O ENCONTRO DE SAUL COM A MÉDIUM DE EN-DOR

 

O primeiro versículo do capítulo 28, do primeiro livro de Samuel, nos informa que naqueles dias, os filisteus reuniram suas tropas e se prepararam para guerrear contra Israel. Naquela época, Saul era o rei de Israel, mas há muito tempo ele já havia sido rejeitado, abandonado por Deus e, o profeta Samuel já havia morrido há algum tempo. Em virtude desses acontecimentos, assim que o rei Saul avistou o acampamento filisteu foi tomado de profundo pavor, e temeu muito por sua vida e futuro (v.5). Assim, ele buscou depressa consultar o Senhor, porém este não lhe respondeu, nem por palavra, nem por meio de sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então, dominado pelo desespero, Saul ordenou aos seus servos que preparassem um encontro dele com uma mulher médium a fim de que o rei pudesse contar da sua aflição e fazer uma consulta (v.7). Vale lembrar que embora no início do seu reinado, Saul havia executado e expulsado de Israel todos os médiuns e aqueles que consultavam espíritos (v.3), porém, agora na sua profunda angústia e crenças absurdas, procurava uma mulher feiticeira que tinha relações com os espíritos a fim de invocar os mortos.

 

A história

 

A Bíblia diz que Saul se disfarçou, vestindo roupas diferentes e, ao cair da noite, foi ter com a feiticeira e rogou a ela que lhe revelasse o futuro, invocando aquele que o rei nomeasse. A princípio o disfarce deu certo, porém, ela temia pela própria vida e lembrou que o rei havia proibido semelhantes práticas e exterminado da terra os médiuns e adivinhos. Contudo, depois de receber a promessa que nenhum mal lhe sucederia (v.10), ela perguntou: A quem desejas que eu faça subir? Ele respondeu: Faze-me subir a Samuel (v.11). No verso seguinte, a Bíblia afirma que a mulher “viu” Samuel, ... (v.12). Podemos perceber que o texto fala de maneira muito clara que Saul pediu a feiticeira de En-Dor que fizesse “subir” a Samuel, e que ela “viu” Samuel.

 

A história prossegue afirmando que “após ver Samuel”, a feiticeira gritou em alta voz, e indagou a Saul: Por que me enganaste? Tu és Saul. Porém, o rei lhe disse: Não temas! Revela-me o que estás vendo? Então a mulher disse a Saul: Vejo um ser divino, que sobe da terra! Então, Saul quis saber mais e indagou: Qual a aparência dele? É semelhante a um homem idoso, vestindo um manto, e está subindo. Então Saul “entendeu” que era Samuel, ajoelhou-se e inclinou-se com o rosto em terra.

 

“Samuel disse a Saul”: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então Saul disse: Estou profundamente angustiado, porque os filisteus pelejam contra mim, e Deus se afastou da minha pessoa e não me responde mais, nem por meio dos profetas, nem por sonhos; por esse motivo te chamei, para que me orientes o que devo fazer. Então, “Samuel disse”: Por que me indagas sobre isso, se o Senhor se afastou de ti e se tornou teu inimigo? O Senhor te fez como havia revelado por meu intermédio; pois o Senhor rasgou o reino da tua mão e o entregou a Davi, o teu próximo. O Senhor te fez isso hoje, pois não obedeceste à sua Palavra e não executastes as suas ordens de juízo sobre os amalequitas. E, portanto, o Senhor entregará a ti e todo o povo de Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará todo o exército de Israel ao domínio dos filisteus!” Naquele mesmo instante Saul caiu entendido no chão, tomado de incontrolável pavor por causa das palavras de Samuel. Suas forças se esvaíram de seu corpo, pois também ele não havia comido nada durante todo aquele dia e toda aquela noite. (1Sm 28.12-20).

 

Explicação

 

De acordo com a história que acabamos de ler, Saul procurou consultar a médium adivinhadora, e Deus deu a ele uma mensagem de condenação, pois o Senhor havia prometido que o exército de Saul seria derrotado, Israel seria saqueado e entregue nas mãos dos filisteus, e, Saul e seus filhos morreriam (v.19). Porém, isso não é tudo!

 

Se pretendemos de fato entender essa passagem, acredito que uma pergunta chave precisa ser feita aqui. “Quem apareceu e falou com Saul”? Antes de respondermos essa pergunta, precisamos considerar que essa passagem das Escrituras é uma das mais debatidas no meio cristão, e infelizmente essa questão está longe de ser resolvida, pois existem muitas opiniões sobre o assunto.

 

Existe um grupo maior de crentes que acreditam que a mulher de En-Dor invocou um espírito demoníaco adivinhador, ficando dessa maneira possuída pelo demônio e falou com o rei Saul. Outro grupo menor diz que não houve invocação de espírito maligno, mas foi a própria mulher necromante que falou com o rei. Um terceiro grupo surge nessa lista, este, porém, de crentes bem mais exaltados que costumam demonizar tudo. Eles defendem a posição de que não foi nenhum demônio que falou com Saul, nem a mulher, mas o próprio chefe dos demônios, (isto, é, Satanás) lhe apareceu pessoalmente e falou com ele.

