O Impressionante Estêvão

Atos 6.8

Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo.

Estêvão era membro da igreja em Jerusalém. Não se sabe muito sobre sua real origem. O fato é que por ser um homem de Deus, encaixou-se nos requisitos requeridos pelos apóstolos no capítulo 6 do livro de Atos dos Apóstolos onde estavam com grande dificuldade. As viúvas helenistas não estavam sendo assistidas como deveriam (segundo a reclamação delas) em contrapartida, as viúvas dos judeus eram mais assistidas.

Era um homem de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria (v.3). Uma responsabilidade enorme porque os discípulos se dedicariam somente à Palavra e a oração. Deixando toda essa questão social por sua conta.

Mas ele não se contenta somente em ser um diácono. Ele se destaca pela evangelização fervorosa e pelos sinais que o Espírito Santo fazia através dele (v.8). Como sempre, toda vez que alguém se destaca, seja na empresa, escola, e até infelizmente na igreja, nasce a inveja, o desejo de destruição de quem está crescendo.

Assim em uma das pregações mais lindas que se tem noticia na Bíblia (obviamente não pondo os ensinos e pregações de Jesus no ranking – nem precisa explicar por que) e como toda pregação baseada na Palavra de Deus, tem um caráter de confronto, de tocar em feridas abertas, de mostrar ao pecador seu estado e sua distância de Deus. Foi acusado de blasfêmia e levado ao sinédrio pra se defender.

Mas em vez de recuar, avançou mais. Ao relatar a aliança de Deus e o desprezo do povo em relação a isso e como eles mataram a Jesus, despertou ainda mais o ódio da sociedade da época.

Enquanto eles rangiam os dentes e se enfureciam, Estêvão viu Jesus. Viu a glória de Deus. Saulo, que se tornaria Paulo viu essa cena (6.58). Não tenho como afirmar, mas parece que o apóstolo dos gentios se lembrou dessa cena. As pessoas lançando Estêvão para fora e o apedrejando e ele vendo a glória de Deus. Deve ter sido inspiração para o texto de Filipenses 1.21 - Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Morrer ali vendo Jesus nos céus era realmente um lucro, um ganho enorme. Maior do que qualquer afronta sofrida.

A trajetória bíblica de Estêvão é curta, porém profunda e contundente. E nos deixa lições importantes.

1 – Estêvão era exemplo. Homem cheio da graça e do poder de Deus.

2 – Estêvão vivia o Reino de Deus. Servia os irmãos necessitados e era um evangelista fervoroso.

3 – Um homem que não tinha medo de pregar a Palavra a quem quer que seja independente do lugar que estiver e em sua absoluta essência.

4 – As circunstâncias não o impediam de servir a Deus.

5 – Vivia uma vida piedosa. Mesmo sendo apedrejado, agredido, orou ao Senhor para que não imputasse pecado sobre os seus algozes. (At 7.60)

Um homem que teve sua morte chorada por muitos e se tornou, após Jesus Cristo, o primeiro mártir do Evangelho. Outros ao longo da história tiveram a mesma atitude de vida dele e sofreram a mesma pena. Mas viram a glória do Eterno. Você estaria disposto a morrer por essa causa? Como é o seu comportamento diante das pessoas e do Reino? Cheio de graça e poder ou prefere ranger os dentes e fazer falsas acusações sobre os que produzem? Pense nisso! Deus te abençoe!

Graça e Paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 10/08/2018
Código do texto: T6415073
Classificação de conteúdo: seguro