O LIVRE ARBITRIO E A DANÇA DAS CADEIRAS

O livre arbitrio é uma doutrina que diz que temos livre escolha em todas as nossas decisões. Isso é muito contravertido, apesar de ter certa razão. Há situações onde Deus vai fazer mesmo e não podemos opinar, como a direção das nações e reinos. Existem outras onde temos a nossa escolha pessoal: Meus filhos estudam aqui, ou estudam ali, eu decido. Há uma terceira vertente onde Deus faz, se eu orar, se eu não orar, não acontece. A impressão que temos, conforme na história onde Daniel lendo e fazendo contas, sobre os livros das Crônicas dos Reis de Israel, observou que era a época de Israel voltar do cativeiro. Ele orou por isso. Mas e se ele não ora, Israel não volta? Então, tem situações onde é necessário orar, para acontecer, outras Deus faz e pronto e algumas delas é livre para o homem escolher seus caminhos. Entretanto existe um outro caminho que podemos narrar com o exemplo da Dança das Cadeiras.

A DANÇA DAS CADEIRAS

Um irmão numa Igreja pergunta para o seu pastor:

- Pastor, o que você achado llivre arbitrio? Ai o pastor responde:

- É bom né. Menos para nós. Eu e você.

- Como assim pastor?

- Se Cristo manda em nós agora, não mandamos mais em nossas vidas, mas Cristo manda nela e para mim e para você não existe mais llivre arbitrio, existe Cristo entronizado mandando em nós.

Isso, o pastor Ricardo Juren da Quadrangular Morro Grande, explicou muito bem. Vamos supor que a nossa vida com Deus seja descrita como um Trono de Deus em nós, ou uma cadeira. Quando aceitamos Jesus, a cadeira do nosso trono passa a ser habitada por Cristo, antes era eu quem sentava na minha cadeira e decidia do meu jeito, sem Deus todas as coisas, agora Cristo esstá sentado na minha cadeira, o Trono do meu coração e é Ele quem manda em todas as situações.

Ai ocorre umjma festa, ou uma tentação, onde Stanas usa alguém, um amigo, uma situação e somos tentados a retirar Jesus do Trono do nosso coração e sentarmos na cadeira que um dia foi nossa. Desde quando deixemos com que ideias que não são de Deus habitem o nosso coração, vamos reassumindo a cadeira que era nossa e agora é de Cristo. Imagine Cristo sentado na cadeira do meu coração, ou seja assumindo todas as rédeas e situações da minha vida. Ele está dirigindo tudo, mas porém, do jeito Dele. Algumas maneiras Dele dirigir estão doendo muito, outras maneiras não achamos tão corretas e outra ainda estão demorando demais, aos nossos olhos. Ai vamos sentando na beiradinha da cadeira e aos poucos empurrando Jesus para fora da cadeira até que Ele caia da cadeira. Nós jogamos Cristo para fora da cadeira do Trono do nossocoração e reassumimos as rédeas da nossa vida, agora não é Cristo quem manda mais em mim, mas eu mando em mim novamente e já tivemos a experiência passada do tempo onde estávamos sem Cristo, onde fracassamos em tomar conta de nós.

Ai o caminho escolhido do livre arbitrio, onde agora nãodeveria existir, pois Cristo deveria estar entronizado, sou eu quem dirige e acaba não dando certo novamente, ai as situações acontecem, os problemas chegam e acabamos nos convertendo novamente e Cristo é entronizado novamente. Só que somos tentados novamente e novamente e isso indefinidademente.

Ontem ouvia uma mensagem onde o pregador nos dizia a razão de orar. Cristo foi tentado no deserto e mesmo estando cheio do Espírito o Diabo estava ao lado Dele. Jesus jejuou quarenta dias e noites e o Diabo estava ao ladoDelle, não teve medo do seu jejum, ou Dele estar cheio do Espírito e o tentou a despeito disso. Jesus orou quarenta dias e noites e ensinou osdíscipulos a orarem e ainda assim o Diabo não teve medo disso. Ou seja, o Diabo não tem medo da oração, do jejum ou de estarmos cheios do Espírito. Mas Jesus ensinou a orarmos para não entrarmos em tentação. Então a oração não faz nada com o Diabo, mas faz conosco. Estando cheio do Espírito, orando e jejuando eu estou mais preparado para enfrentar as tentações e lutas. A diferença não ocorre no Diabo, mas em quem ora.

Jesus nos disse que quando o outro Consolador viesse Ele nos convenceria do pecado. Então, mesmmo que ainda esteja ocorrendo uma Dança das Cadeiras, e Cristo ora comanda nossa vida e ora não, o que importa é que Ele está tendo momentos onde comanda a nossa vida. E como o Espírito Santo via nos convencendo, mais e mais o Jesus vai sendo entronizado em nós. Um dia Ele sentará no Trono da nossa vida para sempre e não mais seremos nós amandar em nossas vidas, mas Cristo estará entronizado, para sempre. Isso não é desculpa para tirar Cristo da cadeira, mas razão para ficarmos firmes no Evangelho.

Um dia, se Deus quiser, não mais existirá livre arbitrio nnenhum em nós, mas Cristo entronizado.

Amém.

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 07/08/2018
Código do texto: T6412065
Classificação de conteúdo: seguro