O agir de Deus em sua sempiternal sabedoria.💙

E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela? (Gen 18:22,23). E Abraão segue até que chegue ao número de dez pessoas, e então finda a conversa e o Senhor se retira. Aqui nesta passagem podemos ver o real poder da oração de intercessora e também veremos que uma oração jamais pode ser feita para suprir nossos desejos humanos. E que jamais a oração poderá mudar o coração de se, que este queira. Pois Deus sempre agirá de acordo com sua sempiterna sabedoria. Pois quando estudamos um pouco mais veremos que tinha outras cidades que seriam destruída juntas com Sodoma e Gomorra, Adama, Zeboim e Zoar faziam parte das pocilgas de iniquidade. Mas no final Deus poupou Zoar que foi o novo lar de Ló.

Em sua conversa em forma de oração de intercessão Abraão pede pelos poucos homens justos de Sodoma, e aqui se revela o mais rico elemento do seu caráter. Sua generosidade, simpatia, sensibilidade e preocupação pela justiça em Deus e no homem. Ele demonstrou que entendia o desejo que Deus tem de perdoar e garantir pleno perdão, lidando com suas criaturas, embora perversas, de acordo com os padrões de sua amorosa justiça. Ele sabia que podia esperar que Deus agisse de acordo com sua natureza graciosa e santa.

E quando Abraão parou de interceder, tinha a promessa de Deus de que pouparia Sodoma, se houvesse ali, ao menos dez pessoas justas. Mas, quando o número exigido não foi encontrado, nada pôde evitar a catástrofe. A oração intercessora faz o lado mais belo do homem transparecer. Sua altruísta preocupação pelos outros brilha como linda joia. Ao interceder junto ao senhor, Abraão demonstrou claramente seu amor genuíno e sua preocupação. E ele experimentou uma renovação de sua amizade com Deus, que parou para ouvi-lo e concedeu-lhe revelação especial antes que a sentença fosse executada.

E mais a frente veremos que mesmo o interceder de Abrão teve pouca eficácia diante do amor pelas coisas materiais que alguém teve. A esposa de Ló mesmo em meio a destruição e sabendo do poço de iniquidade em que vivia. Não conseguiu conter a curiosidade alimentada pelo seu desordenado amor pelas coisas de Sodoma, e isso á levou a desobedecer as ordens e ela olhou para trás. Foi uma atitude fatal. A mulher ficou paralisada, e seu corpo se transformou em uma estátua de sal, coberta e incrustada com sedimentos da chuva de enxofre. Ali ficou por muitos anos como terrível advertência contra a desobediência às ordens específicas de Deus, como um lembrete mudo do caráter imutável do senhor. E ela ficou ali como um aviso de que jamais devemos nos prender as coisas materiais e nem tão pouco as perdas do passado, pois o passado não existe e o futuro ainda não existe. E Jesus nos ensina isso em Lucas capítulo dezessete: Lembrai-vos da mulher de Ló. (Luc 17:32).

Também veremos que tudo que foi vivido e aprendido na permanência em meio a iniquidade ainda fazia parte dentro dos corações das filhas de Ló. O último capítulo da vida de Ló foi triste. Pois ele acabou colhendo o fruto de sua esperteza quando fez a sua escolha pelo lugar que enchia os olhos, mas no final matou a sua alma. Aqui se descreve as relações incestuosas que gostaríamos de esquecer. As duas filhas, educadas na ímpia Sodoma, rebaixaram-se o suficiente para praticarem um ato que ultrajou o seu pai. O resultado desse ato foi o nascimento de dois meninos, que foram os progenitores dos moabitas e dos amonitas, Ló e sua família fracassaram miseravelmente. Tragédia, desgraça, desespero e morte foi a sua colheita. Pois o fruto da esperteza sempre é doce no começo, mas é certo que sempre será amargo no final. E o apóstolo Paulo nos deixou um aviso: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isto também ceifará(Gal. 6:7).

Que neste dia então que sejamos guiados pelo Espírito Santo seja em nossas orações ou em nossos desejos. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

Bom dia!

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 16/07/2018
Código do texto: T6391239
Classificação de conteúdo: seguro