 

Particularmente acredito que dentro desses três grupos que acabei de mencionar, existem crentes de verdade, pessoas piedosas que temem a Deus, e que são sinceras, porém, eu discordo totalmente de todas estas opiniões, por causa de um motivo que julgo ser o mais importante de todos quando se trata da interpretação do texto bíblico. Todas essas ideias e pensamentos não passam de “alegorias” que consiste na forma de interpretação de textos de maneira figurada. Não quero dizer que a forma alegórica na interpretação do texto bíblico não pode ser usada, contudo, os exageros devem ser evitados. Particularmente prefiro responder à questão de forma literal, conforme a narrativa do texto bíblico, respeitando e aceitando o que está escrito, ao invés de impor minhas ideias no texto. “Eu acredito com toda sinceridade que foi o profeta Samuel que apareceu, e falou com Saul”. Vejamos nas próximas linhas o que diz a Bíblia a este respeito!

 

A Bíblia “afirma” no verso 12, que a mulher viu Samuel. No verso 13, o rei declara: Não temas! Revela-me o que estás vendo? Então, a mulher disse que viu um ser divino subindo da terra. Na tradução da Bíblia Judaica, este mesmo texto diz: Eu vejo uma figura com a aparência de um deus, “subindo” da terra. Aqui o verbo subir no texto original hebraico é עָלָה alah, que significa “ascender”, “aparecer”.

 

No verso 14, Saul “entendeu” que era Samuel. A expressão “entendeu” Saul que era Samuel, é traduzida do verbo original hebraico “entender” יָדַע yada, e significa “conhecer” (estar familiarizado com), “reconhecer”, ou seja, Saul discerniu corretamente e admitiu que era Samuel que estava ali diante dele, conforme está escrito no texto. Vemos que o texto original não deixa margem para dúvidas, pois, ele nos ajuda a esclarecer e compreender o sentido correto dessa passagem. No verso 15, está dito que eles conversaram – Samuel falou com Saul. E nos versos 16-20, Samuel declara o juízo de Deus sobre Saul, seus filhos e a nação de Israel.

 

Vemos que o texto, e, o contexto dessa passagem afirmam claramente que Samuel “apareceu” e “falou” com Saul. Toda essa história é narrada assim, de maneira muito simples (isto é, de forma literal) e não há nela qualquer indicação de que fosse a mulher, Satanás, ou um espírito demoníaco possuindo a mulher e personificando Samuel.

 

É importante dizer que a médium de En-Dor não tinha poder algum sobre o espírito de Samuel, para fazê-lo aparecer e falar com Saul. Esse tipo de crença é espírita e contrário as Escrituras. Conforme a Bíblia nos mostra aquela mulher estava ali para invocar um espírito demoníaco, perder os sentidos, ser possuída e falar com o rei como se fosse Samuel, a fim de enganá-lo. Mas, vemos que nada disso aconteceu, pois quando o espírito de Samuel realmente apareceu diante dela, como visão de um ser divino, ela ficou espantada e gritou!

 

A Bíblia não diz em nenhum momento que aquela médium invocou espíritos e nem que foi possuída por demônios. Também não fala que Satanás esteve presente. Essas coisas são invenções de pregador! Acreditar nessas bobagens é forçar o texto a dizer o que ele não diz. É rejeitar, ignorar, desprezar o que está escrito e querer impor as próprias ideias no texto.

 

A grande verdade é que Saul estava completamente apavorado porque Deus o havia abandonado completamente e enviado o espírito do profeta Samuel para decretar uma sentença de juízo e condenação contra ele, seus filhos e os israelitas. “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e porque buscou a adivinhadora para a consultar. E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé”. (1Cr 10.13,14).

 

Dessa forma, conforme o testemunho das Escrituras entendo que a única conclusão mais clara que podemos chegar é que Deus de fato enviou o espírito do profeta Samuel que apareceu e falou com Saul. Creio que essa é a interpretação mais compreensível, descomplicada, honesta e sincera em relação ao texto. Interpretar essa passagem dessa forma, não é astúcia, artimanha do pregador, pelo contrário, é apenas extrair do texto aquilo que o próprio texto diz, e isso tem um significado muito importante para quem ensina a Palavra de Deus – respeitar a “literalidade do texto” conforme o autor bíblico que foi divinamente inspirado por Deus, escreveu. Simples assim!

 

JESUS FAZ A DIFERENÇA.

 

Pastor Jose Junior
Enviado por Pastor Jose Junior em 04/08/2018
Reeditado em 11/08/2023
Código do texto: T6409584
Classificação de conteúdo: seguro