Cuide do seu coração

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. (Pv 4.23)

Algumas informações importantes:

- Coração na Bíblia: sede dos sentimentos e impulsos do homem. Dependendo da tradução, pode ser citado mais ou menos 900 vezes nas Escrituras.

- Coração na ciência: Órgão responsável por receber e enviar sangue de e para todo o corpo. Seus batimentos estão entre 109 e 111 mil por dia, bombeando mais ou menos 5 litros de sangue.

No sentido original do texto: mente, vontade, inteligência, lugar das emoções.

É interessante notar também que no texto há a preocupação do “pai-professor” com seu “filho-aluno”.

Por que cuidar do coração?

Porque dele depende a sua vida. (v.23)

Assim como no corpo humano, quando suas emoções morrem, você também falece. Alguns dizem que o homem (ou a mulher) morre quando deixa de sonhar, de viver suas emoções. Aliás, apesar de parecer um termo pejorativo, ou pelo menos figurado, “morrer de desgosto” tem sido cada vez comum. A ferida no “coração”, na alma, nas emoções tem levado muita gente a óbito mesmo.

As pessoas tem se entregado muito facilmente. Em segundos, alguns já viram amigos, parceiros, o “amor da vida”. Em adolescentes é cada vez mais normal. Dois amigos que estão sempre juntos, sentam juntos, fazem atividades juntos, até saem juntos, curtem a mesma coisa. Ao mudarem de escola, acaba a amizade, a afinidade, ficam só as lembranças. A paixão vem cada vez mais rápida e avassaladora. Tem sido constante e muito perigoso esse comportamento. E assim como se entrega muito rápido, as feridas também aparecem cada vez mais depressa.

Assim como na ciência quando nos alimentamos mal prejudicamos o coração, trazendo para o espiritual, quando alimentamos nossa alma com besteira, nossas emoções também serão atacadas e abaladas. Jesus não blefou quando disse que nem só de pão se alimentava o homem, mas também de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mt 4) Jesus fazia referência a nossa saúde espiritual, emocional. Quanto mais tragédia engolimos, mais frios e insensíveis ficamos. Precisamos cuidar do que nos “alimentamos” na alma. Precisamos cuidar mais do nosso coração. Dele depende nossa vida.

Porque o externo expõe o interno. (V. 24-27 / Mt 12.33-35)

Na continuação do texto de Salomão, ele fala sobre aquele que guarda o coração. Como é a vida dessa pessoa...No paralelo com Jesus, o Mestre confronta os fariseus (como sempre) que o condenavam por estar curando no sábado e pelos discípulos terem comido o pão destinado à cerimônia feita pelo sacerdote. Os fariseus, por sua vez, não aliviaram e diziam que Cristo era o autêntico representante de Satanás. E aí Ele responde, pra variar, com muita sabedoria que “a boca fala do que o coração está cheio.” O externo nosso expõe o que vai dentro de nós. Se nosso coração está sujo, poluído, sairá para as pessoas do mesmo jeito. Não há como sair da mesma fonte água doce e amarga – palavras de Jesus.

Porque valorizamos tudo em que colocamos o coração. (Mt 6.21)

No texto fala-se de tesouro (armazém, depósito, cofre), coisas preciosas. O que Jesus quer dizer é para buscarmos o mais importante: a sua justiça. Você já deve ter percebido que sempre que colocamos o nosso coração em algo, mergulhamos naquilo e só saímos se não tiver mais jeito ou quando terminamos. Parece que nada mais importa. Relacionamentos, trabalho, curso, prova, enfim, todos os olhos e emoções são voltados para aquela situação. Um casal apaixonado só tem olhos para aquela paixão devastadora, para outros é o filho, é a carreira...

Conclusão

O Senhor nos orienta a preservarmos o coração. Ele é enganoso (Jr 17.9). Ouvir as emoções sempre não é uma atitude sensata. O apóstolo fala em culto racional. Ou seja, usarmos sempre e mais a razão. Não desprezem a razão, não confie nas intuições emocionais. Ore sempre a Deus e peça a Ele que sempre esteja cuidando do seu coração. Graça e Paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 16/07/2018
Código do texto: T6391967
Classificação de conteúdo: seguro