede, pois, como ouvis...” – Lc 8.18

........

A Bíblia nos relata a história de apenas uma mulher que fora curada por tocar em Jesus, e que há 12 anos se encontrava doente. Naquele momento Jesus estava caminhando, contudo Ele não perdia nenhuma oportunidade, por isso Ele para. Pois, aquela brecha que fora aberta era única, mais um momento onde Ele poderia dar uma lição para os seus discípulos, dada a conjuntura dos momentos que muitas vezes temos ao pregar o evangelho e não o fazemos, por pensar que ele deva somente ser exposto de cima de um púlpito.

O alerta de Jesus, aos seus discípulos, não se dá ao que muito se fala, mas aos que estão ligados, aos que são vigilantes, e NÃO aos que NÃO prestam a atenção no que se está falando – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as Igrejas” – Ap 2.7. Ou seja, muitos o estão ouvindo e muitos o estão tocando, mas parece que seus ouvidos estão tampados para o que Deus está falando. Haja vista a resposta de Pedro – “Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?” – Lc 8.45 -, que nos leva a crer que não é a ação de tocar, mas a condição e o estado interior com que nos encontramos, pois segundo Pedro muitos já estavam tocando nele e não eram curados.

A condição interior daquela mulher naquele momento era a pior de todas; o seu ponto de vista era o de uma multidão, ou seja, não dá, é impossível eu ultrapassar este povo e pedir alguma coisa a Jesus; mas lá no fundo ainda havia um pouco de força, e foi esta que a fez ultrapassar a multidão. Naquele momento o seu estado era a de total humildade e simplicidade, era de quem possuía um coração contrito e quebrantado.

“Vede, pois, como ouvis...”, para que na hora em que tiverdes que tocar no mestre o faça da maneira certa, não com a esperança de que Ele pode, mas com a certeza de que Ele vai fazer, às vezes, basta apenas um toque. Deus é Deus de milagres, por isso Ele está se movendo entre nós, Ele está no meio dos verdadeiros adoradores; Ele está mudando a nossa história; Ele está conduzindo aqueles que se prostram e reconhecem a sua majestade; Ele não está transformando a multidão, Ele está transformando a mim e a você, todas as vezes que o tocamos. No deserto, no meio da escuridão Ele tem nos conduzido para o caminho do milagre e da promessa, pois não quer que percamos o foco, que saiamos da direção.

Deus está tocando nos corações, existe cura para a multidão também, mas antes ela precisa saber discernir o que ela está ouvindo, porque no meio de uma multidão apenas uma mulher é curada, uma mulher é restaurada e uma mulher tem a sua história mudada. O que nos mostra que o resultado de nossas ansiedades muitas vezes é o NÃO de Deus, porque, nesses momentos, ouvimos o que queremos e não o que temos que ouvir - “Vede, pois, como ouvis...“. Aquela mulher sabia o que tinha ouvido, creu e na primeira oportunidade que teve colocou a sua fé em prática. E você? O que você tem ouvido? O que tem te conduzido? Qual é a sua condição neste momento? Em que estado você se encontra?

Caro leitor, eu faço estas perguntas, mas Jesus nunca as fez para àquela mulher, quando Ele para é pra perguntar: “Quem é que me tocou?...Alguém me tocou, porque...de mim saiu virtude...vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo...que lhe havia tocado e como logo sarara” – V.46,47. Ou seja, Jesus não quer te fazer um interrogatório, por isso disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” – Mt 11.28.

.........

“Minhas palavras, meu púlpito”