A BRINCADEIRA ACABOU!

Nadar no rio, tomar banho na chuva, jogar bola descalço, e pular amarelinha. Brincadeiras variadas, divertidas e desafiadoras. Mas, nenhuma dessas brincadeiras eram tão emocionantes como as de Davi – “...Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo” – I Sm 17.34-36

Davi foi capaz de relacionar a valentia do leão e a força do urso com Golias, mostrando que o gigante poderia ser batido. Ele baseia sua força, e toda a teoria, que poderia ter tido no campo, no conhecimento, e na intimidade que possuía com Deus, quando diz: “O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu – I Sm 17.37

Um adolescente/jovem que já sabia de onde vinha a sua força para abater o leão e o urso, e em quem poderia confiar para abater o gigante – “Se nos levantamos e nos movimentamos todos os dias para elaborar e fundamentar os nossos próprios planos, é porque deixamos, em algum momento de nossas vidas, de confiar no Senhor” – William Paixão.

Davi nos ensina que para se viver neste mundo combatendo o bom combate é essencial que saibamos explorar as ações de Deus em nossas vidas. Ele se lançou sobre o inimigo, e depois veio com a sua cabeça, porque confiou inteiramente em Deus. Sabia que só Deus poderia fazer com que aquela pedra acertasse em cheio a Golias, que lançar a pedra da funda era fácil, ele tinha prática. Mas, daí a fazer com que ela fosse sem perder o foco, só Deus poderia fazer.

Por isso, Davi destaca a importância de suas diversas experiências. Naquele momento ele estava dizendo que todas, às vezes, que partiu para o improviso, Deus construiu muros sobre ele e o protegeu; ampliou suas habilidades de luta, para que não fosse apanhado; e ungiu as suas mãos, para que o inimigo fosse golpeado sempre no lugar certo. Isto aconteceu com o leão, e com o urso, e agora irá acontecer com Golias também.

“E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram” – I Sm 17.40-51.

.

A brincadeira acabou!

....

“Minhas palavras, meu púlpito”