Trabalhai noite e dia

TRABALHAI NOITE E DIA

A frase que intitula esse trabalho foi expressa pelo apóstolo Paulo, e soa como uma imposição. Mas essa é uma vontade de Deus ou o apóstolo fala de si mesmo? E qual seria esse trabalho, o secular ou o de anunciação do evangelho?

Há quem goste do labor diário e se sinta muito bem fazendo o que gosta ou o que lhe dá retribuição econômico financeira, e por isso se justifique fazendo sua as palavras inspiradas ao apóstolo Paulo, o qual disse que trabalhava noite e dia para não ser pesado aos irmãos. I Ts. 2:9. Se quem assim pensa e faz não é um verdadeiro cristão, tudo bem, já que o trabalho excessivo Deus deixou para o homem que não o conhece, a fim de que se agaste e deixe o fruto do seu trabalho para aquele de quem Ele se agrada, conforme disse Salomão. Ec. 2:26. Mas se é alguém temente a Deus não. Não que não tenhamos que trabalhar, mas não excessivamente.

Além do mais não é no trabalho secular que devemos nos ocupar em tempo integral, mas no trabalho em benefício do reino dos céus, pois disse Jesus “Trabalhai não pelo pão que perece, mas pelo que permanece, o qual o filho do homem vos dará”. Jo. 6:27.

A falta de entendimento do que Deus propõe para o seu povo tem levado muitos a fazer diferente e contrário do que é a vontade dele. Por causa disso, além de o seu povo deixar de auferir as bênçãos prometidas aos que O servem na divulgação do reino, também não cumpre o Ide proposto por Jesus para o seu povo, retardando a conclusão do trabalho de reunião daqueles que deverão ser salvos para herdar a vida eterna.

E também leva os que deveriam ser embaixadores do reino a se ocupar de tarefas que deveriam ser daqueles que não tem compromisso com Deus, e fazendo o mesmo com os seus descendentes, filhos e netos, os quais são preparados para viverem essa breve vida nesta existência, servindo a homens, contrariando ao que diz o Espírito Santo por Paulo, “Não vos façais servos de homens”. I Co. 7:23. E: “Se eu estivesse agrando a homens, não seria servo de Cristo”. Gl. 1:10.

Ora, já que Jesus mandou trabalhar não pelo pão que perece, então os cristãos deveriam ser todos formados para o trabalho em benefício do reino, como embaixadores ou apoiadores dessa obra, já que o Espírito Santo diz por Paulo que a perfeição determinada por Deus para os que são adotados na família espiritual é para a obra do ministério. Ef. 4:12.

Esse comportamento manifesta incredulidade para com o que disse Jesus, de que Deus cuida dos passarinhos, os quais não ajuntam em celeiro, e o Pai os alimenta, quanto mais nós, homens de pouca fé. Ora Ele deu pão dos anjos para o povo saído do Egito quando demandava para Canaã, apesar de eles não estarem todos ocupados na sua obra, quanto mais daqueles que se ocupam em tempo integral no trabalho do reino.

Mas, infelizmente, a culpa também é dos líderes que não ensinam isso para o povo que está sob a sua liderança. Aliás, parece que a preocupação maior é que todos trabalhem em trabalho secular, a fim de aumentar a contribuição para a tesouraria da organização religiosa.

Portanto, se você já se encontra preparado, deixe o trabalho secular e se dedique ao trabalho do reino dos céus. Porque, quem pega no arado e olha para trás não é apto para a o reino de Deus. Lc. 9:62. Mas se você não está preparado ou não está perfeito, então se prepare e se torne perfeito obedecendo a lei perfeita, que torna também perfeito todo cumpridor dela. Sl. 19:7.

Manaus-AM, 07/08/2018 – 01:10 da madrugada

Oli Prestes

Missionário